Os gráficos a seguir tem por objetivo monitorar os impactos na mobilidade da cidade de Porto Alegre no período de ações para contenção da pandemia COVID-19. Para embasar os comparativos, definiu-se que o período de 07 a 13 de março de 2020 é a semana típica de referência. Última atualização: 29/03/2021 10:59:56
OBS: O coeficiênte de variação informa a dispersão relativa “%” dos dados em torno da média, assim quanto menor este for, mais homogênea será a distribuição amostral considerada. O cálculo do mesmo se dá pela razão do desvio padrão amostral pela média amostral:
\[ coef var = \frac{sd(x)}{\bar{x}} \]
Os dados diários podem ser verificados na tabela abaixo:
Esses relatórios mostram o aumento ou diminuição nos quilômetros / milhas dirigidos como uma porcentagem mudança em comparação com uma linha de base. As mudanças para cada dia são comparadas a um valor da linha de base para aquele dia da semana.
● A linha de base é o valor médio, para o dia da semana correspondente, durante o período de 2 semanas de 11 de fevereiro de 2020 a 25 de fevereiro de 2020.
● Os relatórios mostram tendências ao longo de duas semanas, com os dados mais recentes representando aproximadamente 2-3 dias atrás.
Como acontece com todas as amostras, isso pode ou não representar o comportamento exato de uma população.
Adaptado de Waze Data
## [1] "Date"
Fonte de Dados
Para construção do Gráfico 1 – Comparativo diário das velocidades médias e máximas, foram integradas as bases de controladores eletrônicos de velocidade a fim de obter a amostra das velocidades praticadas na cidade de Porto Alegre no período considerado.
Fonte de Dados
Para construção do Gráfico 2 – Comparativo diário das velocidades por intervalos, foram integradas as bases de controladores eletrônicos de velocidade (pardais e lombadas e controladores) a fim de obter a amostra das velocidades praticadas segmentadas em intervalos de |0-20 km/h, |20-40 km/h, |40-60 km/h, |60-80 km/h, |80-… km/h.
Fonte de dados
Para construção do Gráfico 2 – Comparativo diário do volume de veículos em circulação, foram integradas as bases de controladores eletrônicos de velocidade (pardais e lombadas e controladores) a fim de obter a amostra comparativa do número de passagens de veículos registradas por dia do período analisado.
Fonte de dados
Para construção do Gráfico 3 – foram utilizados dados da plataforma WAZE CCP que consiste nas informações de extensão das filas e número de filas por dia de acordo com o report dos usuários do aplicativo durante seu trânsito nas vias de Porto Alegre.
Fonte de Dados
Para construção do Gráfico 4 – Comparativo diário das viagens no sistema Tembici, foram integradas as bases da operadora do sistemaa fim de obter a amostra das viagens praticadas na cidade de Porto Alegre no período considerado.
## [1] 8
Fonte de dados
Para construção do Gráfico 11 –- Variação de acidentes por tipo, foram urilizados os dados de registros de acidentes no Cadastro de Acidentes de Trânsito da EPTC por dia do período analisado.