O presente estudo visa avaliar a performance da rede viária nas aproximações do cruzamento da Rua Múcio Teixeira com Av. Bastian em função da necessidade de avaliação de inserção de semáforo na referida interseção.
Foram avaliados seis cenários abaixo descritos:
O Cenário Atual Manhã e Tarde visa representar a situação atual de tráfego sem programação semafórica.
O Cenário Dois visa representar a situação de um semáforo de 2 tempos no cruzamento da Rua Múcio Teixeira com Av. Bastian tendo o tempo de ciclo ótimo mínimo, TC=45s, durante o pico manhã das 08:00h às 09:00h. Estágio 1 da R. Múcio Teixeira com 22s de verde + 4s de amarelo e 3s de vermelhor geral, enquanto no Estágio 2 da Av. Bastian com 10s de verde + 3s de amarelo e 3s de vermelho geral.
O Cenário Dois visa representar a situação de um semáforo de 2 tempos no cruzamento da Rua Múcio Teixeira com Av. Bastian tendo o tempo de ciclo da rede da Av. Ipiranga, TC=110s, durante o pico manhã das 08:00h às 09:00h. Estágio 1 da R. Múcio Teixeira com 78s de verde + 4s de amarelo e 3s de vermelhor geral, enquanto no Estágio 2 da Av. Bastian com 19s de verde + 3s de amarelo e 3s de vermelho geral.
O Cenário Dois visa representar a situação de um semáforo de 2 tempos no cruzamento da Rua Múcio Teixeira com Av. Bastian tendo o tempo de ciclo ótimo mínimo, TC=66s, durante o pico tarde das 17:45h às 18:45h. Estágio 1 da R. Múcio Teixeira com 40s de verde + 4s de amarelo e 3s de vermelhor geral, enquanto no Estágio 2 da Av. Bastian com 13s de verde + 3s de amarelo e 3s de vermelho geral.
O Cenário Dois visa representar a situação de um semáforo de 2 tempos no cruzamento da Rua Múcio Teixeira com Av. Bastian tendo o tempo de ciclo da rede da Av. Ipiranga, TC=110s, durante o pico tarde das 17:45h às 18:45h. Estágio 1 da R. Múcio Teixeira com 73s de verde + 4s de amarelo e 3s de vermelhor geral, enquanto no Estágio 2 da Av. Bastian com 24s de verde + 3s de amarelo e 3s de vermelho geral.
Como não foram encontradas pesquisas de contagem de pedestres por ciclo no local foram simulados cinco cenários com diferentes distribuições de tempo semafórico que consideram o acréscimo de tempo de ciclo em função do semaforo e pedestres atuado. Na configuração atual foi considerado um cenário em que não há ativação do semáforo dada a inexistência de botoeira pra este fim; nas demais configurações alternativas, foi elaborada a aleatorização que considera que 50% dos ciclos com ativação do tempo semafórico para pedestres; diferindo os cenários pelo tempo de ciclo e turno.
A mecanismo de avaliação de filas queue counter do VISSIM avalia medidas de tamanhos de fila, fornecendo informações como tamanho médio, mínimo e máximo de filas. No presente estudo, como medidas de desempenho, foram avaliados os tamanhos médios e máximos de finas nas aproximações dos dois cruzamentos avaliados nos quatro cenários definidos.
##
## Attaching package: 'dplyr'
## The following objects are masked from 'package:stats':
##
## filter, lag
## The following objects are masked from 'package:base':
##
## intersect, setdiff, setequal, union
Os dados demonstram que:
Na aproximação Bastian-LO no cenário Manhã TC=45s o tamanho médio de filas foi de 3.37 m, no cenário Manhã TC=110s o tamanho médio de filas foi de 10.49 m, no cenário Tarde TC=66s o tamanho médio de filas foi de 14.55 m, no cenário Tarde TC=110s o tamanho médio de filas foi de 20.9 m, no cenário Tarde Atual o tamanho médio de filas foi de 3.64 m, e no cenário Manhã Atual o tamanho médio de filas foi de 0.83 m.
Na aproximação Bastian-OL no cenário Manhã TC=45s o tamanho médio de filas foi de 1.76 m, no cenário Manhã TC=110s o tamanho médio de filas foi de 6.3 m, no cenário Tarde TC=66s o tamanho médio de filas foi de 6.49 m, no cenário Tarde TC=110s o tamanho médio de filas foi de 10.23 m, no cenário Tarde Atual o tamanho médio de filas foi de 0.73 m, e no cenário Manhã Atual o tamanho médio de filas foi de 0.28 m.
