Processo Estrutural de um Edifício Residencial

Projeto de uma edificação residencial multifamiliar com uma área construída equivalente a 96 m² dividida em 3 pavimentos, onde seu primeiro pavimento constitui-se de sala, cozinha e lavabo, o segundo pavimento quartos, banheiro e roupeiro e o último pavimento possui 42,29 m² total, sendo 15,21 m² de terraço (descoberto) e 27,8 m² de área coberta contendo quarto com suíte e banheiro. A Vila Residencial com 20 unidades padronizadas com uma área total de 2339,94m²

O método estrutural dessa edificação é constituído pela combinação laje-viga-pilar

1 - LAJE: A laje adotada foi a nervurada pré-fabricada com vigotas treliçadas unidirecionais e preenchimento em EPS. Os vãos variam de 0,70 a 3,10 metros, as lajes possuem altura total de 12 centímetros, com vigotas com base de 12 centímetros de largura

2 - VIGA: Neste projeto, foram utilizadas vigas em concreto armado, vigas em balanço e vigas baldrame. Foram utilizadas 12 vigas de seção 15x30 cm no pavimento 0 (nível 0) classificadas como baldrame, 17 vigas no pavimento 1 (nível 306), 15 vigas no pavimento 2 (nível 576) e 11 vigas no pavimento cobertura (nível 846), onde nos pavimentos 1, 2 e cobertura possuem seção 15x40 cm.

3 - PILAR: No projeto em estudo, foram utilizados 12 pilares retangulares em concreto armado com seção 15x40 cm no pavimento 0 (nível 0), 20 pilares nos pavimentos 1 (nível 306), 20 pilares no pavimento 2 (nível 576) e 11 pilares no pavimento de cobertura (nível 846), tendo nesses três pavimentos uma variação de seção 15x30 cm a 15x40 cm.

4 - SAPATA: Neste caso, abordaremos o dimensionamento de sapata isolada quadrada recebendo a sua carga de um único pilar centrado de forma retangular, sendo a mesma sapata rígida. A resistência de cálculo tem que ser maior do que a solicitação interna de cálculo, para isso, as deformações dos materiais empregados não devem ultrapassar valores limites, gerando o equilíbrio estático da estrutura.

Tais elementos transferem a carga de um a outro até chegar na fundação que é responsável pela distribuição para o solo. As lajes utilizadas neste projeto é do tipo nervurada unidirecional pré-fabricada com vigotas treliçadas e elementos de enchimento EPS.Estas realizam a interface entre os pavimentos sendo bi-apoiadas nas vigas, que são do tipo de concreto armado, contendo vigas do tipo baldrame, vigas em balanço e vigas bi-apoiadas, ambas com seções que variam de 15x30 cm a 15x40 cm. Os pilares recebem as cargas provenientes das vigas, sendo eles convencionais de extremidade e intermediários com seção retangular que variam entre 15x30 cm e 15x40 cm. Os componentes acima transmitem suas cargas para fundação, que são formadas por sapatas isoladas retangulares em concreto armado, que têm a finalidade de sustentar todo o peso da construção aumentando a distribuição da carga no solo.

Foi apresentado uma visão geral do processo estrutural de um edifício residencial multifamiliar do tipo geminado, referente a todos os seus elementos constituintes laje-viga-pilar e fundação, em concreto armado. Procurou-se demonstrar com clareza, todos os itens a serem considerados para o correto dimensionamento da estrutura. Ressaltando que isso tem uma grande influência no produto final, a fim de se obter uma construção mais segura fundamentou-se todos estes processos de acordo com as normas vigentes.