Andressa Chagas, Lucas Lima e Pedro de Lacerda
A representatividade na política, embora tenha aumentado ao longo dos anos, ainda é considerada baixa. De um modo geral, ainda há menos negros e mulheres na política. Tem-se como objetivo de pesquisa, portanto, analisar uma possível correlação entre o fato de alguém ser presidenciável e possuir um certo perfil. O perfil a ser analisado trata-se do perfil de homem, branco, com ensino superior e na faixa de idade entre 50 e 70 anos e natural da região Sudeste/Sul.
Basicamente, serão utilizados Gráficos de Barras e histogramas.
Os gráficos de barras serão utilizados com o intuito de realizar comparações entre dados qualitativos e quantitativos. Os histogramas irão servir para comparar dados quantitativos com outros dados quantitativos.
1)Estado de Nascimento: Estado de Nascimento dos presidenciáveis;
2)Etnia: Etnia dos presidenciáveis (Branca, Parda, Preta e Indígena);
3)Gênero: Gênero dos presidenciáveis;
4)Grau de Instrução: Formação dos presidenciáveis (Ensino fundamental, Ensino Médio[não há ninguém apenas com Ensino Médio completo], e Ensino Superior)
5)Idade: Idade dos presidenciáveis quando concorreram ao cargo (2018)
Obs: Há também o número de presidenciáveis encontrado na base, que não é um dado explícito, mas que ainda assim será utilizado nas ordenadas dos gráficos.
Como é possível analisar no gráfico, há muito mais presidenciáveis das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Regiões, de modo geral, mais ricas do que as outras observadas no gráfico.
library(ggplot2) library(hrbrthemes) ggplot(consulta_cand_2018_BR) + aes(x = SG_UF_NASCIMENTO) + geom_bar(fill = “lightgreen”) + labs(x = “Estados”, y = “Número de Presidenciáveis”, title = “Presidenciáveis por Estado”) + theme_modern_rc()
É possível observar através do gráfico, que há muito mais presidenciáveis brancos do que de outras etnias.
ggplot(consulta_cand_2018_BR) + aes(x = DS_COR_RACA) + geom_bar(fill = “lightblue”) + labs(x = “Cor de Pele”, y = “Número de Presidenciáveis”, title = “Presidenciáveis por Cor de Pele”) + theme_ft_rc()
Há mais presidenciáveis do gênero masculino do que do gênero feminino, em proporção maior do que duas vezes.
ggplot(consulta_cand_2018_BR) + aes(x = DS_GENERO) + geom_bar(fill = “#ffff33”) + labs(x = “Gênero”, y = “Número de Presidenciáveis”, title = “Presidenciáveis por Gênero”) + theme_modern_rc()
A esmagadora maioria dos presidenciáveis possui ensino superior completo, enquanto apenas um presidenciável possui apenas o fundamental completo, e apenas um também, possuindo o superior incompleto
ggplot(consulta_cand_2018_BR) + aes(x = DS_GRAU_INSTRUCAO) + geom_bar(fill = “#ff7f00”) + labs(x = “Grau de Instrução”, y = “Número de Presidenciáveis”, title = “Presidenciáveis por Grau de Instrução”) Relação Idade x Grau de Instrução
ggplot(consulta_cand_2018_BR) + aes(x = DS_GRAU_INSTRUCAO, y = NR_IDADE_DATA_POSSE) + geom_boxplot(fill = “#ef3b2c”) + labs(x = “Grau de Instrução”, y = “Idade dos Presidenciáveis”, title = “Boxplot Grau de Instrução x Idade”) + theme_minimal()
Não há nenhum presidenciável com menos de 35 anos por questões legais. O maior número de presidenciáveis se dá pela faixa de 55 anos até algo em torno de 75.
library(ggplot2) library(hrbrthemes) ggplot(consulta_cand_2018_BR) + aes(x = NR_IDADE_DATA_POSSE) + geom_histogram(bins = 30L, fill = “#f7fcf5”) + labs(x = “Idade ”, y = “Número de Presidenciáveis ”, title = “Idade dos Presidenciáveis ”) + theme_modern_rc()
library(readxl)
Candidatos <- read_excel("C:/Users/Pedro/Downloads/consulta_cand_2018_BR.xlsx")
library(knitr)
IdadeCandidatos <- (Candidatos$NR_IDADE_DATA_POSSE)
mean(IdadeCandidatos)
[1] 58.5
sd(IdadeCandidatos)
[1] 11.62866
max(IdadeCandidatos)
[1] 79
min(IdadeCandidatos)
[1] 36
median(IdadeCandidatos)
[1] 60.5
quantile(IdadeCandidatos)
0% 25% 50% 75% 100%
36.00 51.00 60.50 66.75 79.00
1)Nas regiões Sul e Sudeste, estão concentrados os maiores números de presidenciavéis.
2)Os que possuem a cor de pele branca são maioria entre os candidatos.
3)O número de representantes do sexo masculino é duas vezes maior, que o feminino.
4)Os candidatos em sua maioria possuem ensino superior completo.
5)Está compreendido entre 55 e 75 anos a idade da maioria dos presidenciáveis.
Deste modo, está corroborado que existe de fato um perfil dos candidatos a presidência, na eleição de 2018 e que estes atendem ao perfil proposto pela pesquisa: homens, brancos, com uma média de idade entre 50 e 70 anos, com alta escolaridade e naturais da região sudeste/sul.