O intuito deste trabalho é agregar o máximo de informação para minha dissertação, que abordará a aplicação de técnicas construtivas para implantação de infraestrutura subterrânea na cidade do Rio de Janeiro e seus impactos, sociais e econômicos.
A idéia de se utilizar técnicas mais produtivas e menos impactantes em relação a pavimentação, surge por conta do transtorno que uma obra convencional em via pública traz: tráfego, interrupção de faixas, canteiros de obras em calçadas, sujeira, prejuízo para comerciantes, maior tempo de deslocamento para o transeunte, dentre outros motivos.
A tendência tecnológica atual é evolutiva. Tal evolução, cria necessidades de melhorias e implantação de redes. Com o intuito de limitar a pesquisa, será abordado o setor de telecomunicações e como justificativa, será feita uma pesquisa estatística para estimar a população e o crescimento do setor de telecomunicações no rio de janeiro para os próximos anos.
Para base de dados, utilizarei os sites:
IBGE -> Para os dados populacionais;
TELEBRASIL -> Para os dados de Telecom.
Para os dados do IBGE, teremos as variáveis ano x população.
Para os dados Telebrasil, teremos as variáveis operadoras (6 maiores: Vivo, Tim, Oi, Claro, Sky e Nextel), celular, fixo, banda larga e tv por assinatura.