title: “Entendendo os gráficos: resultado primário e estoque da dívida pública federal” |
date: “19 de junho de 2019” |
categories: [“R”] |
tags: [“R Markdown”, “Transparencia”, “Tesouro”] |
output: |
html_document: |
theme: cerulean |
highlight: tango |
toc: true |
toc_float: true |
code_folding: hide |
Esta história pretende explicar passo a passo a construção conceitual dos gráficos do Resultado Primário e da Dívida Pública Federal que são apresentados na página inicial do Tesouro Transparente, e indicar onde se podem encontrar informações mais detalhadas, aqui mesmo no Tesouro Transparente, sobre esses importantes indicadores de finanças públicas que são produzidos e divulgados pelo Tesouro Nacional
Os dois primeiros gráficos da página inicial do Tesouro Transparente demonstram a evolução do “Resultado Primário do Governo Central” e do “Estoque da Dívida Pública Federal”, duas das principais informações fiscais apuradas e divulgadas pelo Tesouro Nacional.
No caso do resultado primário, os valores representam, para cada mês, a soma dos resultados mensais, atualizados por um índice de inflação, o IPCA, dos últimos 12 meses. Os resultados positivos são indicados pela cor azul; os negativos, pela cor vermelha.
No caso da dívida, os valores representam o estoque mês a mês, atualizados também pelo IPCA.
Aqui tentaremos demonstrar de forma rápida como os gráficos foram construídos e indicar onde é possível obter informações adicionais.
Os dados utilizados estão disponíveis aqui mesmo no Tesouro Transparente, na forma de Dados Abertos, tanto para os dados do resultado primário, quanto para os do estoque da dívida pública federal.
Mensalmente o Tesouro Nacional faz a divulgação do Resultado do Tesouro Nacional (RTN) e do Relatório Mensal da Dívida, e atualiza as planilhas disponíveis nos links acima. A série completa do RTN apresenta dados desde janeiro de 1997, e a do RMD, desde janeiro de 2006.
Todas essas informações estão agrupadas no item de transparência “Resultado do Tesouro Nacional (RTN)” e no item de transparência Estatísticas da Dívida Pública Federal.
Para o gráfico do resultado primário, utilizamos a planilha “1.1-A - Resultado Primário do Governo Central - Mensal - Valores reais (IPCA)”, que já apresenta os valores históricos atualizados pelos índices de inflação do IPCA.
No gráfico apresentado na página inicial do Tesouro Transparente, apresentamos o Resultado Primário a partir de 2006, para que o período coincidisse com o período do gráfico da Dívida Pública Federal. Aqui, no entanto, vamos visualizar as séries inteiras.
Para chegar ao gráfico do resultado, vamos inicialmente observar o comportamento de seus componentes: as receitas e despesas primárias.
Neste documento, mostraremos apenas um panorama geral da composição e do comportamento das receitas e despesas primárias.
As tabelas do RTN demonstram a composição das receitas e despesas primárias nas suas diversas rubricas. Mensalmente, na divulgação do RTN, o Tesouro publica o Relatório e a Apresentação do RTN. Esses documentos buscam evidenciar e analisar as principais alterações nos componentes das Receitas e Despesas primárias ocorridas no mês de referência.
Aqui no Tesouro Transparente, a história “Ressignificando o Resultado do Tesouro Nacional” permite explorar de forma visual e interativa toda a série histórica e todas as rubricas que compõem o RTN, além de contextualizar os dados apresentados por meio da exibição dos próprios relatórios mensais de todo o período (desde 1997!) a partir de um simples clique.
Se visualizarmos as receitas totais acumuladas nos últimos 12 meses para cada mês de referência, a partir dos dados disponíveis na planilha, obteremos o seguinte gráfico.
source(here("script", "Entendendo os graficos 03.R"),encoding ="UTF-8")
grafico1
Se adotarmos o mesmo procedimento para as despesas, obteremos inicialmente o gráfico abaixo.
grafico2
O resultado primário corresponde à diferença entre Receitas e Despesas. Vamos visualizar agora as curvas das receitas e das despesas juntas.
grafico3
Quando as receitas superam as despesas, temos um superávit primário. Era o que ocorria até novembro de 2014, como a figura indica. A partir desse mês, o Governo Central passou a incorrer em déficit primário no acumulado em 12 meses.
Vamos colorir no gráfico as regiões que correspondem aos períodos de resultados superavitário e deficitário. Além disso, vamos destacar o período em que as despesas passaram a superar as receitas.
grafico4
Finalmente, quando visualizamos apenas o resultado, obtemos o gráfico semelhante ao da animação:
source(here("script", "Entendendo os graficos 04.R"),encoding ="UTF-8")
plot_final +
annotate("segment", x = as.Date("2010-12-01"), xend = primeiro_mes_negativo,
yend = rtn$Valor_12m[which(rtn$Periodo == primeiro_mes_negativo)], y = -100e3, linetype = "dotted", color = "grey20") +
annotate("text", x = as.Date("2010-12-01"), y = -110e3, label = "Primeiro resultado negativo \n(acumulado em 12 meses): \nnovembro de 2014", hjust = "right",
vjust = "top", family = "Open Sans", color = "grey20", size = 2.5)
Um outro gráfico apresentado na página inicial do Tesouro Transparente mostra a evolução do estoque da Dívida Pública Federal.
source(here("script", "Entendendo os graficos 05.R"),encoding ="UTF-8")
graficodpf