library(tidyverse)
library(here)
theme_set(theme_bw())
Analisando o clima das cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos-PB podemos obter diversas conclusões. Os dados para a análise a seguir vêm do BDMEP: https://tempo.inmet.gov.br/, onde foi selecionado a estação convencional em João Pessoa, Campina Grande e Patos - PB, com dados desde dezembro de 2009. Através desses dados várias análises podem ser feitas. Aqui, nos preocuparemos em saber como a umidade varia nas três cidades ao longo do ano de 2019 (3) e analisar a temperatura das festa juninas nas três cidades(4).
# SEMPRE read_csv NUNCA read.csv
clima_tudo = read_csv(
here("data/tempo-jp-cg-pt.csv"),
col_types = cols(
.default = col_double(),
cidade = col_character(),
semana = col_date(format = ""),
ano = col_integer(),
mes = col_integer()
)
)
O gráfico de pontos abaixo nos mostra a Umidade ao longo do ano de 2019, onde cada ponto representa o valor em uma semana. Nessa representação por cidade, podemos analisar como a umidade variou em cada uma. Campina Grande, é a cidade que apresenta maior umidade ao longo do ano. Entre Maio e Setembro são apresentados os maiores índices de umidade que é um período mais frio na cidade. A partir do mês de Setembro a umidade começa a baixar e isso está relacionado com a proximidade do verão, da época mais quente da cidade. Em João Pessoa, apresenta um nível de umidade um pouco abaixo em relação à Campina Grande, mas mantém a umidade parecida, com picos em períodos semelhantes. Em dezembro, possui as duas últimas semanas com valores de umidade mais elevados. Patos é a cidade que possui o menor nível de umidade ao longo de todo o ano. Os meses de Fevereiro até Agosto apresentam os maiores índices de umidade da cida mas, ainda assim, sofre uma oscilação. A partir de Agosto, os valores tendem a ser mais baixos, chegando a mínima de 40.15. As localizações geográficas e o clima que cada cidade possui está relacionada aos valores de umidade apresentados. Campina Grande está localizado na Borborema, que tende a ser mais frio e chuvoso, explicando a maior umidade ao longo do ano. Já João Pessoa, por ser uma cidade litorânea, possui os valores parecidos, mas menores por apresentar um clima mais quente. Já Patos está localizada numa região mais seca e quente, explicando os baixos valores de umidade.
clima = clima_tudo %>%
filter(ano == 2019)
clima %>%
ggplot(mapping = aes(x = semana, y = umidade, color = cidade)) +
facet_wrap(~cidade, ncol = 1) +
geom_point() +
labs(y = "Umidade")
O histograma abaixo nos mostra como tem sido a temperatura mínima do mês de Junho nas três cidades, nos dando uma ideia de como tem sido o período junino nos últimos anos. **Campina Grande possui o período junino mais frio dentre as três, onde possui a menor temperatura mínima que fica sempre abaixo de 20º. A temperatura que mais ocorre na cidade é em torno de 19º, sendo esta a temperatura mais ocorrente do mês, proporcionando um clima agradável aos amantes de forró que não dispensam a presença no maior São João do mundo.
Já João Pessoa e Patos possuem temperaturas mais elevadas. No período junino, João Pessoa tem maior concentração em 21º e 22º de temperatura mínima. Patos, por sua vez, tende a ter temperaturas mínimas mais alta entre as três cidades. Apesar de ser a cidade mais quente, existe um curioso fato de que em algumas semanas a temperatura mínima chegou a ser abaixo de 16º, a menor temperatura dentre todos os dados.**
clima_JUNHO = clima_tudo %>%
filter(mes == 6)
clima_JUNHO %>%
ggplot(aes(x = temp_min)) +
facet_wrap(~ cidade, ncol = 1) +
geom_histogram(binwidth = .5, fill = "coral", color = "black") +
geom_rug() +
labs(x = "Temperatura mínima nos últimos anos no mês de Junho", title = "Gráfico 1")
Em relação a temperatura máxima, Campina Grande continua sendo a cidade com a menor temperatura dentre as três, com a grande maioria das temperaturas sendo menor que 30º. Já João Pessoa, possui termperatura máxima concentrada em 30º, mas que varia chegando até a 32º, aproximadamente. Patos, por sua vez, possui temperaturas muito mais elevadas, sendo a menor temperatura máxima de 32º podendo chegar a até 35.8º.
clima_JUNHO = clima_tudo %>%
filter(mes == 6)
clima_JUNHO %>%
ggplot(aes(x = temp_max)) +
facet_wrap(~ cidade, ncol = 1) +
geom_histogram(binwidth = .5, fill = "coral", color = "black") +
geom_rug() +
labs(x = "Temperatura máxima nos últimos anos no mês de Junho", title = "Gráfico 2")
O histograma abaixo mostra a temperatura média nas três cidades no mês de Junho. Ele confirma os pontos que mencionamos acima: Campina Grande possui o período junino mais frio dentre as três; João Pessoa e Patos possuem uma faixa de temperatura muito parecida durante esse mês, mas Patos ainda concentra temperatura maior que em João Pessoa. Veja o Gráfico 3.
clima_JUNHO = clima_tudo %>%
filter(mes == 6)
clima_JUNHO %>%
ggplot(aes(x = temp_media)) +
facet_wrap(~ cidade, ncol = 1) +
geom_histogram(binwidth = .5, fill = "coral", color = "black") +
geom_rug() +
labs(x = "Temperatura média nos últimos anos no mês de Junho", title = "Gráfico 3")
Um ponto importante a ser lembrado é que os dados da cidade de Patos para o ano de 2020 não estão presentes na base de dados. Portanto, isso pode ter interferido nos resultados e deve ser levado em consideração.