library(tidyverse)
clima_jp_cg_pt = read_csv(("tempo-jp-cg-pt.csv"),
col_types = cols(
cidade = col_character(),
semana = col_date(format = ""),
temp_max = col_double(),
temp_media = col_double(),
temp_min = col_double(),
vento_medio = col_double(),
vento_max = col_double(),
umidade = col_double(),
chuva = col_double(),
ano = col_integer(),
mes = col_integer()
))
clima = clima_jp_cg_pt %>%
filter(ano == 2019)
No gráfico da Figura 1, temos visualmente os indícios que respaldam as diferenças da velocidade do vento nas três cidades da Paraíba no ano de 2019. O gráfico exibe os resultados da velocidade do vento em metros por segundo (m/s): 1 m/s = 3.6 km/h, 2 m/s = 7.2 km/h, 3 m/s = 10.8 km/h, 4 m/s = 14.4 km/h, 5 m/s = 18 km/h e 6 m/s = 21.6 km/h.
Analizando o gráfico é possível obsevar a discrepância da velocidade do vento de João Pessoa comparado com Patos e Campina Grande. A velocidade do vento de João Pessoa está mais concentrado entre 1 e 3 em metros por segundo (m/s) enquanto a velocidade do vento em Campina Grande, são evidência que o vento está mais concentrado entre 3 e 5 em metros por segundo (m/s) e Patos são evidência que o vento está mais concentrado entre 1.5 e 5 em metros por segundo (m/s) conforme a ilustração do gráfico.
clima %>%
ggplot(mapping = aes(x = vento_medio, y = cidade)) +
geom_jitter(height = .1, color = "#CC0808", alpha = .4)+
theme_grey()+
labs(title= "Velocidade do vento das três cidades da Paraíba")+
labs(
y = "",
x = "Velocidade do vento em metros por segundo (m/s)"
)
No box plot da Figura 2, temos visualmente os indícios que respaldam as diferenças de temperatura máxima entre as três cidades da Paraíba. No primeiro box plots referente a Patos, observa-se nele, a linha central mais escura, o valor da mediana com temperatura aproximadamente de 36.6 ºC. A base da caixa refere-se ao primeiro quartil com temperatura aproximadamente de 35.3 ºC. O topo da caixa refere-se ao terceiro quartil com temperatura aproximadamente de 37.1 ºC. Enquanto que as extremidades inferiores e superiores apontam o valor mínimo aproximadamente de 33.5 ºC. e máximo aproximadamente de 38 ºC.
Analisando os box plot é possível observar que Patos está 25% acima da temperatura de João Pessoa e Campina Grande. Observa-se que a mediana da temperatura de João Pessoa coincide aproximadamente com a mediana de Campina Grande, também o primeiro quartil, terceiro quartil e a extremidades superiores máximas. Além disso, são evidência que a temperatura nessas cidade são parecidas no período de janeiro e fevereiro nos últimos anos conforme ilustrado neste box plot.
clima_jp_cg_pt %>%
filter(ano > 2009, ano < 2021,mes>=1,mes<=2) %>%
ggplot(aes(x = reorder(cidade,-temp_media, FUN = median), y=temp_max))+
geom_boxplot(fill = "#6CC4E6", color = "black")+
theme_grey()+
stat_boxplot(geom = "errorbar",width = 0.2)+
labs(title= "Comparação entre a temperatura máxima das três cidades da Paraíba")+
labs(
y = "Temperatura máxima ºC",
x = ""
)
## Warning: Removed 2 rows containing non-finite values (stat_boxplot).
## Warning: Removed 2 rows containing non-finite values (stat_boxplot).
O gráfico 3 apresenta como a umidade das três cidades da Paraíba variou ao longo de 2019. A ilustração do gráfico quando estudado separadamente para identificar variação ao longo de 2019, a cidade de Patos evidência que deve a menor umidade comparado com as cidade de Campina Grande e João pessoa. Além disso, são evidência que a umidade da cidade de João Pessoa e Campina grande são parecidas ao longo de 2019. Conclui-se apenas a discrepância da umidade na cidade de Patos com relação as outras cidades. Já gráfico 4, obseva-se a comparação da umidade da cidade de Patos ao de dez anos. Analizando as variação do gráfico 4 ao longo dos útimos dez anos, são evidência que o ano de 2019 deve umidade relativamente mais baixa conforme ilustrado neste gráfico.
clima %>%
ggplot(aes(x = semana, y = umidade, color = cidade)) +
facet_wrap(~ cidade, ncol = 1) +
theme_grey()+
geom_point()+
labs(title= "Comparação entre a umidade das três cidades da Paraíba no ano de 2019")+
labs(
y = "Umidade (%)",
x = ""
)
clima_jp_cg_pt %>%
filter(cidade == "Patos", ano > 2009, ano <= 2019) %>%
ggplot(aes(x = umidade)) +
theme_gray()+
facet_wrap(~ ano)+
geom_histogram(binwidth = 2, fill = "#347EA3", color = "black")+
labs(title= "Umidade da cidade de Patos ao longo de dez anos - PB")+
labs(x = "Umidade (%)", y="")
No box plot da Figura 5, temos visualmente os indícios de comparação de temperatura média em junho entre as três cidades da Paraíba. O box plots referente a Campina Grande, observa-se nele, a linha central mais escura, o valor da mediana com temperatura aproximadamente de 23.1 ºC. A base da caixa refere-se ao primeiro quartil com temperatura aproximadamente de 22.5 ºC. O topo da caixa refere-se ao terceiro quartil com temperatura aproximadamente de 23.5 ºC. Enquanto que as extremidades inferiores e superiores apontam o valor mínimo aproximadamente de 22 ºC. e máximo aproximadamente de 24.5 ºC. Alem disso, obseva-se um pico máximo aproximadamente de 25.8 ºC e um mínimo aproximadamente de 21 ºC.
Analisando os box plot é possível observar que Campina Grande está 25% abaixo da temperatura de João Pessoa e Patos. Observa-se que o primeiro quartil da temperatura de João Pessoa coincide com o primeiro quartil de Patos e o terceiro quartil de João Pessoa coincide com a mediana de Patos. Além disso, são evidência que a temperatura média das cidade de João Pessoa e Patos são parecidas no período de junho nos últimos anos e a cidade de Campina Grande é mais fria em comparação com as outras cidades conforme ilustrado neste box plot.
semana_junho = clima_jp_cg_pt %>%
filter(mes == 6)
semana_junho %>%
ggplot(mapping = aes( x = temp_media,y = cidade)) +
geom_boxplot(fill = "cyan2", color = "black")+
theme_gray()+
stat_boxplot(geom = "errorbar",width = 0.2)+
labs(title= "Temperatura média das três cidades da Paraíba no mês de junho")+
labs(
y = "",
x = "Temperatura média ºC"
)
## Warning: Removed 4 rows containing non-finite values (stat_boxplot).
## Warning: Removed 4 rows containing non-finite values (stat_boxplot).