Os Jogos Olímpicos de Verão é o maior evento multiesportivo do mundo e, com algumas exceções, é realizado a cada quatro anos. Apesar dos relatos históricos de que já haviam competições esportivas similares na Grécia e Roma antiga, os Jogos Olímpicos da era moderna iniciaram em 1896 em Atenas, Grécia, quando Pierre de Coubertin, um pedagogo e historiador francês, buscou promover as inter-relações internacionais por meio da competição esportiva. Resumidamente, o Comitê Olímpico Internacional (COI) organiza os jogos e supervisiona os preparativos da cidade-sede. Em cada evento olímpico, medalhas de ouro são concedidas para o primeiro lugar, medalhas de prata para o segundo lugar e medalhas de bronze para o terceiro lugar. Em 2016 no Rio de Janeiro foram realizados 306 eventos com 11.238 competidores, sendo 6.179 homens e 5.059 mulheres, de 206 nações.
O Brasil iniciou sua participação nos jogos em 1920, em Antuérpia, Bélgica e, com exceção de 1928 em Amsterdã, Holanda, no qual o Brasil não participou devido problemas políticos, todas as edições a partir de 1928 contaram com a presença do Brasil.
Não é novidade que o Brasil não figura entre os países com maior número de medalhas tais como Estados Unidos e China, em particular, quando considerado apenas os esportes indivíduais que excluem os esportes que o Brasil é considerado um potência esportiva como o Futebol e o Voleibol. Contudo, na maioria das edições nossos atletas de modalidades indivíduais estão sempre nos colocando em cima do pódio (Figura 1) seja na categoria masculina ou feminina (Figura 2).
Como já mencionado, a primeira participação do Brasil nos Jogos Olimpícos foi em 1920, em Antuérpia, Bélgica e, já na primeira participação conquistamos 4 medalhas com Afrânio, Guilherme, Fernando e Sebastião, todos do tiro esportivo. A partir daí ficamos um período sem medalhas (30 anos), mas em 1952, nos Jogos de Helsinque, Finlândia acabamos com esse “jejum de medalhas”. Daí então, a cada evento temos apresentado uma melhora no desempenho que pode ser observado pelo crescente número de medalhas conquistadas. Com relação a participação das mulheres nos jogos, as primeiras medalhas vieram em 2008 com Natalia Falavigna (Bronze - taekwondo), Maurren Magi (Ouro - salto em distância) e Ketleyn Quadros (Bronze - Judô). A Tabela 1 ilustra em detalhes todos os medalhistas brasileiros.
De fato, o Brasil ainda não é um potência em número de medalhas olimpícas, porém conforme observado, estamos sendo sempre bem representados e, de maneira importante, a cada evento temos apresentado uma melhora no desempenho. Até 2016 tinhamos 53 medalhistas olimpícos dos quais destacam-se Cesar Cielo, Gustavo Borges, ambos na natação, e Robert Scheidt, da vela, todos com 3 medalhas olimpícas. A tabela 2 ilustra os medalhistas brasileiros que subiram no pódio mais de uma vez.
Organizado pelo Comitê Olímpico Internacional a cada 4 anos, os Jogos Olímpicos é o maior evento esportivo do mundo envolvendo milhares de competidores de diferentes nações. No ano de 1920 em Amsterdã, Holanda, o Brasil iniciou sua participação neste mega evento esportivo e, neste mesmo evento, já garantiu as primeiras medalhas. Embora ainda não somos uma potência olimpíca, o desempenho do Brasil vem melhorando de modo que podemos observar um crescente número de medalhas conquistadas a cada evento. Finalmente, apesar desta base de dados não conter informações sobre os Jogos Olimpícos de Tóquio, Japão, que acabaram de se encerrar, vale destacar que o Brasil obteve o melhor desempenho de todos os tempos com um total de 21 medalhas sendo 7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze.