#Base de dados

load("C:/Users/User/Desktop/Base_de_dados-master/df_pokemon.RData")

#Histograma

hist(df$attack,main = "Histograma dos ataques", xlab = "ataque", ylab = "frequência", col = "blue", ylim =c (0, 200), xlim =c (0,200))

Com o histograma podemos obsevar que boa parte dos pokemóns possui um poder de ataque entre 50 e 100, isso se torna visível apartir da compreensão do gráfico . A frequência representa quantos pokemóns existem com determinada força de ataque,por isso conseguimos vizualizar que a grande maioria se encontra no meio do eixo de ataque(x), com ataques variando de 50 a 100. O histograma também nos permite vizualizar que os pokemóns mais “poderosos” são mais raros, pois não chegam nem a 50 no eixo y. O extremo também é interessante, são poucos os pokemóns que não têm uma força de ataque superior a 50.

#Boxplot

boxplot(df$attack, col = "red")

O boxplot é uma ferramenta de análise que nos permite vizualizar não só a concetração de pokemóns em determinado quartil como também, demonstra os pokemóns que são outliers aqueles com poderes “fora da curva”. O gráfico decaixa nos mostra os elementos que constituem a análise de nosso resumo: o mínimo, o primeiro quartil, a mediana, a média, o terceiro quartil e o máximo.A linha do meio (preta) nos mostra a mediana de nossa análise.

#Resumo dos dados

summary(df$attack)
##    Min. 1st Qu.  Median    Mean 3rd Qu.    Max. 
##    5.00   53.00   73.00   74.85   95.00  165.00

O resumo nos permite vizualizar de maneira bem simples 6 pontos interessantes dentro da estatística: mínimo, primeiro quartil(25%), mediana, média, terceiro quartil(75%), máximo. O pokemón mais fraco apresenta 5 pontos de força,conforme podemos ver no resumo. No primeiro quartil os pokemóns têm aproximadamente de 53 a 73 de pontos de força de ataque. O elemento que está exatamente no meio do rol dos pokemóns, possui 73 pontos de força de ataque, sendo assim a mediana de nossa análise. A média encontrada no resumo foi de 74.85, que representa o valor de força que não torna nem forte e nem fraco determinado pokemón, pois é exatamente equivalente ao poder de boa parte deles. No terceiro quartil os pokemóns ali representados já são mais fortes do que os demais, pois seu poder de ataque já é maior do que a média dos pokemóns. No máximo, conseguimos observar os pokemóns outliers, aqueles que são os mais fortes de todos e são raríssimos de se encontar. Os outliers são do grupo de pokemóns que todo mundo quer ter, mas poucos conseguem tamanha é sua raridade e força.