A importância da tecnologia na administração

Desde o homem da caverna, sempre houve alguma forma de tecnologia e toda organização social. “A tecnologia sempre influenciou poderosamente o funcionamento das organizações a partir da Revolução Industrial.” (Chiavenato, 2011, p. 387) Com a Revolução, o ritmo de inovação tecnológica acelerou-se impressionantemente. A tecnologia é uma das ferramentas que mais altera o ambiente organizacional Isso torna necessário uma visão do impacto produzido por ela no que tange às funcionalidades empresariais. O desenvolvimento tecnológico sempre compôs a base que impulsionou o progresso das organizações, permitindo a consolidação da globalização. “As empresas precisam utilizar alguma tecnologia para executar operações e realizar sua tarefa.” (Chiavenato, 2000, p. 96) Toda empresa depende da tecnologia para funcionar e alcançar seus objetivos. O mundo empresarial está passando por um período de constantes mudanças, em todos os níveis organizacionais. Esse processo ocorre por causa do contínuo avanço tecnológico que obriga as organizações a estarem em evoluindo frequentemente e mantendo-se como agentes mercadológicos competitivos, produzindo bens e serviços tecnologicamente mais rápidos, eficientes e satisfatórios a seus clientes. No núcleo de cada organização, existe a tarefa desempenhada por ela e a tecnologia que rege o fluxo de trabalho, a maquinaria, os processos e métodos utilizados para desenvolvê-la. Logo, “a compreensão dos efeitos da tecnologia e suas implicações organizacionais constituem um aspecto crítico para a adequação da administração empresarial.” (Chiavenato, 2000, p. 99) Uma vez que existe uma relação entre o que a tecnologia exige acerca das características dos recursos humanos e as modificações feitas pelas pessoas sobre a tecnologia utilizada.

Segundo Chiavenato, (2000) a tecnologia vai além da cibernética, da informação e da informática. Existem diferentes tecnologias para distintas realidades. A tecnologia pode estar de acordo com o arranjo físico na empresa, sendo baseada na interdependência das tarefas, na ligação de clientes, ou na focalização de uma ampla gama de habilidades da empresa sobre um único cliente.

Ela também pode estar de acordo com o produto ou resultado, dependendo da sua flexibilidade às demandas dos produtos ou serviços, ou não. Existe também a tecnologia relacionada com o tipo de operação e a maneira de produzir. Isto é, produção por unidades, em grandes quantidades ou dentro de um processo contínuo com poucos operários monitorando um processo automatizado. A tecnologia adotada por uma empresa provoca forte impacto aos controles administrativos e exerce influência na importância concedida às suas várias funções. Ela precisa ser administrada por meio de decisões racionais para produzir eficiência.

Referências Bibliográficas CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Makron Books. 3. ed. 2000.