O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) realizou um estudo em 2019 no município de Ribeirão Preto/SP com o objetivo de elaborar um retrato dos alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental do município em termos de habilidades cognitivas e socioemocionais no momento que todos os alunos já deveriam estar alfabetizados. Foram entrevistados mais de 17 mil alunos e mais de 500 professores de escolas públicas e privadas.
A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2019 em dois dias de aplicação com cada turma. No primeiro dia, os alunos responderam uma prova de matemática e um questionário de habilidades socioemocionais, e, no segundo dia, foram aplicados uma prova de língua portuguesa e um questionário sobre o contexto socioeconômico. Além disso, os alunos também responderam informações contextuais, como sexo, raça e questões socioeconômicas da família.
Os professores, presentes na sala de aula durante as aplicações, participaram da pesquisa respondendo o instrumento Beliefs and Expectations of Students and Teachers inventory (BEST), um questionário de características contextuais e outro acerca da aceitação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também responderam questões contextuais sobre a sua formação e experiência.
Para saber mais: assista o vídeo institucional.
Sobre as questões de língua portuguesa e matemática, algumas foram elaboradas por professores colaboradores de Sobral e outras questões vieram de edições anteriores da Prova Brasil do 5º ano escolar. Essas questões foram retiradas da plataforma Devolutivas Pedagógicas do Inep.
As notas das provas foram calculadas por Teoria de Resposta ao Item (TRI) e escores corrigidos por aquiescência de facetas socioemocionais. O TRI é um escore calculado para cada aluno segundo a sua probabilidade de acerto de cada questão, de acordo com a probabilidade de acerto de cada questão no geral. As correções por aquiescência são feitas pelo motivo de que na escala de Likert, as crianças tendem a responder as questões apenas com as alternativas nos extremos.
O Beliefs and Expectations of Students and Teachers inventory (BEST) é um instrumento psicológico construído e adaptado para mensurar as crenças e expectativas de alunos e professores brasileiros dentro do contexto escolar (PRINCIOTTI et al, 2019). O instrumento se baseia na teoria de mindset, desenvolvida por Dweck (2006), para estudar as relações entre essas crenças e expectativas de acordo com uma taxonomia constituída de 4 construtos diferentes. Esses construtos estão definidos na tabela abaixo.
Referências:
DWECK, Carol S. Mindset: The New Psychology of Success. New York: Random House, 2006.
PRINCIOTTI, Vinícius Godoy; VITTO, Leonardo; SANTOS, Daniel; SCORZAFAVE, Luiz Guilherme. Mindset e Expectativas: a influência de teorias de inteligência sobre a qualidade educacional. 2019. 10.29327/15427.1-2.
Um breve retrato dos alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental do município em aspectos sociais e da amostra.
Quantidade de alunos que participaram da pesquisa por dia e por prova, para cada ano escolar
\(~\)
\(~\)
\(~\)
\(~\)
Nota: o percentual de missing dos gráficos apresentados são referentes ao alunos que participaram da coleta.
Um breve retrato dos professores do 3º e 4º anos do ensino fundamental do município em aspectos sociais e da amostra.
Quantidade de professores que fizeram os questionarios: 537.
\(~\)
\(~\)
\(~\)
\(~\)