O presente estudo visa avaliar a performance da rede viária nas aproximações do cruzamento da Av Wenceslau Escobar x Rua Dr. Armando Barbedo considerando a implantação de semáforo para pedestres vinte metros a jusante do cruzamento.
A partir da solicitação de implantação de travessia semaforizada no cruzamento da Av. Wenceslau Escobar x R. Armando Barbedo, realizou-se a simulação de tráfego no local a fim de analisar os impactos com relação a atual situação, comparando os atrasos veiculares no cruzamento no pico manhã das 07:00h às 08:00h.
Foram avaliados os cenários abaixo descritos:
O Cenário Atual consiste em um ciclo de 100 segundos e dois estágios atendendo a três fases semafóricas. O Estágio 1 atua sobre as Fases 1 e 2 dos dois sentidos de fluxo veicular da Av. Wenceslau Escobar, enquanto o Estágio 2 disciplina o fluxo oriundo da Fase3 na Rua Dr. Armando Barbedo.
O Cenário Dois
O cenário dois estende o ciclo semafórico em 10 segundos, totalizando um ciclo de 110 segundos; adicionando um terceiro estágio e incluindo uma quarta fase de pedestres. Este cenário estende o tempo de verde da Fase 2 no sentido centro/bairro da Av. Wenceslau Escobar, encurta o tempo de verde da Fase 1 no sentido bairro/centro da Av. Wenceslau Escobar, mantém o tempo de verde da Fase 3 e compartilha o tempo adicional da Fase 2 com a Fase 4 criada para atender a travessia de pedestres conflitante com as Fases 1 e 3.
O Cenário Três (A)
O cenário três (A) mantém o ciclo semafórico em 100 segundos, particionando o ciclo em quatro estágios. Nesse cenário, além da Fase 4, foi adicionada uma Fase 5 que atua a jusante das fases F1 e F3 relativas aos fluxos bairro/centro das vias Av. Wenceslau Escobar e Rua Dr. Armando Barbedo respectivamente. Além disso, este cenário reduz o tempo de verde da Fase 3, responsável pelo fluxo veicular oriundo da Rua Dr. Armando Barbedo. Nos estágios 1 e 2 o tempo de verde da Fase 2 é estendido enquanto o tempo de verde da Fase 1 é reduzido. Nesse cenário o tempo de verde da Fase 3 conflita com o Verde da Fase 4, requerendo uma capacidade de acumulação a jusante do cruzamento.
O Cenário Três (B)
O cenário três (B) mantém o ciclo semafórico em 100 segundos, particionando o ciclo em quatro estágios. Nesse cenário foi adicionada uma quinta fase que atua a jusante das fases F1 e F3 relativas aos fluxos bairro/centro das vias Av Wenceslau Escobar e Rua Dr. Armando Barbedo respectivamente. Este cenário preserva o tempo de verde da Fase 2 referente ao fluxo centro/bairro da Av. Wenceslau Escobar e reduz o tempo de verde da Fase 1 referente ao fluxo bairro /centro da Av. Wenceslau Escobar. Os últimos dois estágios são responsáveis por acomodar os tempos de verde das fases 3 , 4 e 5, nesse arranjo o tempo de verde da Fase 3 é permanece o atual, porém distribuído entre os Estágio 3 e 4; durante o estágio 3, o tempo de verde da Fase 3 tem uma restrição gerada pela abertura do tempo de verde da Fase 4, ao passo que no estágio 4 há a abertura da Fase 5 permitindo o esvaziamento da área de acumulação gerada durante Estágio 3.
A mecanismo de avaliação de filas queue counter do VISSIM avalia medidas de tamanhos de fila, fornecendo informações como tamanho médio, mínimo e máximo de filas. No presente estudo, como medidas de desempenho, foram avaliados os tamanhos médios e máximos de finas nas aproximações dos dois cruzamentos avaliados nos quatro cenários definidos.
Os dados demonstram que:
Na aproximação ArmandoBarbedo no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tamanho médio de filas foi de 8.25 m, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tamanho médio de filas foi de 9.3 m, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho médio de filas foi de 11.99 m, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho médio de filas foi de 8.34 m.
Na aproximação WenceslauBC no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tamanho médio de filas foi de 76.56 m, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tamanho médio de filas foi de 167 m, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho médio de filas foi de 39.12 m, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho médio de filas foi de 37.9 m.
Na aproximação WenceslauBC FTP no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tamanho médio de filas foi de 2.22 m, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tamanho médio de filas foi de 0.26 m, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho médio de filas foi de 2.56 m, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho médio de filas foi de 2.21 m.
