Vamos ver as novidades na recém lançada versão do Rstudio 1.4.1103. A mudança de destaque é o lançamento definitivo do Editor Visual para documentos do R Markdown. Este editor permite fazer formatações de texto, edições e insersões de diversos tipos de objetos, de maneira fácil e rápida. Na Figura abaixo temos a descrição dos menus e botões do Editor Visual do R Markdown. Agora, os documentos do R Markdown podem ser editados no modo fonte ou visualmente.
Janela do Editor Visual do R Markdown permitindo construir documentos visualmente.
Primeiro, vamos ver como mudar o aspecto visual da janela de script e da área de texto de um documento do R markdown.
A primeira mudança que podemos fazer é na largura do texto do documento e dos pedaços de códigos (chunk, como abaixo). A largura da página de texto e dos chunks pode ser mudada indo no menu Tools ➞ Global options ➞ R Markdown ➞ Visual.
Para mostrar o esboço do documento basta clicar no botão no canto superior direito . Assim, é possível navegar rapidamente entre os diferentes títulos e subtítulos, bastando clicar num dos itens da coluna de esboço (layout) ao lado.
Existem 6 níveis de título no R markdown, bastando usar o menu suspenso ou as teclas de atalho.
Depois de entrar com o título, você começa a digitar seus textos, como este, assim como inserir códigos, imagens, tabelas, etc.
Markdown é uma linguagem simples de marcação (markup language). Ela foi influenciada por diversas linguagens, principalmente pelo HTML. Foi desenvolvida em 2004 por John Gruber e Aaron Swartz. O Markdown permite que seus elementos sejam definidos usando marcaçães de texto, sem a necessidade de tags com outras linguagens. Seu arquivo fonte é em formato texto e mesmo com os marcadores de formatação o texto continua legível.
Uma fórmula simples na linha de texto pode ser colocado usando o operador $. A fórmula do círculo é \(A=𝛑r^2\).
Para escrever equações maiores (em Bloco), usamos o operador $$ antes e depois. Por exemplo, para fazer a fórmula do coeficiente de correlaçãode Pearson (r), digitamos:
\[ r=\frac{\sum (x_{i}-\overline x)\sum (y_{i}-\overline y)} {\sqrt{\sum (x_i - \overline{x})^2 )(\sum(y_i - \overline{y})^2})} \]
\[ \iiint_V \mu(u,v,w) \,du\,dv\,dw \]
\[ \begin{bmatrix} 0 & \cdots & 0 \\ \vdots & \ddots & \vdots \\ 0 & \cdots & 0 \\ \end{bmatrix} \]
\[ \begin{matrix} 5050 \\ \overbrace{ 1+2+\cdots+100 } \end{matrix} \]
\[ \forall x\not\in\varnothing\subseteq A\cap B\cup \exists \{x,y\} \setminus\times C \nsubseteq \sqsubseteq \nsupseteq \preceq \succeq \]
Emoji: 🤣, 🥶, 🗯️,
Símbolo unicode : § ∇ ⍺ 𝛃
Traços:
Traço simples: –, –, –
Travessão: —, —, —
Espaço não quebrados
Digite ctrl space. Veja a aplicação desse tipo de espaço no próximo subtópico (rodapés).
As notas de rodapé clicáveis permite acessar rapidamente a referência usada e retornar ao texto de leitura clicando no botão de retonar. No Editor Visual, ficou muito mais fácil incluir uma nota de rodapé, bastando clicar em Insert ➞ Footnote.
Exemplo:
O livro de estatística Biostatisctical Analysis, escrito por Jerrold Zar, é excelente1.
A Linguagem de Programação R está em contínuo desenvolvimento 2.
Este tutorial para o Editor Visual do R Markdown foi desenvolvido por Evaldo Silva3.
É preciso interpretar bem um coeficiente de determinação4
Há várias formas de inserir referências no R Markdown: Do DOI, PubMed, Crosref, Datacite, Zotero. Para inserir a partir do gereneciador de referências Zotero, é preciso tê-lo instalado em seu computador e com as referências que deseja inserir.
Obs: Quando o R Markdown inserir as referências, ele criará automaticamente um arquivo references.bib, que conterá as referências em formato Latex.
Exemplo com DOI
(Hogan, O’Riordan, and O’Sullivan 2003)
(Silva et al. 2007)
(Cordes and Heim 2020)
(Beltrán-Pavez et al. 2021; Greaney et al. 2021)
(Tran et al. 2021)
A quantificação de proteínas totais deve seguir procedimentos padronizados (AOAC 1997):
A proteção de óleo de peixe da oxidação por microencapsulação pode ser realizada usando o método de liofilização (Heinzelmann and Franke 2000).
As quitosanas são biopolímeros obtidos a partir da carapaça de crustáceos e possuem uma diversidade de aplicaçães(Sahoo et al. 2009).
As propriedades químicas e físicas das quitosanas têm sido bastante estudadas (Pillai, Paul, and Sharma 2009).
Este trabalhou usou a linguagem de programação R (R Core Team 2020)
Anexo
Notas de rodapé
Zar, Jerrold H. Biostatistical Analysis. 5th ed. Upper Saddle River, N.J.: Prentice-Hall/Pearson, 2010.↩︎
Core Team. 2020. R: A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing. https://www.R-project.org/.↩︎
Silva, E.M. 2021. Tutorial Introdutório ao Editor Visual do R Markdown. https://rpubs.com/Evaldo_Martins/Tutorial_Editor_Visual_Rmarkdown↩︎
O coeficiente de determinação explica o grau de variação de uma uma determinada variável em função de outra em porcentagem.↩︎