Questionário sobre Estresse

Sobre

Os seguintes dados descritos graficamente abaixo foram retirados de um banco de dados gerado por um questionário no qual avaliou-se o estresse entre estudantes, bem como sua associação com outros fatores escolares

Variaveis Qualitativas

O questionário abordou variáveis qualitativas que forneceram informações acerca de relacionamentos interpessoais dos estudantes. Se trabalham, namoram ou se moram com pais. Os resultados demonstram que a exceção do Trabalho, onde a maioria encontra-se empregado, os estudantes estão distribuídos em proporções próximas em relação a possuírem namorados(as) e morarem com os pais.

Estudantes que trabalham.

Aproximadamente 62% dos estudantes não trabalham. Consequentemente 38% dos mesmos trabalham.

Estudantes que moram com os pais.

Aproximadamente 46% dos estudantes moram com os pais. Consequentemente 54% não moram com os pais.

Estudantes que namoram.

Aproximadamente 49% dos estudantes possuem um namorado(a). Consequentemente 51% não possuem.

barplot(tabela1, beside = TRUE, legend = levels(unique(Questionario_Estresse$Mora_pais)),main="Mora com os pais e namoram",col=c("red","blue"))

25 estudantes não moram com os pais nem namoram. 23 estudantes não moram com os pais e namoram. 19 estudantes moram com os pais e não namoram 28 estudantes moram com os pais e namoram.

Variáveis Quantitativas

O questionário abordou variáveis quantitativas que forneceram informações acerca do desempenho, quantitativo de estudo e grau de estresse dos estudantes. Analisou-se o desempenho, o total de créditos escolares, horas de estudo e o grau de estresse de cada estudante.

A relação entre o Grau de Estresse e Horas de Estudo não mostrou conformidade, apresentando uma correlação baixa de 0,30

A relação entre o Desempenho e Horas de Estudo não mostrou conformidade, apresentando uma correlação baixa de 0,22

A relação entre o Desempenho e Grau de Estresse não mostrou conformidade, apresentando uma correlação baixa de 0,08

A tabela acima demonstra a correlação entre todos fatores mencionados. Atentando para inexistência de correlação entre Créditos Escolares e todos demais fatores. Sendo esta variável, independente e não correlata de influências das demais.