Probabilidade e Estatística

O tratamento de dados são estudados na unidade temática Probabilidade e estatística. Ela propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em muitas situações – problema da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia. Assim, todos os cidadãos precisam desenvolver habilidades para coletar, organizar, representar e analisar dados em uma variedade de contextos , de maneira a fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões adequadas, isso inclui raciocinar e utilizar conceitos, representações e índices estatísticos para descrever, explicar e predizer fenômenos.

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm. Quando de posse dos dados, procura-se agrupá-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

Tipos de Pesquisa quantitativa

De levantamento: Características de interesse de uma população sao levantadas (observadas ou medidas), mas sem manipulação.

Experimental: Grupos de indivíduos (ou animais ou objetos) são manipulados para se avaliar o efeito de diferentes tratamentos.

População

É o conjunto de elemetos que queremos abranger em nossos estudo e que são passíveis de serem observados, com respeito as características (variáveis) que pretendemos levantar. Uma parte dessa população é denominada de amostra, e o todo é o censo.

Variáveis

As variáveis são valores que representam determinadas características dentro de uma pesquisa. Esse valores variam de elemento para elemento. É a medida em cada elemento da amostra ou população. Essas variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos e são classificadas assim:

Variáveis Quantitativas: são representadas por meio de números resultantes de uma contagem ou mensuração. Elas podem ser de dois tipos:

Variáveis discretas: os valores representam um conjunto finito ou enumerável de números, e que resultam de uma contagem, por exemplo: Número de filhos (0,1,2,…), número de bactérias por amostra, número de copos de cerveja tomados por dia.

Variáveis contínuas: os valores pertencem a um intervalo de números reais e representam uma mensuração como por exemplo altura ou peso de uma pessoa. Nesses casos números fracionais fazem sentido. Exemplo: tempo (relógio) e pressão arterial.

Variáveis Qualitativas: representam uma qualidade (ou atributo) de um indivíduo pesquisado, são definidas por várias categorias. São características que não possuem valores quantitativos. Essas variáveis podem ser de dois tipos:

Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante.

Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados. Exemplos: escolaridade (1, 2, 3 graus), mês de observação (janeiro, fevereiro, …, dezembro.)

Instrumentos de coletas de dados

*Questionários

*Entrevistas

*Instrumentos da web

Tipos de perguntas

Aberta: é o tipo de pergunta onde é livre a resposta(discursiva).

Fechadas: é o tipo de pergunta onde as respostas so limitadas(objetivas).

Com esses conhecimentos é possival planejar, coletar e analisar dados. E para analisar esse dados podemos utilizar graficos, moda,meidana,média,desvio padrão,variância,softwares.