Na aproximação WenceslauCB no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tamanho médio de filas foi de 13.12 m, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tamanho médio de filas foi de 6.78 m, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho médio de filas foi de 0.5 m, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho médio de filas foi de 11.4 m.
Os dados demonstram que:
Na aproximação ArmandoBarbedo no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tamanho máximo de filas foi de 47.81 m, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tamanho máximo de filas foi de 53.77 m, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho máximo de filas foi de 57.76 m, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho máximo de filas foi de 48.71 m.
Na aproximação WenceslauBC no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tamanho máximo de filas foi de 482.99 m, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tamanho máximo de filas foi de 486.05 m, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho máximo de filas foi de 382.08 m, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho máximo de filas foi de 390.98 m.
Na aproximação WenceslauBC FTP no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tamanho máximo de filas foi de 36.7 m, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tamanho máximo de filas foi de 30.39 m, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho máximo de filas foi de 36.49 m, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho máximo de filas foi de 36.48 m.
Na aproximação WenceslauCB no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tamanho máximo de filas foi de 100.25 m, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tamanho máximo de filas foi de 84.48 m, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho máximo de filas foi de 31.35 m, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tamanho máximo de filas foi de 98.03 m.
A mecanismo de avaliação em pontos espefíficoss Data Collectiojn Point do VISSIM avalia medidas de volume veicular, velocidade média, atraso médio em fila e taxa de ocoupação imediatamente anteriores ao ponto especificado
Os dados demonstram que:
Na aproximação ArmandoBarbedo no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o volume médio veicular foi de 213 veículos/h, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o volume médio veicular foi de 206 veículos/h, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular foi de 212 veículos/h, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular foi de 213 veículos/h.
Na aproximação WenceslauBC no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o volume médio veicular foi de 2692 veículos/h, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o volume médio veicular foi de 2473 veículos/h, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular foi de 2702 veículos/h, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular foi de 2702 veículos/h.
Na aproximação WenceslauBCFTP no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o volume médio veicular foi de 2814 veículos/h, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o volume médio veicular foi de 2588 veículos/h, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular foi de 2822 veículos/h, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular foi de 2823 veículos/h.
Na aproximação WenceslauCB no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o volume médio veicular foi de 1065 veículos/h, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o volume médio veicular foi de 1035 veículos/h, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular foi de 1079 veículos/h, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular foi de 1066 veículos/h.
Os dados demonstram que:
Na aproximação ArmandoBarbedo no cenário Cem Segundos e Dois Estágios a velocidade média veicular foi de 19.43 km/h, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios a velocidade média veicular foi de 19.2 km/h, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a velocidade média veicular foi de 17.54 km/h, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a velocidade média veicular foi de 18.47 km/h.
Na aproximação WenceslauBC no cenário Cem Segundos e Dois Estágios a velocidade média veicular foi de 23.45 km/h, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios a velocidade média veicular foi de 24.27 km/h, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a velocidade média veicular foi de 23.74 km/h, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a velocidade média veicular foi de 23.74 km/h.
Na aproximação WenceslauBCFTP no cenário Cem Segundos e Dois Estágios a velocidade média veicular foi de 24.44 km/h, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios a velocidade média veicular foi de 24.66 km/h, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a velocidade média veicular foi de 24.34 km/h, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a velocidade média veicular foi de 24.4 km/h.
Na aproximação WenceslauCB no cenário Cem Segundos e Dois Estágios a velocidade média veicular foi de 22.74 km/h, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios a velocidade média veicular foi de 24.21 km/h, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a velocidade média veicular foi de 24.52 km/h, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a velocidade média veicular foi de 22.8 km/h.
Os dados demonstram que:
Na aproximação ArmandoBarbedo no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o atraso médio veicular foi de 29.86 s, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o atraso médio veicular foi de 34.48 s, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o atraso médio veicular foi de 44.44 s, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o atraso médio veicular foi de 30.15 s.
Na aproximação WenceslauBC no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o atraso médio veicular foi de 35.04 s, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o atraso médio veicular foi de 83.99 s, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o atraso médio veicular foi de 35.66 s, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o atraso médio veicular foi de 35.55 s.
Na aproximação WenceslauBCFTP no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o atraso médio veicular foi de 35.28 s, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o atraso médio veicular foi de 81.8 s, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o atraso médio veicular foi de 36.58 s, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o atraso médio veicular foi de 35.8 s.
