O intuito deste trabalho é agregar o máximo de informação para minha dissertação, que abordará a aplicação de técnicas construtivas para implantação de infraestrutura subterrânea na cidade do Rio de Janeiro e seus impactos, sociais e econômicos.
A idéia de se utilizar técnicas mais produtivas e menos impactantes em relação a pavimentação, surge por conta do transtorno que uma obra convencional em via pública traz: tráfego, interrupção de faixas, canteiros de obras em calçadas, sujeira, prejuízo para comerciantes, maior tempo de deslocamento para o transeunte, dentre outros motivos.
A tendência tecnológica atual é evolutiva. Tal evolução, cria necessidades de melhorias e implantação de redes. Com o intuito de limitar a pesquisa, será abordado o setor de telecomunicações e como justificativa, será feita uma pesquisa estatística para verificar a evolução do setor de telecomunicações.
Foi utilizado o banco de dados da anatel para avaliar o comportamento das quatro maiores operadoras de telefônia no país (Claro, Oi, Tim e Vivo) e seus serviços: - Serviço Móvel Pessoal(SMP - Celular) - Serviço de Telefonia Fixa (STF - Telefone fixo residencial) - Serviço de Comunicação Multimídia (SCM - Internet Móvel) Posteriormente foi separado o serviço mais comum atualmente da telefonia, o SMP. De posse da quantiadade de acessos anuais por operadora, foi calculada a taxa de crescimento anual e do período (2010 a 2018) através da equação:
Após inserção dos dados citados, tem-se a seguinte base de dados:
.
Para análise do banco de dados, foram feitos três gráficos separadamente abordando a evolução de determinado tipo de serviço (SMP, STF e SCM) fornecido ao longo do tempo (de 2010 a 2018) pelas quatro maiores operadoras de telefônia no país (Claro, Oi, Tim e Vivo). Complementando os gráficos, foi feito o resumo numérico por operadora relativo a cada serviço, contemplando desvio padrão, média, coeficiente de variação, quartis e a amplitude inter-quartis.