1-> library(readxl) > FebreAmarela_laboratorio <- read_excel(“C:/Users/Marcos Carvalho/Downloads/FebreAmarela_laboratorio.xlsx”) > View(FebreAmarela_laboratorio)
2-> str(letalidade) Error in str(letalidade) : object ‘letalidade’ not found > FebreAmarela_laboratorio\(letalidade<-as.numeric(FebreAmarela_laboratorio\)letalidade)
3- A média sobre de casos aparece 1.64, isso mostra que ao somar os números de casos durante os 12 meses, que o número de casos em cada mês variou de 1 a 2 casos por municípios. E sobre a letalidade, mostrou que ficou em aproximadamente 20%. Porém esses valores(média e letalidade) não é muito confiável, já que na análise apresentou meses com taxa de casos de 0.
4- O boxplot mostrou sobre os casos que a mediana ficou em 0, ou seja apresentou um grande número de casos igual 0, no mínimo 50% dos casos analisados foram 0. E sobre a letalidade, também mostrou que a mediana foi 0.
5- Não é possível fazer medidas de resumos, pois são variáveis qualitativas.
7-Não, continuou o mesmo.
8- Caro Secretário de saúde, por meio de uma coleta de dados em 11 municípios do estado de São Paulo por 12 meses sobre os casos de Febre Amarela e sua letalidade, mostrou uma média de 1 a 2 caos durante os 12 meses nesses municípios e uma média de aproximada de 20% de letalidade. A maioria dos casos se apresentou durante os meses de Janeiro,fevereiro e março, meses que são chuvosos e quentes, ou seja, uma condição favorável à reprodução ao agente transmissor dessa doença. Os municípios de Mairiporã,Nazaré Paulista apresentaram respectivamente, 327 caos e 96 óbitos; 27 casos e 11 óbitos, os municípios com mais casos dos analisados nos meses de janeiro, fevereiro,março. Assim, recomendo uma maior atenção nesses municípios o mais breve possível, com o objetivo de investir a origem desse problema e sanar tal problema. Assim, concluo este relatório, recomendando uma maior divulgação sobre informações da febre amarela, conscientização,fiscalização,campanhas e outras medidas, principalmente nos meses de janeiro,fevereiro e março.
Atenciosamente.