INTRODUÇÃO

Você sabia que a matemática pode auxiliar na tomada de decisões? Existe um campo da Pesquisa Operacional(PO) chamado teoria da decisão que trata especificamente desse assunto. A Teoria da Decisão, no sentido em que será considerado, é um conjunto de técnicas quantitativas que tem por objetivo ajudar o tomador de decisão tanto a sistematizar o problema de decisão como a solucioná-lo. Não há solução de um problema sem um critério. Logo, a Teoria da Decisão baseia-se em critérios já preestabelecidos. Antes de entrar nos métodos é importante entender a diferença entre dois conceitos importantes e que num olhar descuidado parecem tratar da mesma coisa.

Diferença entre RISCO e INCERTEZA

Risco é quando todas as variáveis de uma situação são conhecidas e se consegue calcular as probabilidades de cada uma delas acontecerem.

Assim, ao combinar os resultados, tem-se uma medida precisa(probabilidade) das chances de aquilo resultar em algo bom ou ruim.

Porém, quando uma ou mais variáveis são desconhecidas - ou quando não se sabe o impacto real de cada uma delas sobre a situação-problema, então estamos tratando de uma situação de Incerteza.

Logo na prática, a maioria das situações nas quais Riscos são avalisados, na verdade trata-se de Incertezas.

DECISÃO SOB INCERTEZA

O decisor, diante de um problema não estruturado, pode:

a)Assumir atitudes pessimistas ou otimistas

b)Utilizar algoritmos de apoio à decisão, considerando a subjetividade dos valores do decisor

c)Utilizar a teoria da utilidade para verificar qual alternativa, em seu entender, agrega maior valor

Nos problemas de Decisão Tomada sob Incerteza (DTSI) são conhecidos todos os possíveis estados da natureza, mas não há estimativa de suas probabilidades.

Nesse caso, abre se um amplo leque de possibilidades, com o tomador de decisão podendo optar por algum critério de seu interesse. De forma alguma a decisão será obrigatoriamente a mesma ao contrário, ela irá depender do critério adotado.

Sob incerteza, 6 critérios podem ser utilizados

1)Critério Maximax

2)Critério de Wald (MaxMin)

3)Critério de Laplace

4)Método da Média Variabilidade

5)Critério de Savage (Mínimo Arrependimento) e

6)Critério de Hurwicz

Será visto um por um desses critérios nas próximas publicações.

Era isso, até o próximo!

Keep calm and analysing data!