Entendendo o público consumidor

           

Os autores de marketing, de modo geral, compartilham da ideia de que as compras são muito influenciadas por diferentes características do consumidor, como as características Culturais, Sociais, Pessoais e Psicológicas.

           

Esses fatores são apresentados pela autora supracitada da seguinte forma:

 

Imagem

 

  • Fatores culturais: a cultura, hábitos, costumes, pensares e ideologia. Envolve a mudança cultural, as correntes culturais e a moda.
  • Fatores sociais: os grupos sociais primários e secundários, de referência. Os líderes, inovadores e seguidores. A aceitação social e o conformismo.
  • Fatores pessoais: as variáveis demográficas, idade, sexo, posição no ciclo de vida, escolaridade e atividades, situação econômica e estilo de vida.
  • Fatores psicológicos: Processamento de informação, sua captação e decodificação através de mecanismos de sensação, percepção, aprendizado e memória.

           

Ao analisar o conjunto dos cursos pesquisados, observamos que entre os alunos IAD, existe uma prevalência do sexo feminino (69), os homens representam 31% dfa amostra. 

           

A variável faixa etária se mostrou pouco representativa no estudo do perfil dos estudantes EAD, pois as mesmas apresentaram informações niveladas na maioria dos cursos. 

           

A faixa de renda mais apontada pelos respondentes da pesquisa foi da Classe (44,4%), segundo o Centro de Políticas Sociais FGV Social, Limita de RS 1.255,00 a RS 2.004.,00, sendo que a segunda maior ocorrência de alunos EAD (25,5%) são classificados Classe C, de RS 2.005,00 a RS 8.640,00, a menor ocorrência,0 de 8,9% da classe A , tendo renda mensal acima RS 11.262,00 e 21,3% da classe E, com renda mensal até RS 1.254,00.

           

Quanto ao nível de escolaridade, 57,7% dos entrevistados afirmaram possuir o segundo grau completo, apenas 2% concluíram esse nível de escolarização via supletivo. 15% responderam que já fizeram um curso superior (8% com pós-graduação) e 27% que já iniciaram uma outra graduação; ou seja, cerca de 42% de pessoas da amostra afirmaram que já tiveram contato com o nível superior de educação. Isso significa que, pelo menos em Salvador, esse projeto de EAD não atende a pessoas que não têm outras opções para fazer um curso superior que não seja este, ou nesta modalidade.

           

O alto índice de respondentes que disseram ter superior incompleto também denota uma baixa taxa de fidelidade desse público, ou um alto grau de exigência.

           

Quanto ao tempo que ficou longe do ensino formal - uma forte característica do público que busca a educação a distância é o fato de atrair alunos que estão longe da escola há muitos anos. Entre os consumidores EAD: 54% afirmaram terem terminado o último curso há mais de 6 anos, sendo que 9% desses, há mais de 20 anos; no entanto, o percentual de 43% de alunos que responderam que estudaram nos últimos 5 anos é também alto. Isso nos leva a inferir que a instituição tem um público bastante heterogêneo no que diz respeito à base de conteúdos de segundo grau necessários para algumas disciplinas e esperados pelos professores universitários. Isso pode exigir dos cursos EAD programas especiais de nivelamento em algumas disciplinas, pois é muito provável que essa parte de alunos que parou de estudar há mais tempo tenha maior dificuldade com disciplinas que exigem conhecimentos prévios e talvez até de acompanhar o ritmo de estudos exigidos por uma instituição de qualidade.

           

Esse tipo de situação não é nova na EAD e nem uma peculiaridade desse projeto, os desafios gerados pela necessidade de ajustes para o atendimento dessa diversidade não são pequemos.

           

“Quanto mais se matriculam alunos em cursos a distância, com necessidades e estilos de aprendizagem distintos, mais as instituições devem fazer algo além de limitar-se a proporcionar o acesso. O desafio m consiste, sobretudo, em desenvolver a capacidade de cada indivíduo para atender suas próprias necessidades de aprendizagem.”

           

Um importante fator cultural da sociedade brasileira, especialmente da baiana, é a religiosidade; característica capaz de influenciar hábitos e gerar necessidades e desejos. As organizações devem se inteirar da religiosidade de seu público-alvo por diversos motivos, entre eles, para evitar situações de constrangimento e até aspectos da operação que possam vir a restringir o consumo de determinados grupos.