Na aproximação WenceslauCB no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o atraso médio veicular foi de 29.85 s, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o atraso médio veicular foi de 26.06 s, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o atraso médio veicular foi de 20.09 s, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o atraso médio veicular foi de 28.37 s.
Os dados demonstram que:
Na aproximação ArmandoBarbedo no cenário Cem Segundos e Dois Estágios a taxa de ocupacão veicular foi de 3.62 %, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios a taxa de ocupacão veicular foi de 3.49 %, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a taxa de ocupacão veicular foi de 4.05 %, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a taxa de ocupacão veicular foi de 3.97 %.
Na aproximação WenceslauBC no cenário Cem Segundos e Dois Estágios a taxa de ocupacão veicular foi de 40.14 %, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios a taxa de ocupacão veicular foi de 32.8 %, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a taxa de ocupacão veicular foi de 37.78 %, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a taxa de ocupacão veicular foi de 37.72 %.
Na aproximação WenceslauBCFTP no cenário Cem Segundos e Dois Estágios a taxa de ocupacão veicular foi de 43.72 %, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios a taxa de ocupacão veicular foi de 36.4 %, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a taxa de ocupacão veicular foi de 51.98 %, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a taxa de ocupacão veicular foi de 51.78 %.
Na aproximação WenceslauCB no cenário Cem Segundos e Dois Estágios a taxa de ocupacão veicular foi de 13.94 %, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios a taxa de ocupacão veicular foi de 15.04 %, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a taxa de ocupacão veicular foi de 15.82 %, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) a taxa de ocupacão veicular foi de 14.06 %.
Os tempos de percurso Vehicle Travel Time calcula a performance entre duas seções da rede, fornecendo valores como tempo de viagem, distância percorrida e número de veículos que atravessaram o trecho definido pelas seções.
Os dados demonstram que:
No trecho ArmandoBarbedo-WenceslauBairro no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tempo médio veicular foi de 104.43 s no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tempo médio veicular foi de 111.54 s no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tempo médio veicular foi de 109.81 s e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tempo médio veicular foi de 94.87 s.
No trecho ArmandoBarbedo-WenceslauCentro no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tempo médio veicular foi de 118.35 s no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tempo médio veicular foi de 104.53 s no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tempo médio veicular foi de 132.47 s e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tempo médio veicular foi de 116.21 s.
No trecho WenceslauBC no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tempo médio veicular foi de 112.05 s no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tempo médio veicular foi de 138.52 s no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tempo médio veicular foi de 110.53 s e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tempo médio veicular foi de 110.46 s.
No trecho WenceslauCB no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o tempo médio veicular foi de 100.35 s no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o tempo médio veicular foi de 94.39 s no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tempo médio veicular foi de 79.91 s e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o tempo médio veicular foi de 98.87 s.
Os dados demonstram que:
No trecho ArmandoBarbedo-WenceslauBairro no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o volume médio veicular no trecho foi de 84 veículosh/, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o volume médio veicular no trecho foi de 81 veículosh/, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular no trecho foi de 83 veículosh/, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular no trecho foi de 84 veículos/h.
No trecho ArmandoBarbedo-WenceslauCentro no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o volume médio veicular no trecho foi de 118 veículosh/, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o volume médio veicular no trecho foi de 115 veículosh/, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular no trecho foi de 117 veículosh/, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular no trecho foi de 118 veículos/h.
No trecho WenceslauBC no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o volume médio veicular no trecho foi de 2666 veículosh/, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o volume médio veicular no trecho foi de 2441 veículosh/, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular no trecho foi de 2678 veículosh/, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular no trecho foi de 2678 veículos/h.
No trecho WenceslauCB no cenário Cem Segundos e Dois Estágios o volume médio veicular no trecho foi de 920 veículosh/, no cenário Cento e Dez Segundos e Três Estágios o volume médio veicular no trecho foi de 884 veículosh/, no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular no trecho foi de 925 veículosh/, e no cenário Cem Segundos e Quatro Estágios (A) o volume médio veicular no trecho foi de 921 veículos/h.
## Warning: package 'pander' was built under R version 3.6.3
R version 3.6.2 (2019-12-12)
Platform: x86_64-w64-mingw32/x64 (64-bit)
locale: LC_COLLATE=Portuguese_Brazil.1252, LC_CTYPE=Portuguese_Brazil.1252, LC_MONETARY=Portuguese_Brazil.1252, LC_NUMERIC=C and LC_TIME=Portuguese_Brazil.1252
attached base packages:
other attached packages:
loaded via a namespace (and not attached):