O histograma

versão básica

Objetivos:

1 - Construção do Histograma 2 - Interpretação dos dados contidos no Histograma

FASE 1 : Carregando a base de dados:

Base de dados - Planilha Questionário Estresse:

library(readxl)
Questionario_Estresse <- read_excel("C:/Users/User/Desktop/Estatistica - Mestrado - Copia/Aula 2/Questionario_Estresse.xls")

View(Questionario_Estresse)

FASE 2 - Construção da versão básica:

Histogramas referentes às variáveis quantitativas: Estresse e Horas de Estudos dos alunos:

Observações importantes:

Em relação ao Histograma 1, inerente à variável “Estresse”, pode-se notar que mais de 20% dos estudantes estão submetidos a um alto nível de estresse em suas atividades.

Em relação ao Histograma 2, inerente à variável “Horas de Estudo”, pode-se notar que cerca de 30% dos estudantes estão ocupados as atividades acadêmicas por aproximadamente 30 horas semanais. Nota-se também que pouco menos de 5% dos alunos estudam 40 horas semanais.

hist(Questionario_Estresse$Estresse, col= "YELLOW", main = "Histograma - Estresse dos Alunos",xlab = "grau de estresse", ylab = "frequência")

hist(Questionario_Estresse$Horas_estudo, col= "GREEN", main = "Histograma - Horas de Estudo dos Alunos",xlab = "horas de estudo", ylab = "frequência")

FASE 3 - BOX PLOT DAS VARIÁVEIS E ANÁLISE DAS ESTATÍSTICAS

Box Plot da Planilha Questionário Estresse:

Box Plot da variável: Estresse

Em relação do Box Plot da variável “Estresse”, pode-se notar uma tendência levemente assimétrica em relação a mediana de valor 27, o que indica que mais de 25% dos alunos estão submetidos a altos índices de estresse.Não há a presença de outliners nesse gráficO, indicando que não ocorre discrepâncias entre os dados observados.

boxplot(Questionario_Estresse$Estresse, col = "YELLOW",main=" Gráfico 3 - Boxplot da Variável Estresse")

Análise das Estatísticas da variável: Estresse

Nota-se que aproximadamente 27,8 % dos alunos estão submetidos a algum grau de estresse em média, sendo 12 a um grau mínimo e 44 a um grau máximo.

mean(Questionario_Estresse$Estresse)
## [1] 27.82105
median(Questionario_Estresse$Estresse)
## [1] 27
min(Questionario_Estresse$Estresse)
## [1] 12
max(Questionario_Estresse$Estresse)
## [1] 44

Box Plot da variável: Horas de Estudo

Em relação do Box Plot da variável “Horas de Estudo”, pode-se notar uma tendência levemente assimétrica em relação a mediana de valor 30, o que indica que 30% dos alunos estão submetidos a determinados índices de estresse.Neste gráfico há a presença de outliners, o que indica que a distribuição e alguns valores podem ser discrepantes.

boxplot(Questionario_Estresse$Horas_estudo, col = "GREEN",main=" Gráfico 4 - Boxplot da Variável Horas de Estudo")

Análise das Estatísticas da variável: Horas de Estudo

Nota-se que aproximadamente 30,72 % dos alunos estão submetidos a algum grau de estresse em média, sendo 19 a um grau mínimo e 60 a um grau máximo.

mean(Questionario_Estresse$Horas_estudo)
## [1] 30.72632
median(Questionario_Estresse$Horas_estudo)
## [1] 30
min(Questionario_Estresse$Horas_estudo)
## [1] 19
max(Questionario_Estresse$Horas_estudo)
## [1] 60