Notas de Aula de Métodos Matemáticos Aplicados à Estatística

Lia Hanna Martins Morita

2020

Referências na internet

1 Funções

1.1 Introdução

As funções são definidas abstractamente por certas relações. Por causa de sua generalização, as funções aparecem em muitos contextos matemáticos e muitas áreas. O conceito de uma função é uma generalização da noção comum de “fórmula matemática”. Por exemplo: O perímetro de um quadrado é o quádruplo do lado, então o perímetro \(P\) está em função do lado \(L\) através da fórmula \(P=4 L\).

1.2 Conjuntos, relações e funções

Example 1.1 Dados os conjutos \(A\) e \(B\), represente as relações no diagrama de flechas e verifique se cada uma destas relações de \(A\) em \(B\) são funções de \(A\) em \(B\).
  1. Sejam \(A = \{0,5,15\} \text{ e } B = \{0,5,10,15,20,25\}\) e a relação de \(A\) em \(B\) expressa pela fórmula \(y = x+5, \text{ com } x \in A \text{ e } y \in B\). Podemos observar que:
  1. Sejam \(A = \{-2,0,2,5\} \text{ e } B = \{0,2,5,10,20\}\) e a relação de \(A\) em \(B\) expressa pela fórmula \(y = x \text{ com } x \in A \text{ e } y \in B\). Podemos observar que:
  1. Sejam \(A = \{-3,-1,1,3\} \text{ e } B = \{1,3,6,9\}\) e a relação de \(A\) em \(B\) expressa pela fórmula \(y = x^2 , \text{ com } x \in A \text{ e } y \in B\). Podemos observar que:
  1. Sejam \(A = \{-2,2,-3,3\} \text{ e } B = \{16,81\}\) e a relação de \(A\) em \(B\) expressa pela fórmula \(y = x^4, \text{ com } x \in A \text{ e } y \in B\). Podemos observar que ( completar! ).

1.3 Definição de função

Sendo \(A\) e \(B\) dois conjuntos não vazios e uma relação \(f\) de \(A\) em \(B\). Esta relação \(f: A \rightarrow B\) é uma função de \(A\) em \(B\) se a cada elemento \(x\) do conjunto \(A\) está associado um único elemento \(y\) de \(B\). E utilizamos a notação \(y = f(x)\), como por exemplo: \[ y=f(x)=x+5, \] significa que cada elemento \(x\) de \(A\) está relacionado a um único elemento \(y\) de \(B\) através da fórmula \(y=f(x)=x+5\).

1.3.1 Componentes de uma função

  • Domínio da função, representado pela letra \(D\), é o conjunto onde a função é definida, ou seja, ele contém todos os elementos \(x\) para os quais a função deve ser definida (de onde sai as flechas);

  • Contradomínio da função, representado pela letra \(CD\), é o conjunto que contém os elementos que podem ser relacionados a elementos do domínio. Em outras palavras, é o conjunto onde a função toma valores;

  • Imagem da função, representado pela letra \(IM\), é o conjunto de valores que efetivamente \(f(x)\) assume (onde chegam as flechas). O conjunto imagem é um subconjunto do contradomínio: \(IM \subset CD\).

Veja representação do diagrama de flechas em sala.

1.4 Exercícios

  1. \(f:\mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ tal que } f(x)=x^2\). Especifique os conjuntos domínio, contradomínio e imagem da função.

  2. Sejam \(A=\{-1,0,1\} \text{ e }, B = \{-2,-1,1,2,3,4\} \text{ e } f: A \rightarrow B \text{ tal que } f(x) = 2x+1\).

  1. Especifique os conjuntos domínio, contradomínio e imagem da função;
  2. Represente no diagrama de flechas.
  1. Para as funções abaixo, especifique os conjuntos domínio e imagem, e construa o gráfico da função.
  1. \(f(x)=\frac{x^2}{2}\);
  2. \(f(x)=x^3\).

