Partindo do princípio que no momento antes da crise, as vendas estavam gerando um valor em torno de 15 milhões de dólares, tem-se a seguinte situação: Dois clientes da Easton Imobiliária fizeram reclamações, sobre a venda de suas casas, pela corretora, ao Conselho Local dos Corretores de Imóveis. Sam Easton recebeu uma carta do Conselho, tratando-se do problema citado. O foco está em compreender se houve uma desvalorização no valor das duas casas vendidas e/ou se há uma subvalorização proposital por parte da Easton Imobiliária. É importante ter a noção de que num momento de crise, os preços foram diminuidos de forma não proposital, para possibilitar a continuação das negociações, ou seja, todas corretoras tendem a abaixar os preços, incluindo a Easton Imobiliária.
library(readxl)
## Warning: package 'readxl' was built under R version 3.5.3
EASTON <- read_excel("C:/Users/labccet/Desktop/Base_de_dados-master/EASTON.xlsx")
View(EASTON)
summary(EASTON$Mês)
## Min. 1st Qu. Median Mean 3rd Qu. Max.
## 3.000 3.000 4.000 4.421 5.000 6.000
summary(EASTON$Preço)
## Min. 1st Qu. Median Mean 3rd Qu. Max.
## 99000 121800 138600 140057 157200 190650
summary(EASTON$Corretora)
## Min. 1st Qu. Median Mean 3rd Qu. Max.
## 0.00000 0.00000 0.00000 0.09978 0.00000 1.00000
Tabela <- xtabs(~Corretora+Localização, data = EASTON)
Tabela
## Localização
## Corretora 1 2 3
## 0 210 123 82
## 1 7 24 15
library(ggplot2)
## Warning: package 'ggplot2' was built under R version 3.5.3
ggplot(EASTON) + aes(x = Mês, y = Preço, group = Mês) + geom_boxplot(fill = "blue") + labs(title = "Preço X Mês", caption = "Marco, Abril, Maio e Junho") + theme_classic()
É possível perceber a diminuição dos preços ao longo dos meses, o que indica o fato que foi afirmado acima: A crise está ocorrendo e afetando de forma negativa o mercado imobiliário de modo geral, logo, a Easton Imobiliária também foi atingida.
boxplot(Preço~Localização, data = EASTON, id=list(method="y"), main = "Preço X Localização", col = "green")
boxplot(Preço~Mês, data = EASTON, id=list(method="y"), main = "Preço X Mês", col = "green")
O imóvel foi vendido por $88.500, valor abaixo do valor mínimo de $99.500,00, abaixo do preço médio de venda (104.250 dólares) na área de Dallas-Fort Worth, e acima do tamanho médio de imóveits que é 172 m².
par(mfrow=c(1,2))
plot(EASTON$Preço, EASTON$Corretora, col = "green", pch=195, xlab = "Preço", ylab = "Corretora", main = "Diagrama de Preço por Corretora")
plot(EASTON$Preço, EASTON$Tamanho, col = "green", pch=95, xlab = "Preço", ylab = "Tamanho", main = "Diagrama de Preço por Tamanho")
par(mfrow=c(1,1))
plot(EASTON$Preço, EASTON$Tamanho, col = "green", pch=5, xlab = "Preço", ylab = "Tamanho", main = "Diagrama de Preço por Tamanho")
Percebe-se que a Easton Imobiliária vendeu mais casas do que as outras imobiliárias; Casas de tamanho entre 150 e 200 m² se encontram numa faixa de preço entre 100000 e 180000; As casas foram vendidas numa maior quantidade em Dallas; Houve um declínio das vendas devido a crise imobiliária.
So_EASTON <- subset(EASTON,Corretora = "EASTON")
plot(So_EASTON$Tamanho~So_EASTON$Preço, col = "darkblue", xlab = "Preço", ylab = "Tamanho", main = "Imobiliaria Easton", las = 0.8)
cor(So_EASTON$Tamanho,So_EASTON$Preço) # Correlacao (coeficiente)
## [1] 0.5832556
Percebe-se, ao analisar o gráfico de dispersão, que não houve uma subvalorização da Easton.
Ao comparar os preços entre a Easton e as outras agências, nota-se que a diferença não foi tão grande a ponto dos proprietários que reclamaram, afirmarem que suas casas foram subvalorizadas. Pode-se dizer que a base pela qual as reclamações foram feitas é inválida, pois tendo como base um período de 12 meses, não foi considerada a ocorrência de uma crise; portanto, tal comparação não é correta. Os resultados indicam que a média dos preços de venda da Easton não caiu muito em relação aos seus concorrentes; o preço de algumas casas caiu um pouco, mas isso ocorreu devido à outros fatores que não foram levados em consideração. Os clientes superestimam o valor de suas casas, como afirma Sam, que está certo; pois o real motivo que leva os corretores a vender a casa por um preço mais baixo do que o “esperado” pode ser até mesmo as condições em que a casa se encontra (possivelmente em um estado não muito bom).