Na aproximação Mucio-BC no cenário Manhã TC=45s o tamanho médio de filas foi de 32.53 m, no cenário Manhã TC=110s o tamanho médio de filas foi de 14.85 m, no cenário Tarde TC=66s o tamanho médio de filas foi de 8.96 m, no cenário Tarde TC=110s o tamanho médio de filas foi de 10.27 m, no cenário Tarde Atual o tamanho médio de filas foi de 0.33 m, e no cenário Manhã Atual o tamanho médio de filas foi de 1.52 m.
Na aproximação Mucio-CB no cenário Manhã TC=45s o tamanho médio de filas foi de 25.74 m, no cenário Manhã TC=110s o tamanho médio de filas foi de 0.3 m, no cenário Tarde TC=66s o tamanho médio de filas foi de 65.99 m, no cenário Tarde TC=110s o tamanho médio de filas foi de 3.55 m, no cenário Tarde Atual o tamanho médio de filas foi de 16.71 m, e no cenário Manhã Atual o tamanho médio de filas foi de 0.28 m.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Bastian-LO no cenário Manhã TC=45s o tamanho máximo de filas foi de 4.67 m, no cenário Manhã TC=110s o tamanho máximo de filas foi de 12.12 m, no cenário Tarde TC=66s o tamanho máximo de filas foi de 17.02 m, no cenário Tarde TC=110s o tamanho máximo de filas foi de 26.69 m, no cenário Tarde Atual o tamanho máximo de filas foi de 5.97 m, e no cenário Manhã Atual o tamanho máximo de filas foi de 1.46 m.
Na aproximação Bastian-OL no cenário Manhã TC=45s o tamanho máximo de filas foi de 2.04 m, no cenário Manhã TC=110s o tamanho máximo de filas foi de 8.14 m, no cenário Tarde TC=66s o tamanho máximo de filas foi de 7.46 m, no cenário Tarde TC=110s o tamanho máximo de filas foi de 11.6 m, no cenário Tarde Atual o tamanho máximo de filas foi de 3.34 m, e no cenário Manhã Atual o tamanho máximo de filas foi de 1.13 m.
Na aproximação Mucio-BC no cenário Manhã TC=45s o tamanho máximo de filas foi de 58.66 m, no cenário Manhã TC=110s o tamanho máximo de filas foi de 19.6 m, no cenário Tarde TC=66s o tamanho máximo de filas foi de 11.46 m, no cenário Tarde TC=110s o tamanho máximo de filas foi de 12.46 m, no cenário Tarde Atual o tamanho máximo de filas foi de 4.3 m, e no cenário Manhã Atual o tamanho máximo de filas foi de 4.67 m.
Na aproximação Mucio-CB no cenário Manhã TC=45s o tamanho máximo de filas foi de 39.86 m, no cenário Manhã TC=110s o tamanho máximo de filas foi de 0.98 m, no cenário Tarde TC=66s o tamanho máximo de filas foi de 86.17 m, no cenário Tarde TC=110s o tamanho máximo de filas foi de 11.74 m, no cenário Tarde Atual o tamanho máximo de filas foi de 37.55 m, e no cenário Manhã Atual o tamanho máximo de filas foi de 0.79 m.
A mecanismo de avaliação em pontos espefíficoss Data Collectiojn Point do VISSIM avalia medidas de volume veicular, velocidade média, atraso médio em fila e taxa de ocoupação imediatamente anteriores ao ponto especificado
Os dados demonstram que:
Na aproximação Bastian-LO,Bastian-LO no cenário Manhã TC=45s o volume médio veicular foi de 151 veículos/h, no cenário Manhã TC=110s o volume médio veicular foi de 151 veículos/h, no cenário Tarde TC=66s o volume médio veicular foi de 257 veículos/h, no cenário Tarde TC=110s o volume médio veicular foi de 251 veículos/h, no cenário Manhã Atual o volume médio veicular foi de 224 veículos/h, e no cenário Tarde Atual o volume médio veicular foi de 146 veículos/h.