1.5 Classificação das funções

1.5.1 Função injetora, sobrejetora ou bijetora

  • Função injetora
    Uma função é injetora se cada elemento da imagem está associado a apenas um único elemento do domínio, isto é, \(x \neq y\) no domínio implica que \(f(x) \neq f(y)\) no contradomínio. Então temos que
  • O número de elementos do contradomínio é sempre maior que ou igual ao número de elementos do domínio.
Example 1.2 Sejam \(A=\{-1,0,1,2\}, B=\{0,1,2,3,4,5\} \text{ e } f: A \rightarrow B \text{ tal que } f(x) = x+1\). Esta função é injetora.
  • Função sobrejetora
    Uma função é sobrejetora se todos os elementos do contradomínio estão associados a algum elemento do domínio. Então temos que
  • O conjunto imagem é igual ao conjunto contradomínio.
Example 1.3 Sejam \(A=\{-2,-1,0,1\}, B=\{0,1,4\} \text{ e } f: A \rightarrow B \text{ tal que } f(x) = x^2\). Esta função é sobrejetora.
  • Função bijetora, ou bijetiva
    Uma função é bijetora se ela for injetora e sobrejetora, isto é, se todos os elementos do domínio estão associados aos elementos do contradomínio sob uma relação um-a-um.
Example 1.4 Sejam \(A=\{0,2,3\}, B=\{1,5,7\} \text{ e } f: A \rightarrow B \text{ tal que } f(x)=2x+1\). Esta função é bijetora.
Exemplos de a) função injetora, b) função sobrejetora, c) função bijetora.

Figure 1.1: Exemplos de a) função injetora, b) função sobrejetora, c) função bijetora.

Exemplos de a) função injetora, b) função sobrejetora, c) função bijetora.

Figure 1.2: Exemplos de a) função injetora, b) função sobrejetora, c) função bijetora.

Exemplos de a) função injetora, b) função sobrejetora, c) função bijetora.

Figure 1.3: Exemplos de a) função injetora, b) função sobrejetora, c) função bijetora.

Example 1.5 Seja \(f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ tal que } f(x)=x^2\). Esta função não é injetora nem sobrejetora. Tarefa: Justificar a afirmação acima, construir o gráfico e interpretar.

1.6 Tipos de funções

1.6.1 Função par e função ímpar

Para interpretar estas funções, iremos considerar o caso geral de funções \(f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}\).

  • Função par
    Uma função \(f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ é par se } f(x) = f(-x).\)
Example 1.6 A função quadrática \(f(x)=x^2\) é par. Tarefa: Construir o gráfico da função. Verifique que o gráfico é simétrico com relação ao eixo \(y\);
  • Função ímpar
    Uma função \(f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ é ímpar se } f(x) = -f(-x).\)
Example 1.7 A função cúbica \(f(x)=x^3\) é ímpar. Tarefa: Construir o gráfico da função.
Example 1.8 A função exponencial \(f(x)=2^x\) não é par e não é ímpar. Tarefa: Construir o gráfico da função.

1.6.2 Função crescente e função decrescente

  • Função crescente
    Uma função \(f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ é crescente, se e somente se, } \forall x_1 \text{ e } x_2 \in \mathbb{R}, x_1 < x_2 \text{ então } f(x_1) < f(x_2)\);
Example 1.9 A função afim, ou função de 1º grau \(f(x) = x+5\) é crescente. Tarefa: Construir o gráfico.
  • Função decrescente
    Inversamente, Uma função \(f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ é decrescente, se e somente se, } \forall x_1 \text{ e } x_2 \in \mathbb{R}, x_1 < x_2 \text{ então }<br> f(x_1) > f(x_2)\);
Example 1.10 A função afim \(f(x) = -2x+1\) é decrescente. Tarefa: Construir o gráfico.

Exercícios - Continuação

  1. Para as funções \(f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}\) abaixo, classifique em função par e função ímpar.
  1. \(f(x)=x^2+4\), e observamos que esta função é quadrática, ou função de 2º grau;
  2. \(f(x)=\frac{x}{2}\), e observamos que esta função é afim, ou função de 1º grau;
  3. \(f(x)=x^2+2x+1\), e observamos que esta função é quadrática, ou função de 2º grau;
  1. Para as funções \(f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}\) abaixo, classifique em função crescente e função decrescente
  1. \(f(x)=x\),
    e observamos que esta função é a função identidade;
  2. \(f(x)=-\frac{x}{2}\),
    e observamos que esta função é afim, ou função de 1º grau: representada por uma reta que passa pela origem do plano cartesiano;
  3. \(f(x)=2^x\), e observamos que esta função é exponencial, com base igual a \(2\);

