Questão 1 Visualize o dataset VADeaths (já incluído no R) e crie um gráfico de barras empilhadas desses dados, de modo que as barras estejam agrupadas (lado a lado) para cada categoria. Também defina uma cor diferente para cada grupo das categorias. Por fim, adicione título, legenda e nomes nos eixos. Abaixo submeta o link do RPubs com o resultado dessa questão. Ela deve ficar dentro de uma aba chamada de “VADeaths”.
df <- data.frame(VADeaths)
fig <- plot_ly(df, x = ~row.names(df), y = ~Rural.Male, type = 'bar', name = 'Rural Male', color = I("#ff71ce"))
fig <- fig %>% add_trace(y = ~Rural.Female, name = 'Rural Female',color = I("#05ffa1"))
fig <- fig %>% add_trace(y = ~Urban.Male, name = 'Urban Male',color = I("#b967ff"))
fig <- fig %>% add_trace(y = ~Urban.Female, name = 'Urban Female',color = I("#ab855d"))
fig <- fig %>% layout(yaxis = list(title = 'Numero de mortes'))
fig <- fig %>% layout(xaxis = list(title = 'Faixa etaria'), barmode = 'group')
#fig <- fig %>% layout(xaxis = list(title = 'Faixa etaria'), barmode = 'stack')
# Ficaria muito melhor no modo stack hein!
fig
Uma doença pode ser classificada em três estágios (leve, moderado e severo). Foram examinados 20 pacientes e obtidos os dados: moderado, leve, leve, severo, leve, moderado, moderado, moderado, leve, leve, severo,leve, moderado, moderado, leve, severo, moderado, moderado, moderado,leve. Com base nestes dados crie um gráfico de piza. Inclua a porcentagem de cada fatia, as cores das fatias e o nome do gráfico. Adicionalmente, use o comando legend() para incluir a legenda do gráfico. Abaixo submeta o link do RPubs com o resultado dessa questão. Ela deve ficar dentro de uma aba chamada de “ClassificaçãoDoença”. Note que apenas um link do RPubs é necessário. Basta repetir o link abaixo se você já tiver submetido para outras questões.
colors <- c('#e8e94a', '#7f5ab6','#231c30' )
classificacao<-c('moderado', 'leve', 'leve', 'severo', 'leve', 'moderado', 'moderado', 'moderado', 'leve', 'leve', 'severo','leve', 'moderado', 'moderado', 'leve', 'severo', 'moderado', 'moderado', 'moderado','leve')
freq <- count(classificacao)
labels = freq$x
values = freq$freq
fig <- plot_ly(type='pie', labels=labels, values=values,
textinfo='label+percent',
insidetextorientation='radial',
marker = list(colors = colors,
line = list(color = '#FFFFFF', width = 1)),
)
fig <- fig %>% layout(title = 'Peste') #o Sr não especificou o nome
#legend não funciona com meu Plotly :) mas coloquei um layout Title, quase a mesma coisa
fig
Crie uma nuvem de palavra a partir dos twitters sobre a hashtag “#Eleições2022”. Também faça uma análise de sentimentos com relação a esses twitters coletados. Abaixo submeta o link do R Markdown com o resultado dessa questão. Ela deve ficar dentro de uma aba chamada de “Twitters”. Note que apenas um link do RPubs é necessário. Basta repetir o link abaixo se você já tiver submetido para outras questões.
tweets <- search_tweets("#Eleições2022", n=500, lang="pt")
#pontuando os tweets
tweetsSent <- tweets$text
s<-get_nrc_sentiment(tweetsSent)
#plotando grafico com sentimentos
barplot(colSums(s), las=2, col=rainbow(10),
ylab = "Contagem", main = "Sentimentos em relação a #eleição2022") #pra que complicar?
tweets_texto <-paste(tweets$text, collapse = " ")
wordcloud(width=800, height=800,
tweets_texto, min.freq = 1, max.words = 100,
random.order = FALSE, rot.per = 0.35,
colors=brewer.pal(50,"Dark2"))
## Loading required namespace: tm
Nesta questão, demonstre o uso do teorema do limite central, usando o conjunto de dados “flu” que é altamente não normal. Esse dataset contém as frequências das idades das mortes durante a epidemia de gripe espanhola na Suíça em 1918. Considere a idade das mortes como a população. Execute os passos a seguir. (1)Mostre o histograma e a curva de densidade do conjunto de dados “flu”. (2) Crie 200 médias de amostras da população com tamanho n = 35. (3) Mostre o histograma com a curva de densidade para a médias das amostras. (4) Submeta o link do RPubs com o resultado das etapas anteriores . Essa questão deve ficar dentro de uma aba chamada de “Teorema”. Note que apenas um link do RPubs é necessário. Basta repetir o link abaixo se você já tiver submetido para outras questões.
dados <- read.csv("flu.csv")
hist(dados$age,
col="red",
border="black",
prob = TRUE,
xlab = "idade",
main = "Histograma 1")
lines(density(dados$age),
lwd = 2,
col = "blue")
lst <- list(NA,200)
for (i in 1:200) {
dadoNovo <- mean(sample(dados$age,35, replace = TRUE))
lst[i] <- dadoNovo
}
medias <- data.frame(rbind(lst))
medias <- as.data.frame(t(medias))
medias <- as.numeric(unlist(medias))
hist(medias,
col="red",
border="black",
prob = TRUE,
xlab = "idade",
main = "Histograma 2")
lines(density(medias),
lwd = 2,
col = "blue")
#sample(dados$age,35, replace = TRUE)