ETIMOLOGIA DE ESTATÍSTICA

É um neologismo que se localiza no alemão statistik, estabelecido pelo economista polonês Gottfried Achenwall, a partir do estudo da Europa e da Roma Antiga em particular, distinguindo os componentes do latim status e o sufixo -icus, compreendendo aquilo que está relacionado ao estado. Este significado originário tem uma razão de ser, já que os romanos foram pioneiros na administração do estado e introduziram procedimentos contábeis e numéricos para realizar uma gestão eficaz dos assuntos públicos.

Neste sentido, várias recontagens foram realizadas na Roma Antiga: o censo da população, inventários de recursos públicos, controle de preços, registros de mercadorias, recontagem da tripulação militar, etc.

Temos a necessidade de fazer recontagens e classificações sobre os dados que manipulamos. Assim, primeiro acumulamos informação a partir de uma observação e logo procedemos com algum tipo de ordem sistemática. Este procedimento é realizado através de uma disciplina específica, a estatística. Com ela é possível comparar dados relevantes e a partir daí planejar uma estratégia.