1.7 Função composta

Quando se calcula uma expressão da forma \(g(f(x))\), em que \(f\) e \(g\) são funções, estamos calculando \(h(x)\), em que \(h\) é a função composta de \(g\) e \(f\). Assim, a função composta \(h=g\circ f\) (lê-se “g bola f”), deve ser entendida como uma função \(h\) em que, primeiro, a função \(f\) é executada, e, em seguida, a função \(g\) é executada: \[ h(x)=(g\circ f)(x) \text{ ou seja } h(x) = g(f(x)). \]

Matematicamente Sejam as funções \(f:X \rightarrow Y \text{ e } g:Y \rightarrow Z, \text{ a função composta } g \circ f \text{ é a função }<br> h: X \rightarrow Z \text{ tal que } h(x)=g(f(x)), \forall x \in X.\)

Example 1.11 Sejam \(A=\{0,1,2\},B=\{0,1,2,3,4\},C=\{0,1,4,9,16\} \text{ e as funções } f:A\rightarrow B\text{ tal que }f(x)=2x\text{ e }g:B\rightarrow C \text{ tal que }g(x)=x^2.\text{ A função composta } h=g\circ f: A \rightarrow C \text{ é tal que } <br> h(x)=4x^2.\)
Representação no diagrama de flechas em aula

Exercícios - continuação

  1. Sejam as funções \(f:\mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ e } g:\mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ abaixo }.\) Determine as funções compostas \(g\circ f, \text{ e } f \circ g\), e represente graficamente.
  1. \(f(x)=x^2+2 \text{ e } g(x)=3x\);
  2. \(f(x)=x+1 \text{ e } g(x)=x^2+x+1\);
  3. \(f(x)=\vert x \vert \text{ e } g(x) = x-2\);
  4. \(f(x)=x^2-4 \text{ e } g(x)=2x+1\);
  5. \(f(x)=2x-1 \text{ e } g(x)=3x+2\).

Tarefa extra Comente caso forem funções injetoras, sobrejetoras ou bijetoras, pares ou ímpares, crescentes ou decrescentes, e quanto a lei de formação afim, quadrática, cúbica, exponencial, identidade, constante.

1.8 Função inversa

A função inversa de uma função \(f:X \rightarrow Y \text{ é, quando existe, a função } f^{-1}:Y \rightarrow X\) tal que
\(f \circ f^{-1} = Id(x) \text{ e } f^{-1} \circ f = Id(x), \text{ em que } Id(x)\) é a função identidade.
Importante Uma função \(f\) somente possui inversa se \(f\) for bijetora:

Example 1.12 Seja \(f:\mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R} \text{ tal que } f(x)=3x+2\), verificamos que

ACHAR ESSA FUNCAO PARA COLOCAR

Example 1.13 Seja \(f:\{x \in \mathbb{R}\mid x \neq -\frac{3}{2}\} \rightarrow \{y \in \mathbb{R}\mid y \neq \frac{1}{2}\} \text{ tal que } f(x)=\frac{x+5}{2x+3}\), verificamos que
teste