Na aproximação Bastian-OL,Bastian-OL no cenário Manhã TC=45s o volume médio veicular foi de 95 veículos/h, no cenário Manhã TC=110s o volume médio veicular foi de 93 veículos/h, no cenário Tarde TC=66s o volume médio veicular foi de 161 veículos/h, no cenário Tarde TC=110s o volume médio veicular foi de 158 veículos/h, no cenário Manhã Atual o volume médio veicular foi de 142 veículos/h, e no cenário Tarde Atual o volume médio veicular foi de 92 veículos/h.
Na aproximação Mucio-BC no cenário Manhã TC=45s o volume médio veicular foi de 675 veículos/h, no cenário Manhã TC=110s o volume médio veicular foi de 689 veículos/h, no cenário Tarde TC=66s o volume médio veicular foi de 569 veículos/h, no cenário Tarde TC=110s o volume médio veicular foi de 568 veículos/h, no cenário Manhã Atual o volume médio veicular foi de 495 veículos/h, e no cenário Tarde Atual o volume médio veicular foi de 656 veículos/h.
Na aproximação Mucio-CB no cenário Manhã TC=45s o volume médio veicular foi de 497 veículos/h, no cenário Manhã TC=110s o volume médio veicular foi de 509 veículos/h, no cenário Tarde TC=66s o volume médio veicular foi de 707 veículos/h, no cenário Tarde TC=110s o volume médio veicular foi de 718 veículos/h, no cenário Manhã Atual o volume médio veicular foi de 623 veículos/h, e no cenário Tarde Atual o volume médio veicular foi de 534 veículos/h.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Bastian-LO,Bastian-LO no cenário Manhã TC=45s a velocidade média veicular foi de 20.14 km/h, no cenário Manhã TC=110s a velocidade média veicular foi de 24 km/h, no cenário Tarde TC=66s a velocidade média veicular foi de 23.58 km/h, no cenário Tarde TC=110s a velocidade média veicular foi de 25.72 km/h, no cenário Manhã Atual a velocidade média veicular foi de 18.79 km/h, e no cenário Tarde Atual a velocidade média veicular foi de 22.77 km/h.
Na aproximação Bastian-OL,Bastian-OL no cenário Manhã TC=45s a velocidade média veicular foi de 19.75 km/h, no cenário Manhã TC=110s a velocidade média veicular foi de 22.04 km/h, no cenário Tarde TC=66s a velocidade média veicular foi de 21.48 km/h, no cenário Tarde TC=110s a velocidade média veicular foi de 23.67 km/h, no cenário Manhã Atual a velocidade média veicular foi de 24.91 km/h, e no cenário Tarde Atual a velocidade média veicular foi de 24.96 km/h.
Na aproximação Mucio-BC no cenário Manhã TC=45s a velocidade média veicular foi de 26.42 km/h, no cenário Manhã TC=110s a velocidade média veicular foi de 28.67 km/h, no cenário Tarde TC=66s a velocidade média veicular foi de 28.5 km/h, no cenário Tarde TC=110s a velocidade média veicular foi de 29.14 km/h, no cenário Manhã Atual a velocidade média veicular foi de 30.72 km/h, e no cenário Tarde Atual a velocidade média veicular foi de 29.86 km/h.
Na aproximação Mucio-CB no cenário Manhã TC=45s a velocidade média veicular foi de 27.08 km/h, no cenário Manhã TC=110s a velocidade média veicular foi de 31.14 km/h, no cenário Tarde TC=66s a velocidade média veicular foi de 27.9 km/h, no cenário Tarde TC=110s a velocidade média veicular foi de 29.9 km/h, no cenário Manhã Atual a velocidade média veicular foi de 25.01 km/h, e no cenário Tarde Atual a velocidade média veicular foi de 29.74 km/h.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Bastian-LO,Bastian-LO no cenário Manhã TC=45s o atraso médio veicular foi de 13.54 s, no cenário Manhã TC=110s o atraso médio veicular foi de 38.62 s, no cenário Tarde TC=66s o atraso médio veicular foi de 29.79 s, no cenário Tarde TC=110s o atraso médio veicular foi de 41.29 s, no cenário Manhã Atual o atraso médio veicular foi de 7.85 s, e no cenário Tarde Atual o atraso médio veicular foi de 2.75 s.
