Escolhi a base de dados df_pokemon.RData pois ela é de grande interesse pessoal para mim. Cresci jogando os jogos de pokémon e continuo jogando até hoje, e sempre me vejo procurando dados sobre os pokemons em páginas como a bulbapedia para desenvolver as melhores estratégias na hora de montar a equipe de até 6 pokémons que podem ser usados nas batalhas.
Analisei a variável weight, o peso dos pokémons, que na base de dados é representado por quilos x 10. Meu objetivo com a análise era conferir se o nome completo da franquia em japonês, pocket monsters, traduzido aproximadamente como “monstros de bolso”, é representado no peso individual dos pokémons.
Um Snorlax
load("/home/rafael/Downloads/Base_de_dados-master/df_pokemon.RData")
pokepeso<-(df$weight)
summary(pokepeso)
## Min. 1st Qu. Median Mean 3rd Qu. Max.
## 1.0 95.0 280.0 568.2 609.5 9500.0
Analisando o sumário dos dados escolhidos podemos ver que o valor máximo é distante da média, e que a mediana é menos do que a metade da média, mostrando que pode haver outliers consideráveis na base de dados.
hist(pokepeso,
col = "yellow2",
main= "Histograma do peso dos pokémons",
xlab="Peso em Kg*10",
ylab="Frequência",
ylim=c(0,700))
Podemor ver que a esmagadora maioria dos pokémons tem até 100 quilogramas, com uma quantidade considerável entre 100 e 400 quilogramas e alguns chegando a quase 1000.
boxplot(pokepeso,
col="red3",
main= "Boxplot do peso dos pokémons",
ylab="Peso (kg*10)")
boxplot(pokepeso,
col="blue4",
main= "Boxplot do peso dos pokémons até 150 kg",
ylab="Peso (kg*10) ",
ylim=c(0,1500))
No primeiro Boxplot, temos alguns outliers distantes atrapalhando a visualização do gráfico, então plotei um segundo Boxplot com os pesos até 150 kg para melhor analisar os quartis.
No Boxplot podemos ter a confirmação das suspeitas trazidas pelo sumário: existem outliers viesando bastante a média, tornando a mediana mais confiável para ter uma ideia geral das amostras dessa variável específica. Mesmo considerando os outliers, é difícil afirmar que muitos pokémons caberiam no bolso, não fosse o armazenamento das pokébolas, pois analisando o terceiro quartil temos muitos pokémons de 28 até 60 quilos. Embora esse peso seja pequeno quando comparado aos outliers de quase 1000 quilogramas, ainda apresentam uma carga considerável para qualquer treinador humano.