ENERGIAS RENOVÁVEIS X ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS

Figura 1 - Energias Renováveis e Energias Não Renováveis

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Conceito: Energias renováveis são recursos naturais, considerados inesgotáveis, que são utilizados para gerar energia.

Exemplos: São fontes de energia renováveis a biomassa, água, as marés, as ondas do mar, a luz do sol, o calor da terra, os ventos. Sendo denominadas respectivamente, como: biomassa de combustível, energia hídrica, energia maremotriz, energia ondomotriz, energia solar, energia geotérmica, energia eólica.

Vantagens: O prejuízo a natureza e ao meio ambiente são mínimos se comparados as não renováveis. E, a economia financeira é visivelmente maior.

**Desvantagens*:** O investimento para esse tipo de energia renovável é alto, sendo compensado ao longo dos anos. O rendimento energético é menor, se comparado com as energias não renováveis.

ALGUNS TIPOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

• Biomassa de Combustível

Biomassa de combustível é um tipo energia renovável por ser derivada de fontes da natureza como plantas, animais e derivados destes. A madeira, excrementos de animais, resíduos agrícolas, florestas, pecuários são utilizados a produção de biocombustíveis e produção de energia.

• Energia Hídrica

Tipo de energia renovável conseguido a partir da força das águas. Nas usinas hidroelétricas as turbinas são movimentadas com as águas e a energia potencial é transformada em mecânica.

• Energia Maremotriz

Energia renovável produzida a partir da movimentação das marés. É construída uma barragem que, nas marés altas, a água do mar é captada e armazenadas em diques (estruturas utilizadas para conter a água de rios e lago)

• Energia Ondomotriz

Energia ondomotriz é uma energia renovável e limpa, mas pouco explorada. Produzida através das ondas.

• Energia Solar

Energia gerada através de placas solares, que captam a luz e utilizam o calor dos raios solares para produzir energia. Usada na produção de energia elétrica por meio de dois sistemas: hipotérmico (são utilizados painéis solares, onde a energia do sol é transformada em calor, utilizada para aquecer água residenciais e comerciais) e fotovoltaico (realizada por células fotovoltaicas, onde faz-se a conversão direta da radiação solar em energia elétrica).

• Energia Geotérmica

Energia gerada do interior da Terra. O calor do interior da terra é transportado para usina transformar em eletricidade.

• Energia eólica

Energia gerada graças ao rotor que transforma a energia cinética em mecânica e ao gerador que transforma a energia mecânica em elétrica. Ela é extraída da força do vento. Este tipo de energia diminui a emissão de gases poluente, mas gera impactos visuais ao ambiente.

Figura 2 - Energias Renováveis

ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS

Conceito: Energias não renováveis são energias oriundos de recursos não renováveis, considerados esgotáveis, que são utilizados para gerar energia.

Exemplos: São fontes de energia não renováveis o Urânio e o Tório, o carvão mineral, o petróleo, o xisto e gás natural. Sendo denominadas respectivamente, como: energia nuclear e combustíveis fósseis.

Vantagens: Para implementação, manutenção e transporte, as energias não renováveis, são as com menos custo. O rendimento energético é maior, se comparado com as energias renováveis.

Desvantagens: São bastante comentados e discutidos por serem prejudiciais ao meio ambiente. Pois, são os maiores responsáveis pela poluição da atmosfera, geram grande impactos ambientas

ALGUNS TIPOS DE ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS

• Energia nuclear

Energia produzida a partir da fissão nuclear de átomos de urânio, contudo esta fonte de energia é esgotável. Apesar desta fonte liberar uma grande quantidade de energia a sua desvantagem é ainda maior, pois há um alto risco ambiental e social (em caso de acidentes) e seu lixo atômico nem sempre é eficaz. Este tipo de energia muito radioativa e perigosa, precisa-se de bastante cuidado.

• Combustíveis Fósseis

Derivada da decomposição de restos de animais e plantas. Os combustíveis fósseis possuem uma grande capacidade de produção de energia e calor. São eles:

1. Petróleo:

o Petróleo surge através de uma substância denominada hidrocarboneto, sendo este um composto químico de hidrogênio e carbono (na forma líquida e gasosa), formado por meio de matéria orgânica depositada em áreas de bacias sedimentares. Sendo este composto, gerado através da ação do tempo, pressão e calor das rochas. Do petróleo, produzimos gasolina, óleo diesel e matéria-prima aplicada na confecção de polímeros, que são utilizados na produção do plástico (material presente em quase tudo utilizado pelo ser humano).

2. Gás natural:

Utilizado na geração de energia, aquecimento de caldeiras das usinas termoelétricas e aquecimento de casas em países frios, este combustível, é encontrado em reservas petrolíferas.

3. Carvão mineral:

É classificado em Antracito, Hulha, Linhita, Turfa. Sendo o Antracito o mais raro chegando a ter 96% de carbono; o Hulha o mais comum com 75% a 90% de carbono; o Linhita formado contém de 65% a 75% de carbono, este formado na era mesozoica; o Turfa formado na era cenozoica, possui menor poder calorífico, 55%.

Figura 3 - Energias Não Renováveis