           

O percentual de do consumidor EAD que afirmou ter uma religião foi de 78%, sendo que desses 40% disseram que são católicos, 17% evangélicos, 11% espíritas e 32% optaram por nomear as suas religiões de forma específica.

           

Dos que possuem religião, 54% pratica a religião; dos que não são praticantes, a maioria é de católicos, cerca de 80%. Enquanto que apenas 11,54% dos que seguem outras religiões apontaram que não as pratica. Esses dados nos sugerem algumas inferências como a continuação do hábito cultural das pessoas brasileiras se auto intitularem católicas, mesmo sem seguir a religião e a constatação de que, pelo menos neste público, a religião é uma forte característica cultural, que deve ser respeitada pela instituição. Sendo assim, deve-se considerar esse fato ao colocar atividades como provas e/ou encontros presenciais aos sábados (dia da semana que impossibilita a participação de seguidores de algumas religiões evangélicas) e dedicar cuidados especiais aos discursos que podem ter conotação religiosa tanto nos módulos impressos.

           

O estado civil e o tamanho da família também podem influenciar diretamente o consumo por questões relacionadas à divisão da renda disponível e do tempo especialmente.

           

Dos consumidores EAD, 54% são solteiros ou divorciados, porém desses, cerca de 30% têm filhos, o que nos leva a inferir que, a liberdade do estado civil não os poupa das demais responsabilidades familiares, mesmo que as famílias desse público sejam pequenas, pois, dos que têm filhos (47%), 61% desses tem apenas um filho, cerca de 26% 2 filhos, 8% 3 filhos e 5% 4 filhos.

           

A maioria dos público EAD (61%) passa mais de 4 horas semanais na internet, desses, 16% indicaram ficar mais de 20 horas conectados. Ao observarmos a tendência e considerarmos todos os que passam mais de 4 horas, constatamos os alunos EAD despendem mais horas na rede que a média nacional divulgada recentemente pelos órgãos de imprensa.

Podendo ser utilizado mais de uma opção, no gráfico acima, a soma das percentagens ultrapassa 100%


           

Numa tentativa de identificarmos o que exatamente provocou a necessidade, ou serviu como fator disparador do processo de compra perguntamos quais os fatores que despertaram o interesse deles em fazer um curso superior, numa questão de múltipla escolha, em que eles poderiam marcar quantas opções desejassem. O resultado foi o seguinte: 

Podendo ser utilizado mais de uma opção, no gráfico acima, a soma das percentagens ultrapassa 100%


           

Buscamos agora identificar as fontes de informações, que se caracterizaram como fatores influenciadores ou fonte de informações para sua escolha.

Podendo ser utilizado mais de uma opção, no gráfico acima, a soma das percentagens ultrapassa 100%


           

Pessoas que estão interessadas por uma classe de produtos, geralmente têm desejos específicos que gostariam que essa classe de produtos satisfizesse; segundo eles, os atributos mais frequentes citados por alunos de Instituições de Ensino Superior seriam:

  • reputação acadêmica;
  • custo;
  • localização do campus;
  • distância de casa;
  • extensão do campus;
  • convívio social;
  • aparência física do campus;
  • moradia e condições de vida;
  • colocação no mercado de trabalho;

  • Podendo ser utilizado mais de uma opção, no gráfico acima, a soma das percentagens ultrapassa 100%


               

    O público consumidor EAD, segundo pesquisa realizada pela revista Exame tem as seguintes exigências que precisam ser consideradas ao pensar no infoprodutos: cursos, atendimento e comunicação:

    • Informações detalhadas: A possibilidade de experimentar e comparar produtos e serviços antes de fazer a compra;
    • Produtos sob medida: Nem sempre modelos de produtos bons para o homem servem à mulher;
    • Mais humor na propaganda: Mesmo temas como sexo podem ser abordados, desde que não deslizem para conotações pornográficas. O consumidor preferem comerciais com enredos sutis.
    • Praticidade: Em vez de qualidades técnicas dos produtos, as campanhas devem explorar os benefícios práticos que facilitam a rotina dos consumidores;
    • Autenticidade: Os consumidores tende a rejeitar mensagens evasivas e escorregadas de clichês;

