O banco de dados utilizado para esta análise foi retirado do (kaggle) [https://www.kaggle.com/vivovinco/league-of-legends-champion-stats] e as regiões de cada campeão foram inseridas manualmente. Esta análise foi feita com linguagem R
O primeiro passo é realizar os testes estatísticos para sabermos com que tipo de distruibuição estamos lidando. Como a nossa variável de interesse é o Win Rate e é ela que vai nortear as comparações das demais variáveis, será essa então o nosso principal alvo. Para leigos: as análises estatísticas seguem diversas regras. Precisamos saber quais regras irão reger a nossa análise, para isso serve o teste de normalidade
Testes de normalidade: Shapiro-Wilk e Kolmogorov-Smirnov
##
## Shapiro-Wilk normality test
##
## data: lol12_3$win
## W = 0.99481, p-value = 0.5952
##
## One-sample Kolmogorov-Smirnov test
##
## data: lol12_3$win
## D = 0.040485, p-value = 0.8149
## alternative hypothesis: two-sided
Ambos os testes apontaram normalidade(p-valor>0.05) sobre as Win Rates. Assim sendo, aplicaremos ANOVA E Tukey para sabermos se a Região e o Tier têm influencia sobre as Win Rates.
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## lol12_3$region 13 67.8 5.218 1.8 0.0442 *
## Residuals 224 649.5 2.900
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## lol12_3$tier 5 162.0 32.41 13.54 1.35e-11 ***
## Residuals 232 555.3 2.39
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
Em ambos os testes, o valor p foi menor que 0.05, indicando que utilizar essas duas variáveis como critério de escolha para elevar a win rate foi uma estratégia significativa durante o patch 12.3. Sendo o Tier mais impactante que a Região. Agora que sabemos que há impacto na probabilidade de vitória a depender de qual tier e região o seu campeão pertence, vejamos quais Tiers diferiram e quais foram semelhantes entre si
Tudo o que a linha tracejada(na vertical) encosta quer dizer que são estatisticamente iguais, e o quanto mais centralizado a linha horizontal estiver a linha tracejada, mais esses Ties se parecem. Podemos ver que no patch 12.3 o Tier B teve uma Win Rate mais semelhante ao Tier que God do que o Tier A, algo muito contraintuitivo.
Vejamos também como se comportaram as demais métricas quantitativas, como se deu a relação entre elas.
Aqui temos uma matriz de correlação entre as métricas, onde quanto mais distante de 0 (para mais ou para menos) maior foi a correlação entre os fatores.
Entramos agora a uma seção mais visual e menos técnica que a anterior. A seguir teremos diversos gráficos que ilustrarão como foi o patch passado, sob a ótica geográfica e por tier
Algo interessante aconteceu aqui. Vimos que o Tier A não se assemelhava tanto ao Tier God, S e B (que são bem parecidos entre si). Mas agora temos a resposta do por que disso: Ele realmente não foi semelhante, só que não para pior e sim para melhor! A exceção de seu mínimo, todos os seus outros quantis foram superior aos demais.
Agora que sabemos que a região e o tier impactam sobre a probabilidade de vitória, olhando os gráficos acima você já pode ter uma ideia de quem pickar.
Mas por um mero capricho, sejamos um pouco mais minunciosos. O próximo gráfico tem o pick rate implicito, esse é representado pelo tamanho das esferas. As demais informações estão explicitas.
Acima vimos como foi o desempenhos de cada campeão separado por win rate. Abaixo veremos um novo gráfico muito parecido, entretanto, separado por Tier.
Por fim e não menos importante, o desempenho das Nações em Summoner’s Rift nesse patch que se foi.
Agora com todas essas informações em mãos, você pode tomar decisões mais acertadas sobre o que deve fazer para melhorar o seu desempenho. Lembre-se, eu apenas te dei as informações, o tomador de decisão é VOCÊ!