Figure 1.4: teste

Exercícios

  1. Para cada uma das funções \(f\) abaixo: Determine a função inversa \(f^{-1}\); construa os gráficos de \(f(x)\) e \(f^{-1}(x)\); verifique se \(f\circ f^{-1}(x)\) é a função identidade; verifique se $ f^{-1} f(x)$ é a função identidade.
  1. \(f:\mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ tal que } f(x)=\frac{x+2}{4}\);
  2. \(f:\mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ tal que } f(x)=x^3\);
  3. \(f:\mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ tal que } f(x)=2-x\);
  4. \(f:\{x \in \mathbb{R}\mid x \geq 0\} \rightarrow \{y \in \mathbb{R}\mid y \geq 0\} \text{ tal que } f(x)=x^2\);
  5. \(f:\{x \in \mathbb{R}\mid x \leq 0\} \rightarrow \{y \in \mathbb{R}\mid y \geq 0\} \text{ tal que } f(x)=\vert x \vert\);
  6. Para os itens “d)” e “e)”, justifique o porquê da restrição nos conjuntos domínio e contradomínio da função.
  1. Seja a função afim \(f:\mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ tal que } f(x)=2x-3\).
  1. Encontre a função inversa de \(f\);
  2. Calcule \(f^{-1}(0)\) e \(f^{-1}(5)\);
  3. Encontre a função composta \(f^{-1} \left(f(x)\right)\), também denotada por \(f^{-1} \circ f(x)\);
  4. Encontre a função composta \(f \left(f^{-1}(x)\right)\), também denotada por \(f \circ f^{-1}(x)\).
  1. Seja a função racional \(f:\{x \in \mathbb{R}\mid x \neq -\frac{3}{4}\} \rightarrow \{x \in \mathbb{R}\mid x \neq \frac{3}{4}\} \text{ tal que } f(x) = \frac{3x-2}{4x+3}\).
  1. Especifique os conjuntos domínio, contradomínio e imagem de \(f\).
  2. O que acontece se não tivermos a restrição no conjunto domínio: \(x \neq -\frac{3}{4}\)?
  3. O que acontece se não tivermos a restrição no conjunto contradomínio: \(x \neq \frac{3}{4}\)?
  4. Encontre a função inversa de \(f\).
  5. Faça o gráfico da função \(f\) e sua inversa (aconselhável fazer no excel ou R). Comente os resultados obtidos.
  1. Seja a função racional \(f(x) = \frac{3x+2}{4x+13}\).
  1. Especifique o conjunto domínio desta função, garantindo a sua existência;
  2. Determine a inversa desta função, denotada por \(f^{-1}\), e especifique o conjunto domínio de \(f^{-1}\);
  3. De acordo com os itens anteriores, especifique os conjuntos domínio, contradomínio e imagem de \(f\), assim como os conjuntos domínio, contradomínio e imagem de \(f^{-1}\). Comente os resultados obtidos.
  1. Seja a função modular \(f:\mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} \text{ tal que } f(x) = \vert x \vert\).
  1. Esta função é injetora? E sobrejetora?
  2. Caso \(f\) não seja injetora, qual deveria ser a restrição para que \(f\) fosse injetora? E sobrejetora? Redefina a função \(f\) segundo estas restrições.
  3. Determine a função inversa de \(f\) baseado no item “b)”.

1.9 Função constante

Função constante é qualquer função do tipo \(f(x)=c, \text{ com } c \in \mathbb{R}\). - \(c\) é uma constante em \(\mathbb{R}\); - O valor da função será sempre o mesmo, para qualquer valor de \(x\) no conjunto domínio; - O gráfico de uma função constante é uma reta paralela ao eixo \(x\).

Example 1.14 Seja a função \(f(x)=2\).

1.10 Função Identidade

Função identidade é a função do tipo \(f(x)=x\).

    x=seq(-10,10,0.1)
    y=rep(2,length(x))
    plot(x,y,type='l',lwd=2,cex.lab=1.5,cex.main=1.5,cex.axis=1.5,axes=FALSE,ylim=c(-2,10),xlab="",ylab="",main="a)")
    abline(h=0)
    abline(v=0)
    text(10,-1/2,"x")
    text(-1/2,10,"y")
    text(-1/2,2.5,"2")
    text(9,2.5,"f(x)=2")
Gráficos das funções: a) função constante $f(x)=2$; b) função identidade $f(x)=x$

Figure 1.5: Gráficos das funções: a) função constante \(f(x)=2\); b) função identidade \(f(x)=x\)

    #FUNÇÃO IDENTIDADE
    plot(x,x,type='l',lwd=2,cex.lab=1.5,cex.main=1.5,cex.axis=1.5,axes=FALSE,ylim=c(-10,10),xlab="",ylab="",main="b)")
    text(10,-1/2,"x")
    text(-1/2,10,"y")
    text(8,10,"f(x)=x")
    abline(h=0)
    abline(v=0)
Gráficos das funções: a) função constante $f(x)=2$; b) função identidade $f(x)=x$

Figure 1.6: Gráficos das funções: a) função constante \(f(x)=2\); b) função identidade \(f(x)=x\)

1.11 Função Afim ou função de 1º grau

Função afim (ou função de 1º grau) é qualquer função do tipo \(f(x) = ax+b\), com \(a,b \in \mathbb{R} \text{ e } a \neq 0\).

Example 1.15 Exemplos de função de 1º grau:
  1. \(f(x)=x+5<br> \Rightarrow a=1 \text{ e } b=5\). A função é crescente;
  2. \(f(x)=-\frac{x}{3}+7<br> \Rightarrow \text{ o coeficiente angular é igual a } -\frac{1}{3} \text{ e o coeficiente linear é igual a 7 }\). A função é decrescente;
  3. \(f(x)=\sqrt{5} x - 8<br> \Rightarrow \text{ o coeficiente angular é igual a } \sqrt{5} \text{ e o intercepto é igual a -8 }\). A função é crescente;
  4. \(f(x) = \frac{5}{\sqrt{7}} x - 1<br> \Rightarrow a = \frac{5}{\sqrt{7}} \text{ e a reta intercepta o eixo y no ponto } (0,-1)\). A função é crescente.

Exercícios - continuação

  1. Seja a função \(f(x) = 5x-7\), calcule:
  1. \(f(2)\);
  2. \(f(0)\);
  3. \(f\left(-\frac{1}{2}\right)\);
  4. \(f\left(\frac{1}{7}\right)\);
  1. Seja a função \(f(x)=-3x+1\), encontre \(x\) tal que:
  1. \(f(x)=0\);
  2. \(f(x)=5\);
  3. \(f(x)=\frac{2}{3}\);
  4. \(f(x)=-1\).

1.11.1 Função linear

Função linear é qualquer função do tipo \(f(x)=ax\), com \(a \in \mathbb{R}\) e \(a \neq 0\).

  • A função linear é um caso especial da função de 1º grau com intercepto igual a zero (\(b=0\));
  • O conjunto domínio é: \(D=\mathbb{R}\) e o conjunto imagem é: \(IM=\mathbb{R}\);
  • A função é bijetora;
  • A função é crescente quando \(a>0\) ou decrescente quando \(a<0\);
  • O gráfico da função \(f(x)=ax\) é uma reta que passa pela origem.

Exercícios - continuação

  1. Construa o gráfico das seguintes funções lineares:
  1. \(f(x)=3x\);
  2. \(f(x)=-\frac{x}{2}\);
  3. \(f(x)=\sqrt{2}x\);
  4. \(f(x)=\frac{5}{\sqrt{3}}x\);

1.11.2 Zero da função de 1º grau

O zero da função de 1º grau é o valor de \(x\) para o qual a função \(f(x)= ax+b\) é igual a zero. Também é denominado raiz da função.

Example 1.16 A raiz da função \(f(x) = 3x-2\) é igual a \(\frac{2}{3}\).

Método de cálculo Igualar a função a zero e isolar o \(x\): \[ 3x-2=0 \Rightarrow x=\frac{2}{3}. \]

1.11.3 Estudo de sinal da função de 1º grau

Example 1.17 Seja a função \(f(x)=2x-5\). Determine os valores de \(x\) tais que:
  1. \(f(x)=0\). Resp \(\{\frac{5}{2}\)
  2. \(f(x)>0\). Resp \(\{x \in \mathbb{R} \mid x > \frac{5}{2}\}\);
  3. \(f(x)<0\). Resp \(\{x \in \mathbb{R} \mid x < \frac{5}{2}\}\).
Example 1.18 Seja a função \(f(x)=-3x+7\). Determine os valores \(x\) tais que:
  1. \(f(x)=0\). Resp \(\{\frac{7}{3}\}\);
  2. \(f(x)>0\). Resp \(\{x \in \mathbb{R} \mid x < \frac{7}{3}\}\);
  3. \(f(x)<0\). Resp \(\{x \in \mathbb{R} \mid x > \frac{7}{3}\}\).

Os gráficos estão na figura 7

Gráficos das funções: a) $f(x)=2x-5$; b) $f(x)=-3x+7$.

Figure 1.7: Gráficos das funções: a) \(f(x)=2x-5\); b) \(f(x)=-3x+7\).

Exercícios - continuação

  1. Faça o estudo de sinal das seguintes funções de 1º grau:
  1. \(f(x)=-3x+6\);
  2. \(f(x)=1-5x\);
  3. \(f(x)=-7(x+3)\);
  4. \(f(x)=\frac{x}{3}-1\).

1.11.4 Resolução gráfica de um sistema de equações do 1º grau

Exemplo:
Considere o sistema de equações do 1º grau: \[ \left\{ \begin{array}{ll} y=x+2\\ y=3x-4 \end{array} \right. \] A solução do sistema é \(x=3\) e \(y=5\).
Construindo o gráfico das duas funções, nota-se que a solução do sistema é o ponto \((x,y)\) da intersecção das duas retas. Veja a figura 8.

1.11.5 Equação da reta que passa por dois pontos

Example 1.19 Encontre a equação da reta que passa pelos pontos \((1,2)\) e \((-1,3)\).