Na aproximação Bastian-OL,Bastian-OL no cenário Manhã TC=45s o atraso médio veicular foi de 11.74 s, no cenário Manhã TC=110s o atraso médio veicular foi de 39.27 s, no cenário Tarde TC=66s o atraso médio veicular foi de 23.42 s, no cenário Tarde TC=110s o atraso médio veicular foi de 35.65 s, no cenário Manhã Atual o atraso médio veicular foi de 3.12 s, e no cenário Tarde Atual o atraso médio veicular foi de 1.6 s.
Na aproximação Mucio-BC no cenário Manhã TC=45s o atraso médio veicular foi de 22.82 s, no cenário Manhã TC=110s o atraso médio veicular foi de 15.23 s, no cenário Tarde TC=66s o atraso médio veicular foi de 13.63 s, no cenário Tarde TC=110s o atraso médio veicular foi de 14.76 s, no cenário Manhã Atual o atraso médio veicular foi de 7.05 s, e no cenário Tarde Atual o atraso médio veicular foi de 8.64 s.
Na aproximação Mucio-CB no cenário Manhã TC=45s o atraso médio veicular foi de 31.2 s, no cenário Manhã TC=110s o atraso médio veicular foi de 17.26 s, no cenário Tarde TC=66s o atraso médio veicular foi de 44.27 s, no cenário Tarde TC=110s o atraso médio veicular foi de 26.08 s, no cenário Manhã Atual o atraso médio veicular foi de 25.8 s, e no cenário Tarde Atual o atraso médio veicular foi de 16.37 s.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Bastian-LO,Bastian-LO no cenário Manhã TC=45s a taxa de ocupacão veicular foi de 3.86 %, no cenário Manhã TC=110s a taxa de ocupacão veicular foi de 2.89 %, no cenário Tarde TC=66s a taxa de ocupacão veicular foi de 5.42 %, no cenário Tarde TC=110s a taxa de ocupacão veicular foi de 4.95 %, no cenário Manhã Atual a taxa de ocupacão veicular foi de 34.86 %, e no cenário Tarde Atual a taxa de ocupacão veicular foi de 19.36 %.
Na aproximação Bastian-OL,Bastian-OL no cenário Manhã TC=45s a taxa de ocupacão veicular foi de 2.19 %, no cenário Manhã TC=110s a taxa de ocupacão veicular foi de 1.88 %, no cenário Tarde TC=66s a taxa de ocupacão veicular foi de 3.67 %, no cenário Tarde TC=110s a taxa de ocupacão veicular foi de 3.47 %, no cenário Manhã Atual a taxa de ocupacão veicular foi de 9.76 %, e no cenário Tarde Atual a taxa de ocupacão veicular foi de 8.92 %.
Na aproximação Mucio-BC no cenário Manhã TC=45s a taxa de ocupacão veicular foi de 12.53 %, no cenário Manhã TC=110s a taxa de ocupacão veicular foi de 12 %, no cenário Tarde TC=66s a taxa de ocupacão veicular foi de 9.25 %, no cenário Tarde TC=110s a taxa de ocupacão veicular foi de 9.03 %, no cenário Manhã Atual a taxa de ocupacão veicular foi de 8 %, e no cenário Tarde Atual a taxa de ocupacão veicular foi de 11.28 %.
Na aproximação Mucio-CB no cenário Manhã TC=45s a taxa de ocupacão veicular foi de 8.48 %, no cenário Manhã TC=110s a taxa de ocupacão veicular foi de 7.73 %, no cenário Tarde TC=66s a taxa de ocupacão veicular foi de 12.65 %, no cenário Tarde TC=110s a taxa de ocupacão veicular foi de 12.47 %, no cenário Manhã Atual a taxa de ocupacão veicular foi de 20.14 %, e no cenário Tarde Atual a taxa de ocupacão veicular foi de 8.97 %.
Os tempos de percurso Vehicle Travel Time calcula a performance entre duas seções da rede, fornecendo valores como tempo de viagem, distância percorrida e número de veículos que atravessaram o trecho definido pelas seções.
Os dados demonstram que:
No trecho Bastian-LO no cenário Manhã TC=45s o tempo médio veicular foi de 58.15 s no cenário Manhã TC=110s o tempo médio veicular foi de 83.06 s no cenário Tarde TC=66s o tempo médio veicular foi de 74.86 s no cenário Tarde TC=110s o tempo médio veicular foi de 85.62 s no cenário Manhã Atual o tempo médio veicular foi de 49.09 s e no cenário Tarde Atual o tempo médio veicular foi de 57.5 s.
