Com base no banco de dados da empresa Teleco, iremos utilizar intervalo de confiança e testes de hipóteses para a média e proporção da variável velocidade do link.
O intervalo de confiança é uma estimativa de um intervalo utilizado na estatística, que contém um parâmetro populacional. Esse parâmetro de população desconhecido é encontrado através de um modelo de amostra calculado a partir dos dados recolhidos. O intervalo de confiança é importante para indicar a margem de imprecisão frente a um cálculo efetuado. Esse cálculo usa a amostra do estudo para estimar o tamanho real do resultado na população de origem.
Teste de hipóteses, teste estatístico ou teste de significância é um procedimento estatístico que permite tomar uma decisão entre duas ou mais hipóteses, utilizando os dados observados de um determinado experimento. O objetivo do teste de hipótese é fornecer um método que permita verificar se os dados amostrais trazem evidências que apóiam ou não uma hipótese formulada.
Construir um relatório analítico com base no banco de dados da empresa Teleco-Inteligência em Telecomunições, aplicando os conceitos estudados na disciplina de Probabilidade e Estatística sobre inferência estatística, intervalo de confiança e testes de hipóteses.
Testar e afirmar sobre um parâmetro buscado, utilizando testes de hipóteses.
Indicar uma margem de incerteza, frente ao um calculo efetuado, utilizando intervalo de confiança.
Foi utilizado o método de pesquisa exploratória com a finalidade de analisar o banco de dados da empresa Teleco. Com o intuito de calcular o intervalo de confiança para a média e a proporção da velocidade do link. Além disso, também foi utilizado testes de hipóteses para os mesmos parâmetros. Ademais, para obter tais resultados foi utilizado o software RStudio, pois o mesmo possui diversas bibliotecas que auxiliaram na obtenção dos resultados.
Dados: Sistemas de transmissão de comunicações de redes de computadores
Local: Empresa Teleco - Inteligência em Telecomunicações
dados_si %>% DT::datatable()
velocidade_link <- dados_si$VELOCIDADE_DO_LINK media <- mean(velocidade_link) sigma <- sd(velocidade_link)
t.test(velocidade_link, mu = media, stdev = sigma, conf.level = 0.95)
Resultado:
data: velocidade_link t = 0, df = 89, p-value = 1 alternative hypothesis: true mean is not equal to 735.1111 95 percent confidence interval: 583.7599 886.4623 sample estimates: mean of x 735.1111
prop.test(2, 90)
Resultado:
data: 2 out of 90, null probability 0.5 X-squared = 80.278, df = 1, p-value < 2.2e-16 alternative hypothesis: true p is not equal to 0.5 95 percent confidence interval: 0.003858393 0.085568742 sample estimates: p 0.02222222
Uma empresa possui nove tipos de tecnologias de transmissão. Sabe-se que a média de todas as velocidades é 735.1 .Um comprador gostaria de obter a tecnoloia que possuisse a melhor velocidade do link de transmissão. O vendedor informou ao comprador que a tecnologia 80211n era a melhor de todas. Mas não satisfeito o comprador acha que a tecnologia discada é a melhor. Com isso, teste a afirmação para um nivel de 5% de significância. (Use 722.62 para o desvio padrão, p valor = 2.2e-16)
Resultado:De acordo com o teste de hipótese realizado, foi possivel comprovar que esta afirmação está incorreta, pois o valor obtido do P valor é menor que o nível de significância.
Com isso concluímos que a empresa Teleco se propôs a indicar o melhor tipo de tecnologia para seus clientes, comparando todos as informações obtidas no banco de dados, testando parâmetros com o teste de hipóteses e obtendo uma margem de incerteza utilizando intervalo de confiança.