Filme

1 Introdução

1.1 - Origem do cinema

De acordo com Figueiredo, Filipe(2021) O Cinema surgiu com o advento da criação do Cinematográfo criado pelos Irmãos Lumière em 28 de dezembro de 1895. Auguste Lumière era o cientista e inventor e Louis Lumière era o empresário, sendo um dos nomes pioneiros da invenção do cinema. Foi a evolução da Cronofotogria.

Figueiredo(2021) reiteira que o ser humano sempre brincou com a combinação de imagens, luz e sombra desde sempre.Temos exemplos com Eadweard Muybridge que em 1878 onde o mesmo estudou a movimentação de um cavalo para entender o movimento de galopar. Outra invenção comtemporânea ao dos irmãos lumière foi o cinetoscopio, invenção atribuída à Thomas Edison, porém a mesma era uma máquina individual, diferente da invenção dos franceses.

Figueiredo(2021) continua explicando que a partir destas inovações, que o Cinema se desenvolveu como uma forma de serviço barata e simples, algo que foi percebido pelos Irmãos Lumière com sua visão empreendedora.Além disso foi importante para o meio científico como forma registrar e preservar futuros estudos e garantir que o conhecimento não se perca.

Figueiredo(2021) então aponta que o primeiro cinema foi criado em 1896, chamado de Edisonia Hall, seu dono era Thomas Edison e a maior parte dos filmes exibidos eram dos Irmãos Lumière e eram comercializados pela British Pathé, sendo dominante no mercado até a Primeira Grande Guerra.

De acordo com Figueiredo(2021) Alice Guy-Blaché foi a primeira mulher à criar um filme narrativo de ficção e roteirizado. Ela também foi resposável por criar o que era considerado um longa-metragem. Os filmes normalmente duravam 10 minutos em média, entretanto os filmes de Guy-Blaché eram uma única história com durações de 33 minutos.

Figueiredo(2021) aponta que em 1987 as primeiras salas de exibição de filmes começaram a surgir no Brasil. No Brasil o cinema veio como uma grande ferramenta de propaganda pólitica.

1.2 - A Era de Ouro de Hollywood

Figueiredo(2021) diz que o protagonismo do cinema europeu começou a perder força por conta das consequências da Grande Guerra e esse protagonismo aos poucos foi parar nas mãos dos Estados Unidos.

Figueireido(2021) cita locais desde Miami e Nova Iorque, como pontos aonde foram importantes na construção do cenário do cinema estadunidense, e como forma de fugir da perseguição autoral de Thomas Edison, assim surgiu Hollywood, o antro do cinema estadunidense começando sua era de ouro.

Figueiredo(2021) comenta que Hollywood foi responsável por criar o primeiro filme longa metragem com som de trilha sonora e fala sincronizados; outros destaque temos foi com o impacto do estrelato e das obras de cómedia de Charles Chaplin e as primeiras mega-adpatações. Também surgiu durante esse período a Premiação do Oscar e as sessões duplas com filmes A e Filmes B, Sendo um o Filme principal e o outro Filme de Abertura.

Enquanto isso Figueiredo(2021) esclarece que o cinema europeu aos poucos se reergue, e definem com suas obras, como Metrópolis e o Encouraçado Potemkin, a linguagem do cinema, definindo um tipo de cinema mais artistico.

Nesse mesmo período, Figueiredo(2021) aborda que os filmes coloridos e o “boom” dos filmes, do crescimento dos centros de produção cinematográfica começam a surgir, durante o período da Segunda Guerra Mundial.

1.3 - A Era dos Blockbusters

A Partir dos anos 70, surgem os filmes chamados de Blockbusters, como Figueiredo(2021), fala e então ele continua explicando que desde então foi se continuando o desenvolvimento e evolução dos equipamentos para a produção cinematográfica, como camêras portatéis, novas mídias, tecnologias a cores, e expansão do canal de distribuição e o surgimento dos canais de streaming como Netflix, Amazon Prime e outros como Yotube e Twitch

2 - Objetivos

2.1 - Objetivo Geral

O objetivo desse estudo será a análise do banco de dados “Filmes_Critica.csv”, que aborda um conjunto de variavéis como Filme, Direção, Genêro, Bilheteria Mundial, Avaliações Popular e De Crítica, e avaliar qual estúdio possuiu o maior lucro dentre os citados na base, fazendo uma correlação entre o filme que possui uma boa crítica pelo portal Rotten Tomatoes de fato consegue lucrar bem nas bilheterias.

2.2 - Hipoteses

3 - Dados

3.1 - Base de Dados

library(readr)
Filmes_Critica <- read_csv("C:/Users/User/Downloads/b68782efa49a16edaf07dc2cdaa855ea-0c794a9717f18b094eabab2cd6a6b9a226903577/b68782efa49a16edaf07dc2cdaa855ea-0c794a9717f18b094eabab2cd6a6b9a226903577/Filmes_Critica.csv")
View(Filmes_Critica)

Aqui nós temos uma base de dados com um conjunto de filmes que estão divididos por Genêro, Notas de Avaliação de Critica Especializada e Popular, Grau de Rentabilidade, Bilheteria Mundial e Ano.

Como não trabalharemos com séries temporais, essa variavél não será analisada.

3.2 - Dicionário de Termos

library(readxl)
Dicionario_de_Termos <- read_excel("C:/Users/User/Desktop/Faculdade/Adm P/8 Periodo/Estatistica/RMarkdown/Dicionario_de_Termos.xlsx")
View(Dicionario_de_Termos)

3.3 - Tabelas

3.3.1 - Tabela da Base de Dados

par(bg= "black")

library(dplyr)
library(reactable)

Filmes_Critica %>% 
  reactable()

Aqui mostro a tabela com a base de dados descrevendo os dados

3.3.2 - Tabela do Dicionário de Dados

library(dplyr)
library(flextable)

Dicionario_de_Termos %>% 
  flextable %>% 
  theme_box()

Referência Bibliográfica

Figueiredo, Filipe. A História do Cinema | Nerdologia. 2021.(https://www.youtube.com/watch?v=KV9JqZPo26Y&ab_channel=Nerdologia)