R é uma linguagem de programação estatística e gráfica que vem se especializando na manipulação, análise e visualização de dados, sendo atualmente considerada uma das melhores ferramentas para essa finalidade. A linguagem ainda possui como diferencial a facilidade no aprendizado, mesmo para aqueles que nunca tiveram contato anterior com programação.

O R foi criado em 1995 por estatísticos que realizaram sua implementação a partir da linguagem S da Bell Labs, com a finalidade de obter um melhor ambiente de software para laboratórios de estatística.

A linguagem pode ser executada em diferentes sistemas operacionais, como Windows, Mac OS e Linux e possui código aberto, o que permite sua utilização para visualização, modificação e distribuição de graça por qualquer pessoa ou empresa, com qualquer finalidade.

Essas características contribuem de maneira significativa para seu desenvolvimento, levando a uma comunidade ativa de colaboradores espalhados pelo mundo, onde qualquer desenvolvedor pode contribuir para melhoria do sistema.

Esta longa e confiável história do R, somada à sua grande e sólida comunidade de apoio, coloca-o como excelente opção para análise de dados e machine learning.

Programar na linguagem R é muito simples. Mesmo quem nunca teve contato algum com programação costuma ter facilidade no aprendizado, principalmente quando o ensino é de qualidade. Com didática, exemplos simples e objetivos, avançando para assuntos mais complexos de maneira gradual, sem ignorar conceitos importantes (evitando assim lacunas no aprendizado), todos conseguirão programar em R.