Esta análise vai buscar entender um pouco sobre a atuação de sócios do setor da pecuária nas doações de campanha para deputados em 2018. Foram considerados os deputados que finalizaram o ano de 2019 em exercício. Os dados de doações foram obtidos no TSE e os do quadro societário na Receita Federal através do brasil.io.
Em 2018, não foram permitidas doações de pessoas jurídicas nas eleições federais. Apenas pessoas físicas poderiam realizar doações para os candidatos. Ainda sim, é possível ligar essas doações a empresas, tendo em vista que os doadores podem ser sócios destas empresas.
Foram selecionadas as doações dos sócios das empresas que possuíam alguma atividade econômica (CNAE) relacionada ao Setor da Pecuária ou de Comércio de Carne. Na tabela abaixo é possível conferir quais as atividades econômicas que foram consideradas para classificação das empresas como sendo de interesse do estudo ou não.
Na tabela abaixo é possível identificar quais as empresas e as atividades econômicas relacionadas a esses doadores e a todos os outros que doaram em 2018 e que possuem empresa ligada a Pecuária.
A seguir toda e qualquer doação vinda de qualquer setor da pecuária será considerado no montante de doação para o deputado.
Na tabela a seguir é possível conferir as ligações entre os parlamentares e os setores econômicos