Resp. Como a reta é o gráfico de uma função do 1º grau \(f(x)=ax+b\), temos: \[ \left\{ \begin{array}{ll} 2=a.1+b \\ 3=a.(-1)+b \end{array} \right. \text{ } \text{ } \Rightarrow \text{ } \text{ } \text{ } \left\{ \begin{array}{ll} a+b=2\\ -a+b=3 \end{array} \right. \] A solução do sistema é \(a=-\frac{1}{2}\) e \(b=\frac{5}{2} \Rightarrow\) a equação da reta é \(f(x)=-\frac{1}{2} x+\frac{5}{2}\), ou equivalentemente, \(y=-\frac{1}{2} x+\frac{5}{2}\). O gráfico está na figura

Gráficos das funções a) $f(x)=x+2$ e $f(x)=3x-4$; b) $f(x)=-\frac{1}{2} x+\frac{5}{2}$.

Figure 1.8: Gráficos das funções a) \(f(x)=x+2\) e \(f(x)=3x-4\); b) \(f(x)=-\frac{1}{2} x+\frac{5}{2}\).

1.12 Inequações de 1º grau

Exemplo:
Resolva a inequação: \(5x-1 > 3x+5\). Resp. \(\{x \in \mathbb{R} \mid x > 3\}\).
Passo a passo Deve-se isolar o \(x\) na inequação: \[\begin{eqnarray*} 5x-1 &>& 3x+5 \\ \Rightarrow 5x - 3x &>& 5+1 \\ \Rightarrow 2x &>& 6 \\ \Rightarrow x&>&3. \end{eqnarray*}\] Intepretação gráfica Consiste em fazer o estudo de sinal da função \(f(x)=2x-6\). O gráfico está na figura 9.

Exemplo:
Resolva a inequação: \(2x+1 \leq 4x+6\). Resp. \(\{x \in \mathbb{R} \mid x \geq -\frac{5}{2}\}\).
Passo a passo \[\begin{eqnarray*} 2x+1 &\leq& 4x+6 \\ \Rightarrow 2x - 4x &\leq& 6-1 \\ \Rightarrow -2x &\leq& 5 \\ \Rightarrow x &\geq& -\frac{5}{2}. \end{eqnarray*}\] Intepretação gráfica Consiste em fazer o estudo de sinal da função \(f(x)=-2x-5\). O gráfico está na figura 9.

Gráficos das funções a) $f(x)=2x-6$; b) $f(x)=-2x-5$.

Figure 1.9: Gráficos das funções a) \(f(x)=2x-6\); b) \(f(x)=-2x-5\).

Gráficos das funções a) $f(x)=2x-6$; b) $f(x)=-2x-5$.

Figure 1.10: Gráficos das funções a) \(f(x)=2x-6\); b) \(f(x)=-2x-5\).

1.13 Inequações de 1º grau simultâneas

Exemplo:
Resolva a inequação: \(-1 < 2x-3 \leq x\). Resp. \(\{x \in \mathbb{R} \mid 1 < x \leq 3 \}\).
Passo I) Resolva a inequação do lado esquerdo: \[\begin{eqnarray*} -1 &<& 2x-3\\ \Rightarrow 2 &<& 2 x\\ \Rightarrow 1 &<& x, \text{}{}{}\text{}{}{} \text{donde lê-se: "x é maior do que 1"}; \end{eqnarray*}\] Passo II) Resolva a inequação do lado direito: \[\begin{eqnarray*} 2x-3 &\leq& x\\ \Rightarrow x &\leq& 3. \end{eqnarray*}\]

Intepretação gráfica Consiste em fazer o estudo de sinal das funções \(f(x)=x-1\) e \(f(x)=x-3\). O gráfico está na figura 10.

Figura 10: Gráficos das funções \(f(x)=x-1\) e \(f(x)=x-3\).

