Diagnóstico de Acidentalidade no Primeiro Semestre de 2019

Acidentes

No 1º semestre de 2019 foram registrados 6105 acidentes, dos quais 2179 foram acidentes com vítimas, correspondendo a 35.69% da totalidade dos acidentes. A distribuição dos tipos de acidentes pode ser vista no gráfico 1.

Acidentes com Vítimas

A distribuição dos tipos de acidentes com vítimas pode ser vista no gráfico 2.

Ocorrencias de acidentes em segmentos e cruzamentos CAT

De acordo com os dados do Cadastro de Acidentes de Trânsito (CAT) da EPTC, no 1º semestre de 2019 foram registrados nas vias públicas de Porto Alegre 1624 acidentes em cruzamentos e 4481 acidentes em segmentos de vias (Gráfico 3).

Ocorrencias de acidentes com vítimas em segmentos e cruzamentos CAT/Brigada Militar

De acordo com os dados do CAT, no 1º semestre de 2019 foram registrados nas vias públicas de Porto Alegre 121 acidentes com vítimas em cruzamentos e 2058 acidentes com vítimas em segmentos de vias. Este dado apresenta a ocorrencia de 0.06% dos acidentes com vitimas nos cruzamentos da capital (Gráfico 4).

Diagnóstico CAT

De acordo com os dados apresentados os acidentes com com vítimas em cruzamentos no 1º semestre de 2019 totalizam 121 ocorrências, enquanto que os acidentes com vítimas em segmentos de vias totalizam 2058. Afim de identificar essa distribuição, foi realizada a análise espacial dos dados buscando classificar os acidentes em cruzamentos e segmentos de vias de acordo com a disposição espacial dos mesmos.

Classificação de acidentes com vítimas em um raio de 35 metros dos cruzamentos

Afim de identificar os acidentes associados a cruzamentos viários, foi realizado o georreferenciamento de todos acidentes com vítimas ocorridos no 1º semestre de 2019; após o georreferenciamento, foram identificados todos acidentes compreendidos em um raio de 35 metros do centro dos cruzamentos do município.

Após análise espacial dos dados, foi possível identificar que 50.25% dos acidentes ocorem dentro de um raio de 35 metros do centro dos cruzamentos, com uma distribuição de 1095 acidentes em cruzamentos e 1084 acidentes em segmentos de vias.

Segmentação dos Dados

Acidentes com Vítimas

Uma vez georreferenciados e classificados os acidentes, procedeu-se com a segmentação dos dados por tipo de desfecho e acidente.

A primeira fase tratou de identificar espacialmente os locais de ocorrencia dos 2179 acidentes com vítimas, demonstrando os 50.25% dos acidentes com vítimas em cruzamentos (Mapa 1).

Mapa 1: Acidentes com Vítimas por logradouro x cruzamentos

Acidentes com Vítimas Fatais

Posteriormente foi realizada a identificação espacial dos locais de ocorrencia dos 39 acidentes com vítimas fatais, identificando 61.54% acidentes com vítimas fatais em cruzamentos e 38.46% acidentes com vítimas fatais em segmentos de via (Mapa 2).

Mapa 2: Acidentes Fatais por logradouro x cruzamentos

Atropelamentos

A etapa seguinte consistiu em identificar os locais de ocorrência dos 400 atropelamentos (Mapa 3), identificando 53.25% atropelamentos em cruzamentos e 46.75% atropelamentos em segmentos de via.

Mapa 3: Atropelamentos por logradouro x cruzamentos

Atropelamentos Fatais

Por fim, foi realizada a identificação dos 19 atropelamentos fatais em cruzamentos e segmentos de vias (Mapa 4), identificando 63.16% atropelamentos fatais em cruzamentos e 36.84% atropelamentos fatais em segmentos de via.

Mapa 4: Atropalementos Fatais por logradouro x cruzamentos

Acidentalidade no 1º semestre de 2019

A primeira etapa de análise dos dados no 1º semestre de 2019 consistiu em identificar os tipos de acidentes e suas frequências, bem como a diferenciação dos mesmos por desfecho e locais enquanto cruzamentos e segmentos de via.

A segunda etapa desse trabalho se ocupa de identificar as ocorrências por regiões de ocorrência, faixas horárias e horas pico.

Inicialmente foram criados hexagonos de forma a definir um grid delimitando áreas homogêneas; posteriormente a cada hexagono foram atribuidos os acidentes correspondentes à sua área, gerando uma escala de cor associada com a frequencia de acidentes a cada elemento. Nessa disposição, os hexagonos com maior frequencia de acidentes se aproximam da área de calor vermelha, enquanto aqueles com menor índice de acidentes se localizam na área fria amarela.

