Caro amigo branco, tudo bem?
Vamos falar hoje sobre representatividade e ocupação nos espaços?
No último final de semana, a Disney anunciou que a Sininho do próximo filme do Peter Pan será interpretada por “xxx”, uma atriz negra.
Levantou um debate, com aquela chiadeira de sempre, igual rolou com o anuncio da pequena sereia, que mudaria muito a essência do personagem, e também aquela galera “imagina se fosse o contrário”.
Mas é óbvio dizer, que o contrario sempre existiu. É um “movimento” chamado White Washing, que é basicamente a escalacao de papeis mais importantes de uma trama por atores brancos, que fogem completamente a etnia presente na história. Como, por exemplo, ocorreu em Doutor Estranho, filme que se passa no TIbet, mas a mestra uma nativa, era interpretada por uma mulher branca, mas todos os outros do templo, nativos. Ocorreu em Segundo Sol, novela situada em Salvador, a cidade com maior % de negros fora da África, onde todo o núcleo principal da novela era branco.
Só que o exemplo da Sininho ou Pequena Sereia não se aplicam porque nem fada, nem sereia existem. Assim como o racismo reverso ne.
E isso é legal pela importância da representatividade de enxergar personagens negros no arco principal de filmes e histórias fortes.
Aconteceu em Pantera Negra, um marco nesse aspecto. Tanto que sentimos muito a morte de Chadwick.
Isso porque, durante toda a trajetória da indústria do entretenimento, personagens negros eram limitadissimos. Muito raro e distante de um protagonismo, sempre com papeis super estereotipados (aqui discorrer alguns exemplos). E quando tinha o protagonismo, em sua grande maioria, era sempre uma história de luta, superação, sofrimento, etc.
Se eu te perguntar, você nao vai conseguir lembrar ai rápido, 5 personagens negros consagrados que fugiram dessa alçada.
Quando falamos da representatividade, não é ter preto em filme, ter filme sobre preto. É ver como nos estamos sendo representados, e o que nossos personagens dão de aspiração pra gente. Seja ela de um herói, ou até uma garotinha boba de um filme de colégio.