    Técnicas de conteúdo e gravação dos videos:

      

               

    Dicas de como consegui seu próprio público e que queiram realizar os seus cursos pela sua plataforma própria:

    1) Afiliado: Uma vez que você queira atingir um alto público de seguidorers, a primeira dica é se cadastrar em diversas plataformas, gratuitamente, como: Hotmart, Udemy (mais de 100 mil produtos cadastrado), Eduzz, Monetizze, Braip; como afiliado, para que tais plataformas possam realizar os primeiros passos de marketing digital, divulgando seus infoprodutos.

     2) Divulgação: ter um canal no Youtube, anúncios no próprio Youtube, devulgar na parte “sobre o canal” contatos como Whatsapp, sites, redes sociais, e-mails, blog;

  • Redes Sociais, página no Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest; 
  • Anúncio no Google Ads e/ou Facebook; 
  • Desenvolver video propagando de forma animado pelo VideoScribe / Power Point com imagem e texto; 
  • Ser consistente nas formais de divulgação; 
  • 3)Ser o próprio produtor: Criar um infoproduto como E-book, curso em video, treinamento e cadastrar nas plataformas;

     

    Visualização Garantida

    O Youtube  é uma enorme fonte de venda, de tráfico, de audiência, tem sido parta afiliados a principal fonte de vendas, e para muitos é o início no Marketing Digital.

    Dentro do Youtube existe 03 tipo de videos para ganhar dinheiro:

    1. Conteúdo: entregar o conteúdo, mas cuidado para não se alongar demais, apenas pequenas peças deste determinado assunto escolhido para o video. O conteúdo atrai o público interessa para o seu cursos. Dentro do video você pode oferecer o seu curso, que mostrar com maiores detalhes em relação ao conteúdo do video assistido. Saiba exatamente qual o tipo de público você está atraindo para o seu canal.

    1. Entrevista: a segunda estratégia é a realização de video de forma de entrevista, utilizando grande cases de sucesso, que é uma forma de demonstrar a sua expertise naquele determinado assunto, uma forma natural de mostrar seu conhecimento.

    1. Review: O terceiro forma, e o que possui maior resultado é o video de revisão de um determinado assunto ou produto. Dar a opinião pessoal se aquele produto é bom ou ruim, de for em relação a um assunto, detalhes a experiente que teve para adquirir aquele conhecimento, suas dificuldades, facilidades, dicas paras as pessoas que querem fazer a mesma coisa que você fez e o que pode ser evitado para que aquele resultado seja atingido em menor tempo.

       

               

    As principais técnicas para a gravação de um video são:

    • Utilização de cenas curtas, realize bastante “CORTE” em seus videos, caso seja possível, para que o foco daquele trecho gravado esteja bem treinado;
    • Mude o foco de gravação, alterando os ambientes;
    • Tenha sempre grande disposição ao gravar os videos, energia e autoconfiança;
    • Enquadramento do seu video, sendo o foco é o avatar, esteja no centro do video, ou o foco é algo a ser mostrado, fique aos lados;
    • O áudio, qualidade de som é muito mais importante do que a própria imagem;
    • Fundo do video: analise o assunto gravado e detectar se existe coerência de assunto e ambiente de gravação;
    • Desenvolva assuntos do momento, como por exemplo temas divulgados em grandes redes de comunicações, redes de TV, tendo pico de busca naquele momento expecífico;
    • Tenha sempre em mente qual é o seu público e se o assunto está relacionado com seus seguidores;
    • Paradoxo do Início: a partir no momento que você publicar o primeiro video em seu canal do Youtube, você não terá público e nem seguidores. As primeiras divulgações precisa ser feita com todas as ferramentas que você tiver em mãos, como grupos Whatapp, network, utilizando perfils, páginas no Facebook, Linkedin, Instagram. Quando existir um aumento de número de seguidores superior ao facebook, o prório Facebook irá impulsionar os seus videos;
    • Interação no video: compartilhamento dos videos, comentários, interação do autor do canal com seu público;

      Rodolfo Terra