Gráficos das funções $f(x)=x-1$ e $f(x)=x-3$

Figure 1.11: Gráficos das funções \(f(x)=x-1\) e \(f(x)=x-3\)

Exercícios - continuação

1.13.1 Inequações produto

Exemplo: Determine o conjunto solução da inequação produto \((-3x + 6)(5x-7)<0\).
Resp. \(\{x \in \mathbb{R} \mid x < \frac{7}{5} \text{ ou } x>2\}\).
Passo I) Faça o estudo de sinal da função \(f(x)=-3x + 6\). \[\begin{eqnarray*} f(x)&=&0 \text{ quando } x =2, \text{ vemos que } 2 \text{ é o zero da função};\\ f(x)&>&0 \text{ quando } x <2;\\ f(x)&<&0 \text{ quando } x >2. \end{eqnarray*}\]

Passo II) Faça o estudo de sinal da função \(g(x)=5x-7\). \[\begin{eqnarray*} g(x)&=&0 \text{ quando } x =\frac{7}{5}, \text{ vemos que } \frac{7}{5} \text{ é o zero da função};\\ g(x)&>&0 \text{ quando } x > \frac{7}{5};\\ g(x)&<&0 \text{ quando } x < \frac{7}{5}. \end{eqnarray*}\]

**Passo III)} O que acontece com o produto \(f(x) \times g(x)\)? \[\begin{eqnarray*} f(x) \times g(x) &=& 0 \text{ quando } x=2 \text{ ou } x=\frac{7}{5};\\ f(x) \times g(x) &>& 0 \text{ quando } \frac{7}{5} < x < 2;\\ f(x) \times g(x) &<& 0 \text{ quando } x < \frac{7}{5} \text{ ou } x > 2. \end{eqnarray*}\]

Intepretação gráfica A figura 11 mostra os gráficos das funções \(f(x)\) e \(g(x)\) e o esquema de estudo de sinal.

Inequação produto. a) Gráficos das funções $f(x)=-3x + 6$ e $g(x)=5x-7$; b) Esquema de estudo de sinal.

Figure 1.12: Inequação produto. a) Gráficos das funções \(f(x)=-3x + 6\) e \(g(x)=5x-7\); b) Esquema de estudo de sinal.

Example 1.20 Determine o conjunto solução da inequação: \((x-4)(x+2)\geq 0\).

Resp. \(\{x \in \mathbb{R} \mid x \leq -2 \text{ ou } x \geq 4\}\).

  • Passo I) Seja \(f(x)=x-4 \text{ então: }<br> f(x)=0 \text{ se } x = 4, f(x)>0 \text{ se }x > 4 \text{ e } f(x)<0 \text{ se } x < 4\).
  • Passo II) Seja \(g(x)=x+2 \text{ então: }<br> g(x)=0 \text{ se } x=-2, g(x)>0 \text{ se } x > -2 \text{ e } g(x)<0 \text{ se } x < -2\).
  • Passo III) Seja \(f(x).g(x)=(x-4)(x+2) \text{ então: }<br> f(x).g(x) = 0 \text{ se } x=4 \text{ ou } x=-2; f(x).g(x) > 0 \text{ se } x<-2 \text{ ou } x>2; \text{ e } f(x).g(x) < 0 \text{ se } -2 < x < 4\). Veja a figura 12.
Inequação produto. a) Gráficos das funções $f(x)=-3x + 6$ e $g(x)=5x-7$; b) Esquema de estudo de sinal.

Figure 1.13: Inequação produto. a) Gráficos das funções \(f(x)=-3x + 6\) e \(g(x)=5x-7\); b) Esquema de estudo de sinal.

Inequação produto. a) Gráficos das funções $f(x)=-3x + 6$ e $g(x)=5x-7$; b) Esquema de estudo de sinal.

Figure 1.14: Inequação produto. a) Gráficos das funções \(f(x)=-3x + 6\) e \(g(x)=5x-7\); b) Esquema de estudo de sinal.

Exemplo: Determine o conjunto solução da inequação: \((x+2)(x-1)(-x+2)<0\).
Resp. \(\{x \in \mathbb{R} \mid -2 < x < 1 \text{ ou } x > 2\}\).
Passo I) \(f(x)=x+2\) é uma função crescente. \[\begin{eqnarray*} f(x)&=&0 \text{ quando } x=-2 \text{ : } -2 \text{ é a raiz da função};\\ f(x)&>&0 \text{ quando } x>-2;\\ f(x)&<&0 \text{ quando } x<-2. \end{eqnarray*}\]

Passo II) \(g(x)=x-1\) é uma função crescente. \[\begin{eqnarray*} g(x)&=&0 \text{ quando } x=1 \text{ : } 1 \text{ é a raiz da função};\\ g(x)&>&0 \text{ quando } x>1;\\ g(x)&<&0 \text{ quando } x<1. \end{eqnarray*}\]

Passo III) \(h(x)=-x+2\) é uma função decrescente. \[\begin{eqnarray*} h(x)&=&0 \text{ quando } x=2 \text{ : } 2 \text{ é a raiz da função};\\ h(x)&>&0 \text{ quando } x<2;\\ h(x)&<&0 \text{ quando } x>2. \end{eqnarray*}\] A figura mostra os gráficos das funções \(f(x)\), \(g(x)\) e \(h(x)\) e o esquema de estudo de sinal para responder à questão.

Inequação produto. a) Gráficos das funções $f(x)=x+2$, $g(x)=x-1$ e $h(x)=-x+2$; b) Esquema de estudo de sinal.

Figure 1.15: Inequação produto. a) Gráficos das funções \(f(x)=x+2\), \(g(x)=x-1\) e \(h(x)=-x+2\); b) Esquema de estudo de sinal.

Inequação produto. a) Gráficos das funções $f(x)=x+2$, $g(x)=x-1$ e $h(x)=-x+2$; b) Esquema de estudo de sinal.

Figure 1.16: Inequação produto. a) Gráficos das funções \(f(x)=x+2\), \(g(x)=x-1\) e \(h(x)=-x+2\); b) Esquema de estudo de sinal.

Exercícios - continuação

1.14 Fatoração de uma função de segundo grau

Exemplo:
Seja a função quadrática \(f(x)=x^2-7x+10\).

\(\checkmark\) \(f(x)=0\) se \(x=5\) ou \(x=2\); \(\checkmark\) \(f(x)>0\) se \(x<2\) ou \(x>5\); \(\checkmark\) \(f(x)<0\) se \(2 < x <5\).

Também podemos recorrer ao o esquema de estudo de sinal, como na figura ; - c) Tarefa Faça o gráfico da função e o estudo de sinal a partir do gráfico.

Dica Algumas vezes conseguimos fatorar uma função de segundo grau sem ter que recorrer à fórmula de Bhaskara, como por exemplo, nos produtos notáveis abaixo.

  1. \(f(x)=x^2-1=(x+1)(x-1)\) ou também \(g(x)=x^2-4=(x+2)(x-2)\),
    donde \(f(x)\) tem duas raízes: \(-1\) e \(1\), e o intercepto é igual a \(-1\),
    e \(g(x)\) tem duas raízes \(-2\) e \(2\), e o intercepto é igual a \(-4\);
  2. \(f(x)=x^2+2x+1=(x+1)^2\), ou também \(g(x)=x^2+4x+4=(x+2)^2\),
    donde \(f(x)\) tem uma raíz: \(-1\), e o intercepto é igual a \(1\),
    e \(g(x)\) tem uma raíz: \(-2\), e o intercepto é igual a 4;
  3. \(f(x)=x^2-2x+1=(x-1)^2\), ou também \(g(x)=x^2-4x+4=(x-2)^2\),
    donde \(f(x)\) tem uma raíz: \(1\), e o intercepto é igual a \(1\),
    e \(g(x)\) tem uma raíz: \(2\), e o intercepto é igual a \(4\).

Dica A fatoração da função de segundo grau nos auxilia a:

\(\checkmark\) Encontrar os zeros (ou raízes) da função; \(\checkmark\) Fazer o estudo de sinal da função, mesmo sem conhecer o seu gráfico.

Dica 2 Também podemos fatorar uma função cúbica, como nos casos abaixo:

  1. \(f(x)=x^3+3x^2+3x+1=(x+1)^3\), e \(g(x)=x^3+6x^2+12x+8=x^3+3.x^2.2+3.x.2^2+2^3=(x+2)^3\),
    donde \(-1\) é o zero da função \(f(x)\), e o intercepto é igual a \(1\),
    e \(g(x)\) tem uma raíz:\(-2\), e o intercepto é igual a \(8\);
  2. \(f(x)=x^3-3x^2+3x-1=(x-1)^3\), e \(g(x)=x^3-6x^2+12x-8=(x-2)^3\),
    donde \(f(x)\) tem uma raíz: \(1\), e o intercepto é igual a \(-1\),
    e \(g(x)\) tem uma raíz: \(2\), e o intercepto é igual a \(-8\).

Os gráficos estão na figura 14. Tarefa Faça o estudo de sinal das funções \(f(x)\) e \(g(x)\) nos itens “a)” e “b)”.

Figura 14: Gráficos das funções cúbicas.