> Cruzamento de duas variáveis quantitativas

Para análise foi utilizada uma base de dados de um questionário estudantil disponibilizado da matéria de Estatística da UNIRIO(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

> Variáveis escolhidas e preparação dos dados

As variáveis escolhidas no caso de cruzamento de duas variáveis quantitativas, primeiro é preciso levantar qual será o grau de correlação entre as variáveis, para assim, escolher a relação que será relevante ao estudo. A correlação dos elementos quantitativos se apresenta na matriz abaixo:

> Matriz de Correlação

library(readxl)
Questionario_Estresse <- read_excel("C:/Users/Lucas E/Desktop/Base_de_dados-master/Questionario_Estresse.xls")

library(corrplot)

seleçao <- c("Desempenho","Estresse","Horas_estudo")
cor_estresse <- cor(Questionario_Estresse[,seleçao])

corrplot(cor_estresse, method="number")

Com a matriz, ao analisar os níveis de correlação, foram escolhidas a matriz estresse com horas de estudo, apesar de terem um nível fraco, possuem uma interação.

> Diagrama de Disperção

Com as variáveis escolhidas, é possível criar um diagrama de dispersão com uma linha de tendencia.

par(bg="lightyellow")
par(cex=0.9)
plot(Questionario_Estresse$Estresse,Questionario_Estresse$Horas_estudo,pch=23,col="blue",
     main = "Gráfico 1 - Diagrama de dispersão - Estresse X Horas de estudo",
     xlab = "Estresse", ylab = "Horas de estudo")
abline(lsfit(Questionario_Estresse$Estresse,Questionario_Estresse$Horas_estudo),col="darkred")

> Conclusão

como mostrado inicialmente pela matriz de correlação, a linha de tendencia no diagrama só afirma o fraco nível de correlação entre o estresse e as horas de estudo. No indicador da matriz, o coeficiente de correlação(r), onde -0,2 < r < 0, baixa ou nenhuma associação, -0,7 < r < -0,2, grau fraco ou moderado e < 0,7, grau excelente, isso numa correlação negativa, linha de tendencia negativa, para baixo. Na positiva, 0 < r < 2, baixo, 0,2 < r < 0,7, grau fraco ou moderado e r> 0,7, excelente grau de associação. Quanto mais próximo de -1 ou 1, é o ideal.

Ao concluir a análise, fica visível que as horas de estudo possuem uma leve interferencia no estresse do aluno, onde há importancia de conscientizar os alunos, algumas palestras abordando que ao ganharem mais horas de sono, podem diminuir o estresse, podendo ser importante numa semana de provas difícies uma boa noite de sono para se manterem saudáveis.