A crosta terrestre é formada por placas rígidas (placas litosféricas) que se deslocam em diferentes direções, como se flutuassem sobre o manto, que é uma porção da Terra de consistência plástica. Esse movimento é vagaroso, apenas alguns centímetros por ano. Mas, as placas são massas colossais e quando duas delas se encontram, começa a haver uma compressão. Em dado instante, a tensão acumulada é tão grande que supera a resistência das rochas e ocorre uma ruptura, chamada falha geológica. Nesse momento, ocorre o terremoto, que pode ser fatal dependendo da sua magnitude e a distância do seu epicentro, causando destruições tanto em vida humana quanto em materiais.
Com baixa previsibilidade, o estudo sobre a previsão dos terremotos tem sido objeto de pesquisa nos últimos anos.
Neste trabalho, será feita uma análise utilizando a estatística para verificar se há a existência de padrões espaciais e temporais de distribuição de terremotos através de um banco de dados de terremotos que aconteceram no Haiti entre 1950 a 2018.
Em 2010 aconteceu um terremoto em Porto Principe,Haiti, de magnitude 7.0 na escala Richter, com epicentro próximo à superficie, em torno de 10km, causando a morte de mais 280 mil pessoas sem contar os danos materiais. Se pudesse ser previsto, talvez evitaria tal desastre.
Através de dados anuais colhidos no site do USGS, considerando uma certa região onde há existência de placas tecntonicas, será condiderado terremotos que aconteceram entre 1950 a 2018.
Será utilizado O R, linguagem estatística poderosa para obter gráficos para a análise dos resultados.
Futuro
Futuro