Introdução ao Desenvolvimento Sustentável - Prof. Ricardo Barros

Lara Fortes

2 laudas: comente a importância de 2 práticas sustentáveis nas atividades produtivas que promovam vantagens ambientais e sociais. Cite exemplos reais.

Logística Reversa

Ainda não tão difundida no país, porém com grande potencial de crescimento, o desenvolvimento da Logística Reversa tem diversos benefícios ambientais, sociais e financeiros a produtores, consumidores e cidadãos. A fim de aproveitar o fluxo de comercialização desde o ponto de consumo ao descarte, o processo lida com esses materiais descartáveis podendo reaproveitá-los ou promovendo um descarte adequado aos mesmos.

Atualmente, a grande maioria de produtores não se responsabilizam pelo descarte de embalagens e até mesmo de seus produtos, promovendo a quebra do ciclo de vida dos produtos. A logística reversa promove o fechamento deste ciclo e transição à Economia Circular, reduzindo o desperdício de matéria prima, possível contaminação de solo e locais de descarte, além de redução de possíveis doenças vinculadas aos insumos.

Bons exemplos em território nacional são os reaproveitamento de embalagens e leis vinculadas ao descarte de produtos como pilhas, baterias, óleos e outros. Este processo não apenas beneficia o meio ambiente relacionado a descartes e reaproveitamento de materiais, como também promove empregos para a coleta dos produtos em questão, além de operação do processo em pontos centrais de distribuição.

Não obstante, empresas de cosméticos como Natura, Unilever, Avon, Boticário, entre outros, que há grande consumo de embalagens plásticas, vem se responsabilizando pelo descarte das mesmas, além de reaproveitamento e premiação aos cidadãos conscientes. Reciclagens de produtos já vem sendo algo mais comum, principalmente neste mercado, no entanto, o reaproveitamento com intuito de baratear, por vezes, o produto ainda é algo com pouco aplicabilidade no mercado nacional.

Abaixo, segue links com exemplos reais. Para acessar clique aqui:

https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa/sistemas-implantados.html

https://www.vgresiduos.com.br/blog/cinco-bons-exemplos-de-logistica-reversa-do-setor-de-cosmeticos/#:~:text=Natura,enviadas%20as%20cooperativas%20de%20reciclagem.

Princípios Equador

Apesar de tratar indiretamente às atividades produtivas, os Princípios do Equador, promovem claros benefícios ambientais e sociais ao mercado. Tratam-se de critérios para “rankeamento” de empreendimentos para concessão de crédito a projetos empreendedores.

Suas práticas buscam conscientizar o mercado frente a grande importância de preservação de recursos naturais, danos ao meio ambiente, trabalho infantil, escravo, entre outros. Desta maneira, tem o intuito de melhorar condições de trabalho, preservação da biodiversidade, e políticas de saúde e segurança, com intuito de que melhores práticas socioambientais sejam desenvolvidas como condições para concessão de crédito.

Apesar de ótima intenção, o processo em questão, não tem fiscalização ativa desses projetos, ou seja, uma vez concedido crédito a um projeto, caso os danos posteriores não tenham sido medidos e/ou apresentados no momento de solicitação inicial de crédito, a instituição financeira não se responsabiliza e/ou pune o empreendedor.

Estudando casos relacionados aos Princípios, me deparei com o exemplo do Banco do Brasil no Livro “Gestão Estratégica da Sustentabilidade - Experiências Brasileiras”. Neste exemplo, a instituição buscou promover maior aderência à Política de Sustentabilidade, segmentando em 4 (quatro) eixos principais: estratégia, cultura organizacional, relacionamento com stakeholders e incorporação de critérios socioambientais à política de concessão de crédito. A grande dificuldade de rastrear reais resultados positivos relacionados à aderência, é a falta de transparência da instituição em publicar as informações de concessão de crédito. Não obstante, a aplicabilidade de conscientização organizacional (incluindo stakeholders) também é um grande desafio, uma vez que incorre em maiores custos/gastos principalmente às partes envolvidas.

Por fim, concluo o trabalho com a reflexão do propósito de aplicação dos princípios, trata-se de uma mitigação de riscos à imagem de instituições financeiras, responsabilizando empreendedores frente a seus projetos.

Exemplos reais: BB, BTG Pactual, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica, Santander.