Para mais informações acessar: Clique aqui
Os dados disponíveis são oriundos do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB),Sistema de Cadastro de Operadoras (Cadop) e Sistema de Registro de Produtos (RPS), todos geridos pela ANS
O teste de correlation de Spearman’s* mostra que: p < 0,05 (0,000000000003202) Estimativa = 0,3248271
Há uma relação estatisticamente significativa. O sinal da estimativa é positivo, contudo, o resultado está muito distante da pontuação máxima (1). Logo, a quantidade de beneficiários (permanência/aumento) está pouco relacionada com a quantidade de reclamações.
##
## Spearman's rank correlation rho
##
## data: TOTAL and 01.06.2022
## S = 8453344, p-value = 0.000000000001501
## alternative hypothesis: true rho is not equal to 0
## sample estimates:
## rho
## 0.3345972
É bastante perceptível que todos os dados (beneficiários, financeiro e reclamações) estão diretamente relacionados à COVID-19. Desde o início da pandemia, as operadoras cresceram exponencialmente. Muito embora a crise financeira - intensificada pela pandemia - tenha ocasionado uma expressiva taxa de cancelamento dos planos de saúde, o aumento das novas contratações foi significativamente maior, por dois fatores: i) a dificuldade de acesso a serviços de saúde na rede pública; e ii) o receio de infecção pela SARS-Cov-2;
A Unimed BH foi a operadora que mais cresceu: sozinha aumentou em 4,2% o total de beneficiários em todo o setor de planos de saúde. Considerando apenas seus beneficiários, teve um crescimento de 7,7%.
A análise do setor financeiro revela que as receitas das operadoras estão na casa dos bilhões de reais. A Unimed BH está entre as dez que mais possuem receitas gerais e advindas dos planos. Igualmente, a Unimed BH consta no ranking das dez maiores empresas em despesas..
Sobre as reclamações, percebe-se significativos aumentos gerais. A Unimed BH, apesar de constar no “top 10” em reclamações, registra poucas reclamações em comparação com as empresas que ocupam as primeiras posições na lista. Por exemplo, no mês de agosto de 2022, a Unimed BH recebeu 1,2% do total de reclamações, enquanto que a Notre Dame Intermédica recebeu 12,8%. Considerando apenas essas duas empresas, haveria uma disparidade de cerca de 90% de reclamações.
O cenário é bastante positivo para a Unimed BH, pois figura entre as maiores empresas em número de beneficiários e receitas, além de registrar poucas reclamações.