
Diagnóstico de Acidentalidade no Primeiro Semestre de 2019
Ocorrencias de acidentes em segmentos e cruzamentos CAT
Diagnóstico CAT
De acordo com os dados apresentados os acidentes com com vítimas em cruzamentos no 1º semestre de 2019 totalizam 121 ocorrências, enquanto que os acidentes com vítimas em segmentos de vias totalizam 2058. Afim de identificar essa distribuição, foi realizada a análise espacial dos dados buscando classificar os acidentes em cruzamentos e segmentos de vias de acordo com a disposição espacial dos mesmos.
Segmentação dos Dados
Atropelamentos
A etapa seguinte consistiu em identificar os locais de ocorrência dos 400 atropelamentos (Mapa 3), identificando 53.25% atropelamentos em cruzamentos e 46.75% atropelamentos em segmentos de via.
Mapa 3: Atropelamentos por logradouro x cruzamentos
Atropelamentos Fatais
Por fim, foi realizada a identificação dos 19 atropelamentos fatais em cruzamentos e segmentos de vias (Mapa 4), identificando 63.16% atropelamentos fatais em cruzamentos e 36.84% atropelamentos fatais em segmentos de via.
Mapa 4: Atropalementos Fatais por logradouro x cruzamentos
Acidentalidade no 1º semestre de 2019
A primeira etapa de análise dos dados no 1º semestre de 2019 consistiu em identificar os tipos de acidentes e suas frequências, bem como a diferenciação dos mesmos por desfecho e locais enquanto cruzamentos e segmentos de via.
A segunda etapa desse trabalho se ocupa de identificar as ocorrências por regiões de ocorrência, faixas horárias e horas pico.
Inicialmente foram criados hexagonos de forma a definir um grid delimitando áreas homogêneas; posteriormente a cada hexagono foram atribuidos os acidentes correspondentes à sua área, gerando uma escala de cor associada com a frequencia de acidentes a cada elemento. Nessa disposição, os hexagonos com maior frequencia de acidentes se aproximam da área de calor vermelha, enquanto aqueles com menor índice de acidentes se localizam na área fria amarela.
Mapa 5: Locais de ocorrência de acidentes com vítimas*
Acidentes fatais
Seguindo a abordagem realizada sobre os acidentes com vítimas, foram analisadas as faixas horárias em que ocorreram os 39 acidentes com vítimas fatais. Como pode ser visto no gráfico 10, os acidentes fatais geralmente de distribuem de maneira aleatória; muito em função do baixo número do ocorrências. Ainda assim, é possível perceber que as fatalidades advindas de choques acontecem no período noturno, enquanto que os atropelamentos fatais se distribuem ao longo da segunda metade do dia, se concentrado no pico da tarde; comportamento semelhante também pode ser identificado nos abalroamentos fatais.
Faixas horárias de ocorrência de acidentes fatais por tipo

Ocorrências de acidentes fatais por faixa horária
Os dados relativos aos 39 acidentes fatais do 1º semestre de 2019 demonstram que ocorreram 4 acidentes fatais no pico da manhã, correspondento a 10.26%, enquanto que ocorreram 2 acidentes fatais no pico do meio dia, correspondento a 5.13% e ainda, ocorreram 8 acidentes fatais no pico da tarde, correspondendo a 20.51% dos acidentes fatais.
Acidentes fatais durante picos
Relativamente aos tipos de acidentes, o Gráfico 12 demonstra a significatica contribuição dos acidentes do tipo atropelamento na composição do conjunto de acidentes fatais. Os dados demonstram que os atropelamantos correspondem a 50% dos acidentes fatais nio pico da manhã, reproduzindo os mesmos 50% dos acidentes fatais no pico do meio dia e já no pico da tarde os atropelamentos correspondem a 62% dos acidentes fatais.
