Proposta de intervenção – UBS
Condução de uma prática de autopercepção e autocuidado
Objetivo geral: Propiciar aos participantes da prática uma oportunidade de autopercepção: o cuidado de si como pressuposto para o cuidado com o outro.
Objetivo específico: A partir de um exercício de relaxamento e meditação, iniciar uma roda de conversa conduzida por um facilitador, a fim de ressaltar a importância do cuidado de si.
Preparação do ambiente:
Cadeiras ou carteiras com os participantes dispostas em círculo. Se possível, possibilidade de reduzir a luminosidade ambiente.
Equipamento de som, para a reprodução de música de fundo instrumental para relaxamento.
Folhas de papel tamanho A4, em branco.
Lápis, lápis de cor, giz de cera, canetinha colorida.
Instruções:
As reticências indicam pausa na condução da fala.
O facilitador, após explanação da prática, conduz a intervenção usando voz calma e cadenciada:
Parte 1 – Relaxamento conduzido
- Vamos nos sentar confortavelmente, com nossas costas bem apoiadas na
cadeira e com os pés totalmente apoiados no chão, com os braços e as
mãos repousando sobre as coxas.
- Convido a todos para um breve momento de meditação conduzida. Vamos fechar os olhos e iniciar três respirações neutras profundas… inspire profundamente e, após expire… agora, tenha consciência de que ao inspirar o ar, você está permitindo a entrada do oxigênio que é vital o funcionamento de todas as suas funções orgânicas e psíquicas…. novamente, inspire profundamente… sinta o ar preenchendo seus pulmões… agora expire…tenha consciência que ao exalar, você está eliminando as impurezas… pela última vez, inspire profundamente… e expire.
- Agora, vamos transferir a nossa consciência por alguns instantes ao nosso próprio corpo, para relaxar gradativamente as tensões de nossos músculos… iniciemos pelos pés… sintam os dedos dos pés, relaxados, deixem seus pés totalmente repousados, sem pressionar o chão… agora vamos relaxar as pernas, sintam o os músculos das panturrilhas, bem soltos… agora vamos relaxar as coxas e o quadril, relaxem os músculos em contato com a cadeira…. agora relaxem os músculos abdominais, deixem o abdômen bem descontraído…. agora vamos focar nos nossos ombros e tórax, deixem os ombros bem relaxados, repousando os braços totalmente sobre as pernas, sem contrair as mãos, deixando as palmas e os dedos totalmente relaxados… vamos prosseguir com a consciência sobre nossa cabeça e pescoço… relaxe totalmente os músculos da sua face, descontraia totalmente os lábios, sem fazer pressão, deixe sua língua repousando totalmente… descontraia a tensão das sobrancelhas… relaxe totalmente sua face…
Parte 2 – Visualização do local de segurança/conforto
- Agora, vamos escolher um lugar, pode ser qualquer lugar, onde você gostaria de estar por 24 horas absolutamente sozinha ou sozinho, sem contato com mais ninguém por nenhum meio. Transporte-se mentalmente a esse lugar… mentalmente, visualize os detalhes desse lugar, olhe em sua volta… os objetos que estão próximos… as cores…. a intensidade da luminosidade… pense no que você mais gosta desse lugar… agora, escute os sons desse lugar, ouça a sua respiração e sinta os batimentos de seu coração nesse lugar… pense no que você mais gosta desses sons… agora, perceba os cheiros desse lugar… perceba a textura do ambiente à sua volta, seus contornos… mentalmente, sinta sua mão tocando na superfície desse local. Desfrute por alguns instantes toda a paz… segurança… e conforto que esse local te propicia. (pausa de 1 minuto)
Parte 3 – Retornando à consciência objetiva
- Agora, vamos retornar gradativamente para o local onde estamos, no aqui e agora… movimente um pouco seus pés… respire profundamente… mexa as mãos… alongue os braços… e abram os olhos…
- Agora, vamos aproveitar que a imagem desse local está bem clara em nossa mente, e traduzir nossas percepções em forma de um desenho. Peço a todos que representem, de forma livre, o local em que se visualizaram. Tentem colocar no desenho aquilo que consideraram mais importante do local em que escolheram… (pausa de 5 minutos para o desenho)
Parte 4 – Roda de conversa
- Agora, conduziremos uma roda de conversa em que cada um fará uma breve exposição do local escolhido, do desenho, e da razão pela qual escolheram esse lugar.
(Debate aberto mediado pelo facilitador)
Parte 5 - Apresentação de vídeo
Apresentação do video Anuncio de Natal da Loteria Navidad
Parte 6 – Reflexão e fechamento.
- Concluída a roda de conversa, agora vamos refletir sobre as seguintes questões:
- O que posso fazer para tornar o meu ambiente de convívio o mais parecido possível ao meu local preferido?
- Dentro de minha esfera de controle, o que posso mudar para sentir-me bem diante de situações adversas?
- Confraternização e entrega de um bombom com uma frase personalizada.