Avatar é uma franquia de séries, cuja primeira série conta a história do avatar Aang e a segunda conta a história da sua sucessora, avatar Korra.
Utilizando os dados das avaliações dadas no IMDB analisaremos algumas características dessas duas séries.
Utilizando a variável UserRating, que é uma média ponderada das avaliações, dadas de 1 a 10, comparamos as duas séries.
Os gráficos acima mostram a distribuição das média das avaliações em relação aos episodios de cada temporada. Com a Lenda de Aang percebemos uma variação maior dos valores, mas sem números muitos baixos. Já com a Lenda de Korra temos menos variação, com um comportamento quase constante, mas temos no meio da quarta temporada um episódio com média muito menor que os outros. Outra característica que podemos observar é que os últimos episódios da Lenda de Aang sempre tem uma média maior que os demais e isso não é observado com a Lenda de Korra, onde por exemplo, no meio da segunda temporada temos um aumento nas médias em relação ao restante da temporada.
Calculando a média da variável UserRating para cada temporada das séries, temos o seguinte:
Com esta visualização podemos ver que apesar das diferenças de variações nas notas de cada série, elas possuem uma média de notas bem parecida. Na primeira temporada a séries melhor avaliada foi a Lenda de Korra, já na segunda foi a Lenda de Aang. E na terceira a média das duas séries é a mesma. Ou seja, no geral as duas séries foram avaliadas da mesma forma.
Agora utilizando o número de votos dados para cada episódio, que seria a variável UserVotes, temos o seguinte:
Analisando a visualização de A lenda de Aang podemos notar que as temporadas tendem a manter uma constância no número de avaliações, tendo um grande pico no final da última temporada.
O gráfico acima mostra quais foram o episódio mais avaliado e o menos avaliado de cada temporada. Na segunda e última temporadas, os últimos episódios foram os mais avaliados, já na primeira temos um comportamento diferente, onde o primeiro episódio foi o mais avaliado. Na primeira temporada, embora o último episódio tenha recebido muitas avaliações, ele não superou o primeiro. Outra característica interessante visualizada é a diferença entre o máximo da terceira temporada com o máximo das últimas, o valor dele é muito maior e pode ser explicado pelo fato dele ser o episódio que finaliza toda a série.
Já em A lenda de Korra podemos notar que durante as temporadas há vários picos de avaliações. E a última temporada não foi a mais avaliada.
Com a Lenda de Korra temos um outra estrutura de avaliações. Só na terceira temporada temos o último episódio como o mais avaliado, mas nas demais os episódio mais avaliados estão no meios das temporada. Um caso em especifíco é o episódio mais avaliado na segunda temporada, nele temos a explicação do surgimento de todos os avatares, chamado ‘Beginnings, Part 2’.
primeira_aang %>%
summarise(correlacao = cor(UserRating, ultima_aang$UserRating, method = "pearson"))
Analisando a visualização e a correlação encontrada em A lenda de Aang podemos concluir que as avaliações da primeira temporada e da última possuem uma correlação linear e positiva, mas muito fraca, a influência que uma variável tem na outra é muito pouca.
primeira_korra %>%
summarise(correlacao = cor(UserRating, ultima_korra$UserRating, method = "pearson"))
Já em A lenda Korra a correlação também é linear e positiva, mas diferentemente da anterior, é uma relação muito forte, onde as variáveis crescem juntas.