
ICT - Índice de Congestionamentos de Trânsito
Introdução
Afim de estimar o índice de congestionamento de trânsito ICT de Porto Alegre, foi considerada a extensão diária de filas em congestionamentos em Porto Alegre, reportadas pela plataforma Waze.
Para avaliar o ICT de Porto Alegre durante a quarentena do COVID-19 a semana de 7 a 13 de março foi considerada como semana de típica e apartir dessa referência foi considerada a variação no ICT dos dias subsequentes frente ao índice na semana de referência.
Histórico
Antes do período de análise a média diária de filas de congestionamentos ao longo das 24 horas era de 479.4 quilômetros, apresentando um coeficiênte de variação de: 0.58; durante o período que comprende o intervalo de análise das ações de combate à COVID-19 a média diária de filas em congestionamentos ao longo das 24 horas foi de 388.4 quilômetros, apresentando um coeficiênte de variação de: 0.59.
OBS: O coeficiênte de variação informa a dispersão relativa “%” dos dados em torno da média, assim quanto menor este for, mais homogênea será a distribuição amostral considerada. O cálculo do mesmo se dá pela razão do desvio padrão amostral pela média amostral:
\[ coef. var. = \frac{sd(x)}{\bar{x}} \]
Os dados diários podem ser verificados na tabela abaixo:
A base histórica de dados da plataforma WAZE indica que o a extensão máxima de filas registradas no município de Porto Alegre foi de 1453 quilômetros ao longo de um dia.
Histórico de Filas de Congestionamento

O gráfico abaixo demonstra o ICT dado como a razão da soma de filas diárias pela soma das filas em dias correspondentes da semana típica:

O gráfico abaixo demonstra a razão da soma de todas as filas registradas ao longo do dia pela soma da extensão das vias municipais:

Vias da Cidade consideradas para o Cálculo: