O modo de vida contemporâneo está passando por mudanças estruturais, em diferentes dimensões. Parte dessas mudanças está ocorrendo em função da revolução tecnológica que permite interações entre os meios físico, biológico e digital, denominada Quarta Revolução Industrial (Schwab, 2017; Susskind e Susskind, 2015). Como resultado, diferentes competências funcionais e específicas estão sendo demandadas para atuação de egressos de instituições de ensino superior (IES) (Elmor Filho et al., 2019; Susskind e Susskind, 2015), a saber (i) competências funcionais: capacidade de geração e aplicação do conhecimento, superação de desafios, tomada de decisão, treinamento e preceptoria; e (ii) competências específicas: capacidade de concepção, inovação, análise e síntese, gestão, aplicação de métodos para caracterização e solução de problemas e a capacidade de relacionar o conhecimento apreendido de maneira transdisciplinar. As instituições de ensino superior (IES) enfrentam o desafio de se adequar a essas demandas. Para tanto, é necessário transformar a sala de aula em um ambiente que estimule o protagonismo do estudante, o desenvolvimento de autonomia permanente de aprendizagem e favoreça comportamentos proativos e adaptáveis nas atividades profissionais.
Além dessa necessidade de transformação do ensino para adaptação às mudanças supracitadas, no início deste ano nos deparamos com um novo e imediato desafio advindo das relações humanas com o ambiente natural: a pandemia provocada pela disseminação do novo coronavírus SARS-CoV-2 em escala global. Esse fenômeno resultou na implementação de distanciamento social, mudando de maneira significativa a forma como vivemos. A educação é uma das diversas atividades impactadas pela pandemia e o contato presencial no ambiente escolar está restrito devido ao distanciamento social. Assim, os colaboradores das IES precisam buscar formas de manter a interação entre discentes e docentes, mesmo que virtual, qualificando o processo de aprendizagem para as competências necessárias ao do mundo contemporâneo.
Dentre as dimensões de desafios que gestores públicos, profissionais, instituições privadas e cidadãos estão enfrentando para adaptação às mudanças provocadas pelo COVID-19, estão a estrutura econômica, a dinâmica urbana, os padrões de consumo, os deslocamentos, a liberdade dos indivíduos, a percepção de felicidade, a degradação do meio ambiente e as priorizações de atividades e escolhas cotidianas. O papel da universidade, além da formação de capital humano para os desafios contemporâneos, envolve a produção e transferência de conhecimento e pensamento crítico sobre problemas reais, com o objetivo de promoção de qualidade de vida para as pessoas. Nesse momento disruptivo, justifica-se esse projeto de ensino pela necessidade de formar capital humano, por meio de ambiente virtual, capaz de discutir processos sociais, econômicos e ambientais no contexto urbano atual.
Elaborar e desenvolver projetos com foco em problemas urbanos visando a apropriação de competências em métodos de econometria e análise espacial e respectiva implementação em ambiente computacional, por meio das plataformas R e QGIS. Para tanto, serão consideradas metodologias ativas para realização das atividades propostas, tutoria sobre técnicas específicas de análise de dados espaciais e tutoriais sobre as ferramentas quantitativas R e QGIS, visando o conhecimento dos ambientes de trabalho e bibliotecas próprias de análises de questões espaciais.
A proposta metodológica deste projeto de ensino está baseada em algumas práticas pedagógicas que se fundamentam na aprendizagem ativa. Dentre elas, consideraremos aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida. Nesse site são disponibilizados conteúdos para serem explorados pelos alunos a priori dos minicursos, compostos por vídeos e situações-problema. Serão então realizados minicursos com duração diária de 2 horas e total de 4 horas, para discussão de cada tópico proposto no cronograma, a saber: (i) Introdução do R e ao RStudio; (ii) processos urbanos; (iii) métodos econométricos (módulos I e II); e (iv) Análise espacial (módulos I e II). Serão ainda propostas atividades preliminares (vídeos e atividades práticas) aos minicursos.
Baixar e instalar o R: link
No link acima é apresentado o processo de instalação para Windows. No mesmo site é possível encontrar procedimentos de instalação para outros sistemas operacionais.
Links adicionais:
Visão geral e primeiros passos com R e RStudio
Baixar e instalar o RStudio: link
No link acima é apresentado o processo de instalação para Windows. No mesmo site é possível encontrar procedimentos de instalação para outros sistemas operacionais.
1 - O que é o ambiente R e para que serve
2 - Tipos básicos de dados no R.
3 - Criando e nomeando vetores no R.
4 - Subconjuntos de vetores no R.
5 - Como criar e nomear matrizes no R.
6 - Operações aritméticas com matrizes.
7 - Funções estatísticas básicas.
Renda e Consumo dos Estados Unidos
Os dados abaixo correspondem às observações sobre Despesa de Consumo Pessoal e Produto Interno Bruto em bilhões de dólares de 2000, para os Estados Unidos. Os dados foram obtidos no livro do Gujarati, intitulado Econometria básica. Existe uma teoria que estabelece uma relação entre o consumo e a renda de um país (medida em termos do Produto Interno Bruto). Partindo do pressuposto que, esta é uma relação linear, temos que o a Despesa de consumo pessoal (Y) guarda a seguinte relação com o Produto Interno Bruto (X).
\(Y=\beta_0+\beta_1X\)
Com base no exposto acima, siga as orientações abaixo para obter os valores de \(\beta_0\) e \(\beta_1\) e, assim, determinar a equação da reta.
#as.matrix(RendaConsumo)
a - Crie um vetor de uns que tenha um número de entradas igual ao número de linhas da matriz acima. Pode denominá-lo uns.
b - Crie uma matriz juntando o vetor de uns e a terceira coluna da matriz acima. Pode denominá-la X.
c - Crie um vetor a partir da segunda coluna da matriz acima. Pode denominá-lo Y.
d - Realize o seguinte cálculo: \((X^TX)^{-1}X^TY\).
e - Identifique o \(\beta_0\) e o \(\beta_1\).
Média, variância, mediana, desvio padrão,coeficiente de correlação, histograma e box plot.
Para realizar os exercícios abaixo você pode usar como referencial o material disponível no link abaixo:
https://towardsdatascience.com/descriptive-statistics-in-r-8e1cad20bf3a
1 - Calcule para a média, variância, desvio-padrão para as variáveis Renda e Consumo da planinha RendaConsumo importada no exercício anterior.
2 - Calcule o coeficiente de correlação entre a Renda e o consumo.
3 - Faça o histograma e o box-plot das variáveis Renda e consumo. As duas variáveis apresentam observações discrepantes (outliers).
Como utilizar o Data Frame!
“Os sentimentos mais genuinamente humanos logo se desumanizam na cidade.”
Eça de Queirós
Ao final desse mini-curso, os alunos deverão ser capazes de discutir os seguintes conceitos:
Os alunos deverão assistir esses dois videos antes do nosso encontro (Minicurso: Processos Urbanos).
Processos Urbanos
A turma será dividida em 4 grupos (aleatoriamente) e cada grupo permanecerá ativo por 10 minutos para discussões. Ao final desse tempo, o representante do grupo apresentará os destaques e argumentações em 5 minutos e teremos 10 minutos para discussão de cada tópico. Se possível, incluam elementos pictóricos que possam fundamentar a argumentação.
Como a urbanização impacta as dimensões ambiental, social e econômica nas escalar global, regional e local?
Pensando na RMBH, selecione dois municípios e caracterize seu papel na rede urbana.
Analise as relações entre o sítio e a estrutura morfológico-funcional de Belo Horizonte.
Selecione uma intervenção urbana na cidade de Belo Horizonte e caracterize seus resultados quanto à coesão entre mudanças no uso do solo, sistemas de transportes e rede de atividades.
A turma será dividida em 4 grupos (aleatoriamente) e cada grupo permanecerá ativo por 20 minutos para discussões. Ao final desse tempo, o representante do grupo apresentará os destaques e argumentações em 5 minutos e teremos 10 minutos para discussão de cada tópico. Se possível, incluam elementos pictóricos que possam fundamentar a argumentação.
Análise crítica do papel da tecnologia (smart cities, por exemplo) na remodelagem das nossas cidades pensando na escala humana
Análise crítica da implementação de cinemas drive-ins nas cidades brasileiras no período da pandemia e após a liberação da circulação de pessoas
Como está a dinâmica do isolamento social ao longo dos últimos 4 meses e quais fatores presentes em uma cidade são importantes para manutenção do distanciamento?
Quais medidas estão sendo implementadas em relação à mobilidade nas cidades européias na abertura do isolamento social? Faça uma análise crítica.
https://towardsdatascience.com/descriptive-statistics-in-r-8e1cad20bf3a
O que diferencia dados espaciais e não espaciais?
O que existe em uma determinada localização?
Onde posso encontrar um determinado objeto?
O que mudou ao longo do tempo?
Qual o melhor caminho?
Como os objetos são distribuídos no espaço?
Como as condições serão alterada no futuro?
Ao final desse mini-curso, os alunos deverão ser capazes de discutir os seguintes conceitos:
Caso seja necessário, segue um video sobre a utilização do Google My Maps.
Análise espacial (módulo I)
Ao longo do encontro, serão desenvolvidas atividades referentes à construção das competências a serem apropriadas por meio deste minicurso.
As atividades serão desenvolvidas individualmente e todos os alunos deverão ter os aplicativos obrigatórios instalados em seus computadores (R, RStudio e QGIS)
Os dados para desenvolvimento das análises estão disponíveis no Canvas da disciplina, assim como as orientações a serem seguidas para desenvolvimento dessas atividades sob tutoria da professora. Não há necessidade de conclusão das atividades durante nosso encontro virtual, mas mesmo que posteriormente, todas tarefas deverão ser realizadas para integral aprendizagem.
“Nossa existência no tempo nos é determinada, mas temos ampla liberdade de escolha de nossa localização, que é influenciada, embora não de todo, pelo nosso lugar de origem. Encontrar a localização correta é essencial para uma vida de sucesso, também para um empreendimento de sucesso e para um assentamento duradouro – em suma, para a sobrevivência do grupo. Adicionalmente, uma localização adequada tem que ser a localização dos acontecimentos certos. […]” (Lösch, 1954, p. 3)
Os alunos deverão assistir esses dois videos antes do nosso encontro (Minicurso: Processos Urbanos).
<
Análise espacial (módulo II)
Ao longo do encontro, serão desenvolvidas atividades referentes à construção das competências a serem apropriadas por meio deste minicurso.
As atividades serão desenvolvidas individualmente e todos os alunos deverão ter os aplicativos obrigatórios instalados em seus computadores (R, RStudio e QGIS)
Os dados para desenvolvimento das análises estão disponíveis no Canvas da disciplina, assim como as orientações a serem seguidas para desenvolvimento dessas atividades sob tutoria da professora. Não há necessidade de conclusão das atividades durante nosso encontro virtual, mas mesmo que posteriormente, todas tarefas deverão ser realizadas para integral aprendizagem.
Proposição de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos como principal elemento de avalição da disciplina:
Geomarketing e comportamento do consumidor
Análise da Relação entre a Precariedade Habitacional e Renda na RMBH
Relação entre Renda da População e a oferta/uso do Transporte em Belo Horizonte
a. Identificar, à luz da revisão bibliográfica, indicadores de oferta/uso do transporte público de Belo Horizonte e pensar nos indicadores e fontes de dados para a informação selecionada.
b. Analisar se o modo de utilização do transporte e o tempo de viagem está relacionado com a renda da população do Município de São Paulo
c. Analisar diferentes recortes temporais
Iniquidades na Qualidade de Vida na RMBH ou BH
Iniquidades quanto à segurança na cidade – RMBH ou BH
Desigualdade de renda e da qualidade de vida e a localização de grupos raciais e étnicos na cidade
Food Deserts
a. Relacionais fatores como pobreza e obesidade, localização de supermercados e varejo de alimentos frescos, doenças relacionadas com a dieta
b. Análise da estrutura espacial e da acessibilidade aos Food Systems da RMBH.
Análise da evolução dos índices de gravidez na adolescência em Belo Horizonte
a. Identificar variáveis que possam representar a população crítica para este estudo (Censo 2010; IDHM; educação).
b. Explorar a localização de população formada por adolescentes mulheres com faixa etária entre 10 e 17 anos residentes no estado e Minas Gerais;
c. Pode-se estabelecer correlação entre renda média domiciliar e gravidez precoce?
d. A dimensão educação estão correlacionadas com aumento ou mesmo redução da taxa de gravidez na adolescência?
Desigualdade de renda entre Mulheres e Homens no Estado de Minas Gerais e sua relação com o grau de urbanização e o nível educacional educação;
Os alunos deverão se organizar em grupos de até 4 (quatro) alunos para desenvolvimento dos projetos.
| Data | Etapa |
|---|---|
| 29/06 | Definição do problema em investigação, Elaboração de hipóteses e Seleção e fonte de dados para obtenção de variáveis |
| 02/07 | Análise exploratória das variáveis e análise das relações entre variáveis (R) |
| 08/07 | Mapas para representação das variáveis e análise espacial no recorte espacial definido (QGIS) |
| 10/07 | Econometria espacial |
| 13/07 | Síntese, considerações gerais e apresentação |
As entregas deverão ser feitas pelo canvas da disciplina e serão desenvolvidas em grupos predeterminados (no canvas).
A sala virtual será aberta conforme cronograma com professores disponíveis para esclarecimentos de dúvidas e orientação para desenvolvimento dos projetos.
| Data | Atividade |
|---|---|
| 26/06 | Encontro 1 - 08:00 às 12:00 |
| 03/07 | Encontro 2 - 08:00 às 12:00 |
| 10/07 | Encontro 3 - 08:00 às 12:00 |
13/07 - 18:00 às 21:00
A apresentação do semináro final será composta por:
- apresentação de cada grupo (máximo de 15 minutos) - mesa de discussão para fechamento da experiência promovida pelo projeto de ensino (30 minutos)
Renata Lúcia Magalhães de Oliveira
Patrick Mendes dos Santos
Lucélia Viviane Raad