load("C:/Users/jcastra6/Desktop/estatistica/Base_de_dados-master/Titanic.RData")
View(Titanic)
summary(Titanic)
## Classe Idade Sexo Sobreviveu
## Tripulação:885 criança: 109 Feminino : 470 Não sobreviveu:1490
## Primeira :324 adulto :2091 Masculino:1730 Sobreviveu : 710
## Segunda :285
## Terceira :706
#Sobreviveu #Idade
library(dplyr)
##
## Attaching package: 'dplyr'
## The following objects are masked from 'package:stats':
##
## filter, lag
## The following objects are masked from 'package:base':
##
## intersect, setdiff, setequal, union
tabela1 <- Titanic %>% select(Sobreviveu, Idade) %>% table()
tabela1
## Idade
## Sobreviveu criança adulto
## Não sobreviveu 52 1438
## Sobreviveu 57 653
round(prop.table(tabela1,1)*100,1)
## Idade
## Sobreviveu criança adulto
## Não sobreviveu 3.5 96.5
## Sobreviveu 8.0 92.0
round(prop.table(tabela1,2)*100,1)
## Idade
## Sobreviveu criança adulto
## Não sobreviveu 47.7 68.8
## Sobreviveu 52.3 31.2
barplot(tabela1, beside = TRUE, col = c("black","tomato1"), main = "Análise Bivariada", horiz = TRUE, legend.text = TRUE)
Podemos concluir de acordo com a tabela de contingência que dos sobreviventes, 92% eram adultos e 8% eram crianças. Dos que não sobreviveram 96,5% eram adultos e 3,5% eram crianças. Sendo assim existiam mais adultos sobreviventes do que crianças, porém existiam também mais adultos mortos do que crianças mortas.
Com base na segunda tabela, de proporção, podemos concluir que sobreviveram mais da metade das crianças, 52,3% das crianças e morreram 47,7% delas. Quanto dos adultos morreram 68,8% deles e sobreviveram apenas 31,2%. É possível ver que morreram proporcionalmente mais adultos do que crianças.
Com a ajuda do gráfico de Barras, podemos notar que havia uma maior população adulta no navio e que o número de não-sobreviventes-adultos é mais que o dobro de sobreviventes-adultos.Enquanto para a população infantil não existe tanta diferença ( 57 sobreviventes e 52 não-sobreviventes).