O Design é uma área voltada para os estudos da comunicação social. Quando falamos em Design, estamos falando sobre um estudo multidisciplinar de temas como: Projeto de Produto, Comunicação Visual, Semiologia, Ergonomia e História da Arte. Muito do que são estudadas nestas temáticas são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade mais inovadora, mais eficiente em suas tarefas diárias e na interação do meios presentes no dia-a-dia.
O Design em si, sempre existiu nos primórdios da humanidade, nas pinturas das paredes em cavernas da França, pinturas estas que são as conhecidas Pinturas Ruprestes. E houve maiores evoluções com a criação da Escrita esta que viria a ser precursora da comunicação visual e dos estudos da Tipografia, na Época dos grandes impérios egípcios e alexandrinos, a pontuar a renomada Biblioteca de Alexandria.
Mas o marco que definiu o Design como conhecemos vieram com dois fatores. O crescente desenvolvimento urbano que ocorria durante a Revolução Industrial do Século XIX, quando o chão de fábrica começa a mudar e conceber a produção artesanal de produtos para massifica-los e reduzir custos de produção. E nesse movimento, começa a pensar no estudo e no impacto da forma do produto para tornar-lo mais eficiente e mais barato, além de ergonômico. William Morris entretanto via essa mecanização como algo que comprometia o trabalho da concepção artesanal de um produto, onde o mesmo pensava que a mecanização ao baratear um produto, também o faz perder sua qualidade. Com isso ele criou um movimento chamado Arts and Craft. Assim surge o inicio do Design como é conhecido na história do Design Moderno
Hoje o Design se divide em muitas áreas como: Design Gráfico, que foca em trabalhos como logotipos, planners, outdoors, tipografias, ilustrações e sinalizações. O Design de Produto, onde foca em diversos tipos de confecções desde mobilizados, embalagens, joías, decorações, utilitários e ferramentas. E temos o mais recente, que é o Design Digital, que hoje é muito utlizado para criação de páginas, jogos, conteúdo para internet como vídeos e animações.
Paul Rand, um dos Designer mais conhecidos da área, responsável por criar o Logo da IBM
O Designer hoje ele precisa estar a par das tendências do consumidor, para que ele possa avaliar quais serão os próximos passos para inovar, e assim que produtos evoluem e contribuem para dar uma interação do consumidor para com seu dia-a-dia melhor. Temos um grande exemplo, que foi a transformação dos celulares pela Apple.
Jonathan Ives, criador dos modelos novos do IPhone
O Design como profissão é perceptível que tenha importância, não só como um fator de estética mas também de utilidade, funcionalidade e inovação interativa-tecnológica. É necessário perdemos o preconceito de que o Design ele é só uma profissão meramente ilustrativa.