Introdução

O relatório irá explorar sobre aspectos climáticos de três cidades paraibanas, sendo elas: João Pessoa, localizada no litoral do estado, Campina Grande, mais conhecida como Rainha da Borborema e localizada no agreste paraibano e, por fim, a cidade de Patos, localizada no sertão da Paraíba. Ao longo do relatório vamos observar um pouco os diferentes comportamentos do clima pelo estado, já que cada cidade analisada está em uma microrregião.

Diante disso, o dado que será usado vêm do BDMEP, no qual foi selecionada a estação convencional em João Pessoa, Campina Grande e Patos - PB, e os csvs foram baixados desde 2010.

Dados

Foi selecionado o ano de 2019 para mostrar como os dados de clima está estruturado na tabela utilizada pela análise:

Antes de começar a análise, algo interessante é verificar se há dados faltantes, já que a falta de alguns dados pode interferir nos resultados. Para isso, foi calculado o número de linhas do dado completo, que por sua vez possui 1761 linhas, no entanto ao retirar linhas que possuem dados faltantes tem-se que o dado possui 1638 linhas. Dessa forma, nas análises a seguir os dados faltantes foram retirados.

Análise

Com os dados em mãos, vamos começar a explorá-lo. Uma das variáveis disponibilizadas é o vento médio. Sabendo disso, como foi o comportamento do vento das 3 cidades para o ano de 2019?

Pode-se obervar que João Pessoa é a cidade que tem medidas de vento mais baixas, variando com medidas de um pouco mais de 1 e menos que 3. Já Patos apresenta huma homogeneadade nessa medida, tendo pontos expalhados por maior parte do gráfico. Por fim, Campina Grande possui as maiores medidas de vento entre as 3 cidades, variando entre um pouco menos de 3 e atingindo até 6.

Sabendo que nos nos meses de janeiro e fevereiro, o Nordeste é bem quente e muito procurado para férias de verão, como varia o calor das 3 cidades nos últimos anos?

É válido lembrar que esse gráfico possui registros de 2009 até 2021. Com a visualização acima pode-se ver que Campina Grande tem os menores registros de temperatura, com variações entre 23ºC e 29ºC. Por outro lado, João Pessoa condensa suas temperatura entre 27º e 32ºC. Mas a campeã em temperatura altas é a cidade de Patos, localizada no sertão do estado e chegando a atingir marcas de temperatura próximas a 32.5ºC.

E como a temperatura dessas cidades se comportam no mês junho?

Assim como na análise anterior, estão sendo utilizados dados de 2009 a 2021. Como pode-se observar Patos e João Pessoa possuem registros bem parecidos e com temperatura altas. Por outro lado, a Rainha da Borborema é o inverso, registrando nos termômetros temperatura mais baixas, bem propício para uma festa junina :)

Bem, foi uma análise bem rápida, espero que tenha dado para entender um pouco sobre o comportamento climático de diferentes cidades da Paraíba.