Para quem as bolsas/auxilio oferecidas pela faculdade pública são destinadas? E com relação à raça, tem influência nessa distribuição?

INTRODUÇÃO

A realidade nas faculdades públicas do Brasil está entrando cada vez mais em decadência. Os recursos para a preservação e engajamento se tornam cada vez mais insuficiente, e nada obstante é feito o corte de custo pelo governo. Há na universidade uma variedade de pessoas, graças às cotas e bolsas oferecidas pela faculdade. E através da bolsa, muitos alunos são mantidos. Pois este auxilia beneficamente em grande proporção o estudante a se manter graduando na Universidade pública. A trincheira da educação está mais acirrada do que qualquer outra. A manutenção financeira de um estudante do ensino superior pode ser bastante desafiadora. As universidades estaduais e federais oferecem meios do aluno superar as dificuldades financeiras e permanecer estudando.

De acordo com o site oficial da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, para os alunos se inscreverem na BIA (Bolsa de Incentivo Acadêmico), Iniciação Cientifica, auxílio alimentação e moradia, o estudante deve agendar atendimento com o Serviço Social e apresentar o Questionário Socioeconômico. Para conseguir uma bolsa de estudo, é necessário obedecer alguns requisitos estabelecidos pela universidade. O motivo desta análise veio por meio de uma percepção que a bolsa é um ponto essencial para a permanência desses jovens no ensino público de qualidade. Pois são muito importantes para a manutenção de alunos com baixa renda no ambiente universitário. Essas ações são em prol da permanência estudantil.

METODOLOGIA

1. ANÁLISE

  • Nesta analise foi utilizado um banco de dados, onde a coleta partiu através de um questinário enviado ao público alvo, com a finalidade de buscar informações a fim de analises em cima das respostas obtidas. Contudo foram obtidas 116 respostas sobre o questinário, levando em consideração as respostas omitidas e também denominadas como “NA”, após isso testes utilizados através da ferramenta RSTUDIO foram realizados, onde chegaremos aos resultados e gráficos analisados conforme mostra abaixo.

2. TESTES

  • Foram utilizados os testes de hipóteses WILCOXON e QUI QUADRADO.

3. NORMALIDADE

  • Todas as variáveis quantitativas utilizadas foram verificadas quanto à normalidade através do Teste de Shapiro-wilk.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para análise das variáveis, primeiramente foi feito o Teste de Shapiro-wilk na RENDA FAMILIAR, com isso foi encontrado o *p-valor igual a 0.00000001502. Deste modo, como o p-valor é menor que 0,5, ele não é paramétrico.

Apósé utilizado o Teste WILCOXON da variáveis RENDA por BOLSA, que foi dado como resultado um p- valor menor que meio, ou seja, é rejeitada a ideia de que está tendo uma distribuição igual. É possível observar esta análise no seguinte bloxpot:

Gráfico1

Ao fazer o teste QUI QUADRADO entre as variáveis BOLSA e RAÇA, o resultado p-valor: 0.6786, ou seja, aceita que a distribuição está igual.

Cor
Bolsa Branca Negra Parda Outros Prefiro não dizer
Sim 44 10 19 2 2
Não 20 7 6 0 1
X-square = 2.3121
df = 4
p-value = 0.6786

Vendo a distribuição em forma de Gráfico de barras:

CONCLUSÃO

Com isso podemos chegar a Conclusão onde vemos que a sua maioria, os estudantes de raça branca são os que recebem mais bolsas dentro dos entrevistados. Levando em consideração as respostas deixadas em branco, também conhecidas como “N/A”. Com isso, após uma outra analíse através de um BOXPLOT com as variavéis Renda Familiar e Cor.

É notório que em sua grande maioria os alunos com maior renda familiar, são os que possuem sua raça branca e que também possuem renda maior que os demais. Predominando o recebimento de bolsas para os mesmos. Essa afirmação foi feita com o descarte do parâmetro ‘’outros’’, ja que recebeu em sua maior em relação a renda valores desconhecidos.

Podemos explicar essa distribuição de bolsas através do EDITAL publicado no site da UNIRIO, onde vemos que certos tipos de bolsas são recebidas apenas para alunos com renda menor ou igual a 1,5 Salário minímo, isto equivale a mais ou menos mil quatrocentros e noventa e sete reais. Neste caso podemos então dizer que as bolsas recebidas por alunos com renda acima deste valor é de IC (Iniciação Cientifica), pois nessas condições não é necessário um valor mínimo de renda para a adquirir estas bolsas.

Como podemos ver no gráfico 1.