No trecho Bastian-OL no cenário Manhã TC=45s o tempo médio veicular foi de 56.06 s no cenário Manhã TC=110s o tempo médio veicular foi de 83.71 s no cenário Tarde TC=66s o tempo médio veicular foi de 68.12 s no cenário Tarde TC=110s o tempo médio veicular foi de 79.93 s no cenário Manhã Atual o tempo médio veicular foi de 48.94 s e no cenário Tarde Atual o tempo médio veicular foi de 51.65 s.
No trecho Mucio-BC no cenário Manhã TC=45s o tempo médio veicular foi de 94.7 s no cenário Manhã TC=110s o tempo médio veicular foi de 80.22 s no cenário Tarde TC=66s o tempo médio veicular foi de 81.9 s no cenário Tarde TC=110s o tempo médio veicular foi de 76.16 s no cenário Manhã Atual o tempo médio veicular foi de 78.26 s e no cenário Tarde Atual o tempo médio veicular foi de 72.44 s.
No trecho Mucio-CB no cenário Manhã TC=45s o tempo médio veicular foi de 76.99 s no cenário Manhã TC=110s o tempo médio veicular foi de 64.49 s no cenário Tarde TC=66s o tempo médio veicular foi de 78.53 s no cenário Tarde TC=110s o tempo médio veicular foi de 67.72 s no cenário Manhã Atual o tempo médio veicular foi de 64.88 s e no cenário Tarde Atual o tempo médio veicular foi de 71.75 s.
Os dados demonstram que:
No trecho Bastian-LO no cenário Manhã TC=45s o volume médio veicular no trecho foi de 63 veículosh/, no cenário Manhã TC=110s o volume médio veicular no trecho foi de 64 veículosh/, no cenário Tarde TC=66s o volume médio veicular no trecho foi de 69 veículosh/, no cenário Tarde TC=110s o volume médio veicular no trecho foi de 67 veículosh/, no cenário Manhã Atual o volume médio veicular no trecho foi de 61 veículosh/, e no cenário Tarde Atual o volume médio veicular no trecho foi de 60 veículos/h.
No trecho Bastian-OL no cenário Manhã TC=45s o volume médio veicular no trecho foi de 47 veículosh/, no cenário Manhã TC=110s o volume médio veicular no trecho foi de 47 veículosh/, no cenário Tarde TC=66s o volume médio veicular no trecho foi de 76 veículosh/, no cenário Tarde TC=110s o volume médio veicular no trecho foi de 75 veículosh/, no cenário Manhã Atual o volume médio veicular no trecho foi de 46 veículosh/, e no cenário Tarde Atual o volume médio veicular no trecho foi de 66 veículos/h.
No trecho Mucio-BC no cenário Manhã TC=45s o volume médio veicular no trecho foi de 601 veículosh/, no cenário Manhã TC=110s o volume médio veicular no trecho foi de 609 veículosh/, no cenário Tarde TC=66s o volume médio veicular no trecho foi de 432 veículosh/, no cenário Tarde TC=110s o volume médio veicular no trecho foi de 432 veículosh/, no cenário Manhã Atual o volume médio veicular no trecho foi de 580 veículosh/, e no cenário Tarde Atual o volume médio veicular no trecho foi de 375 veículos/h.
No trecho Mucio-CB no cenário Manhã TC=45s o volume médio veicular no trecho foi de 442 veículosh/, no cenário Manhã TC=110s o volume médio veicular no trecho foi de 452 veículosh/, no cenário Tarde TC=66s o volume médio veicular no trecho foi de 625 veículosh/, no cenário Tarde TC=110s o volume médio veicular no trecho foi de 638 veículosh/, no cenário Manhã Atual o volume médio veicular no trecho foi de 479 veículosh/, e no cenário Tarde Atual o volume médio veicular no trecho foi de 553 veículos/h.
## Warning: package 'pander' was built under R version 3.6.3
R version 3.6.2 (2019-12-12)
Platform: x86_64-w64-mingw32/x64 (64-bit)
locale: LC_COLLATE=Portuguese_Brazil.1252, LC_CTYPE=Portuguese_Brazil.1252, LC_MONETARY=Portuguese_Brazil.1252, LC_NUMERIC=C and LC_TIME=Portuguese_Brazil.1252
attached base packages:
other attached packages:
loaded via a namespace (and not attached):