Mapa 5: Locais de ocorrência de acidentes com vítimas*

Mapa 5: Ocorrências de acidentes com vítimas por tipo

* Mais detalhes sobre locais por tipo de acidentes podem ser vistos no Mapa de Camadas

Faixas horárias de ocorrência de acidentes com vítimas por tipo

Também foram analisadas as faixas horárias em que ocorrem acidentes com vítimas por tipo de acidente. Como pode ser visto no gráfico 6, os acidentes geralmente de distribuem em todas as faixas horárias do dia, com exceção daqueles com baixa frequência de ocorrências.

Ocorrências de acidentes com vítimas por faixa horária

Uma vez identificado que os acidentes com vítimas costumam ocorrer em todas as faixas horárias, procedeu-se com a análise da frequencia de acidentes por faixa horaria, esta análise permitiu identificar o incremento do número de ocorrencias de acidentes com vítimas no pico da tarde (Gráfico 7). Dos 2179 acidentes com vítimas, 342 ocorreram no pico da manhã, correspondento a 15.7%, outros 361 ocorreram no pico do meio dia, correspondento a 16.57% e por fim, 508 ocorreram no pico da tarde, correspondento a 23.31%.

Tipos de acidentes com vítimas por pico

As análises também permitiram identificar um padrão da distribuição dos tipos de acidentes com vítimas nos diferentes picos. Destacando-se as ocorrências de abalroamentos, atropelamentos e colisões, ilustradas no Gráfico 8.

Acidentes com vítimas durante picos

Embora a distribuição dos tipos de acidentes siga uma distribuição uniforme nos diferentes picos, o volume de ocorrências nos picos apresenta significativo acréscimo ao longo do dia, como pode ser visto no Gráfico 9.

Acidentes fatais

Seguindo a abordagem realizada sobre os acidentes com vítimas, foram analisadas as faixas horárias em que ocorreram os 39 acidentes com vítimas fatais. Como pode ser visto no gráfico 10, os acidentes fatais geralmente de distribuem de maneira aleatória; muito em função do baixo número do ocorrências. Ainda assim, é possível perceber que as fatalidades advindas de choques acontecem no período noturno, enquanto que os atropelamentos fatais se distribuem ao longo da segunda metade do dia, se concentrado no pico da tarde; comportamento semelhante também pode ser identificado nos abalroamentos fatais.

Faixas horárias de ocorrência de acidentes fatais por tipo

Ocorrências de acidentes fatais por faixa horária

Os dados relativos aos 39 acidentes fatais do 1º semestre de 2019 demonstram que ocorreram 4 acidentes fatais no pico da manhã, correspondento a 10.26%, enquanto que ocorreram 2 acidentes fatais no pico do meio dia, correspondento a 5.13% e ainda, ocorreram 8 acidentes fatais no pico da tarde, correspondendo a 20.51% dos acidentes fatais.

Seguindo a distribuição dos acidentes com vítimas, os dados relativos aos acidentes fatais também apresentaram maior numero de ocorrências ao longo da segunda metade do dia (Gráfico 11).

Acidentes fatais durante picos

Relativamente aos tipos de acidentes, o Gráfico 12 demonstra a significatica contribuição dos acidentes do tipo atropelamento na composição do conjunto de acidentes fatais. Os dados demonstram que os atropelamantos correspondem a 50% dos acidentes fatais nio pico da manhã, reproduzindo os mesmos 50% dos acidentes fatais no pico do meio dia e já no pico da tarde os atropelamentos correspondem a 62% dos acidentes fatais.

Acidentes com vítimas no primeiro semestre de 2019 e filas Waze

O mapa abaixo demonstra as regiões com maior intensidade de alertas de filas no aplicativo WAZE, acrescentando a localização dos 2179 acidentes ocorridos no 1º semestre de 2019.

Acidentes com vítimas e Filas do Waze na hora pico da Manhã

O mapa abaixo demonstra as regiões com maior intensidade de alertas de filas no aplicativo WAZE no pico da manhã, acrescentando a localização dos 342 acidentes ocorridos no pico da manhã durante o 1º semestre de 2019.

Acidentes com vítimas e Filas Waze na hora pico do Meio Dia

O mapa abaixo demonstra as regiões com maior intensidade de alertas de filas no aplicativo WAZE no pico do meio dia, acrescentando a localização dos 361 acidentes ocorridos no pico do meio dia durante o 1º semestre de 2019.

Acidentes com vítimas e Filas Waze na hora pico da Tarde

O mapa abaixo demonstra as regiões com maior intensidade de alertas de filas no aplicativo WAZE no pico da tarde, acrescentando a localização dos 508 acidentes ocorridos no pico da tarde durante o 1º semestre de 2019.

Para elaboração dos dados foram utilizados os dados de filas do aplicativo WAZE e os dados de acidentabilidade do Cadastro de Acidentes de Trânsito da EPTC (CAT EPTC).