Para todos os exercícios a seguir não se esqueça de:
Implemente uma função que recebe como entrada um vetor (array de números) v e um escalar a e retorna o vetor (array de números) definido pelo produto av.
Implemente uma função que recebe como entrada dois vetores (arrays de números) v e u e retorna outro vetor (array de números) definido pela soma entre eles.
No caderno escreva um pseudo-código para o algoritmo que recebe como entrada dois vetores (arrays de números) v e u e retorna outro vetor (array de números) definido pela subtração do primeiro pelo segundo. Em seguida, no computador, implemente o pseudo-código elaborado.
Implemente uma função que recebe como entrada dois vetores (arrays de números) v e u e retorna o produto interno entre eles.
Implemente uma função que recebe como entrada dois vetores (arrays de números) e retorna TRUE caso eles forem ortogonais e FALSE caso contrário. Dica: dá para saber se dois vetores são ortogonais a partir do produto interno entre eles.
Implemente uma função que recebe como entrada uma matriz A e um escalar r e retorna a matriz definida pelo produto de r com A.
Implemente uma função que recebe como entrada duas matrizes A e B e retorna outra matriz definida pela soma entre elas.
No caderno escreva um pseudo-código para o algoritmo que recebe como entrada duas matrizes A e B e retorna outra matriz definida pela subtração da primeira pela segunda. Agora no computador implemente o pseudo-código elaborado.
Implemente uma função que recebe como entrada uma matriz A e retorna a sua transposta.
No caderno escreva um pseudo-código para o algoritmo que recebe como entrada uma matriz A e retorna TRUE se essa matriz for simétrica e FALSE caso contrário. Lembre-se: uma matriz simétrica é uma matriz quadrada tal que \(A_{i,j} = A_{j,i}\). Em seguida implemente o pseudo-código elaborado.
Implemente uma função que recebe como entrada uma matriz A e um vetor (array de números) v e retorna o vetor (array de números) definido pelo produto Av.
Implemente uma função que recebe como entrada duas matrizes A e B e retorna a matriz definida pelo produto entre A e B. Atenção: o produto de matrizes não é uma operação comutativa, ou seja, \(AB \neq BA\). Nesse exercício vamos definir que a matriz passada como primeiro argumento de entrada A será a matriz que fica do lado esquerdo do produto.
Para o próximo exercício considere \(\alpha = 4\), \(\beta = -3\), \(v_1 = (2, -3, -1, 5, 0, -2)\), \(v_2 = (3, 4, -1, 0, 1, 1)\), \(v_3 = (1, 2, 3, 4, 5)\), \(v_4 = (0,1,1)\), \[M_1 = \left( \begin{array}{rrr} 1 & 3 & 2 \\ -1 & 0 & 1 \\ \end{array} \right) \quad , \quad M_2 = \left( \begin{array}{rrr} 0 & -5 & 3 \\ -1 & 1 & -1 \\ 1 & 4 & 0\\ \end{array} \right) , \quad M_3 = \left( \begin{array}{rr} 3 & 1 \\ -2 & 10 \\ 3 & -1\\ \end{array} \right) \] \[ M_4 = \left( \begin{array}{rr} 1 & 1 \\ 0 & 1 \\ \end{array} \right) , \quad M_5 = \left( \begin{array}{rrrr} 3 & 1 & 0 & 1\\ 1 & 1 & 3 & 2\\ 0 & 3 & -5 & 0\\ 1 & 2 & 0 & 0 \\ \end{array} \right)\]