Diagrama de Dispersão
Neste trabalho, proposto pelo professor Steven Dutt-Ross, irei apresentar um diagrama de dispersão baseado na base de dados “df_pokemon”, presente no arquivo “base de dados master”, disponibilizado pelo professor durante o curso.
primeiro, irei carregar a base de dados:
load("C:/Users/Arthur/Desktop/Base_de_dados-master/df_pokemon.RData")
Agora, farei a correlação entre as variáveis, as que escolhi foram HP e Defense
a1 <- cor(df$defense, df$hp)
a1
## [1] 0.2352107
Agora irei apresentar o gráfico de dispersão
plot(df$defense,df$hp, col = "#db213d", xlab = "Defesa", ylab = "HP", main = "Gráfico Defesa/HP")
abline(lm(df$defense~df$hp), col = "#037014")

Agora, farei uma breve análise acerca dos resultados obtidos:
Ao observarmos o gráfico de dispersão apresentado, podemos observar que uma grande maioria dos pokemon apresentados na base de dados estão em um grande conglomerado, entre os 100 de defesa, e os 100 de HP(pontos de vida que o personagem terá dentro do jogo.).
Partindo desta conclusão, podemos inferir que o padrão de normalidade para um pokemon mediano seria entre os 100 de HP e 100 de defesa, oque nos possibilita inferir que aqueles que superam esta média seriam os que, dentro do jogo, seriam considerados pokemon defensivos, que apresentariam uma alta habilidade de resistência.
Há também, aqueles que se situam abaixo desta média “100Def/100Hp”, estes possivelmente são aqueles que tem um foco diferente no jogo, sendo na maioria das vezes voltados para velocidade ou ataque.