Tipos de filme: Meryl Streep

Meryl

Mary Louise Streep, mais conhecida pelo nome artístico Meryl Streep, é uma atriz norte-americana, reconhecida como uma das mais talentosas de todos os tempos.

Meryl foi aclamada pela crítica pelos três filmes lançados em 1979: “Manhattan”, “A Vida Íntima De Um Político” e “Kramer vs. Kramer”. Recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo Los Angeles Film Critics Association Award, o National Board of Review Award e o National Society of Film Critics Award. Além disso, com “Kramer vs. Kramer”, venceu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante.

Comercialmente, um de seus maiores sucessos foi “O Diabo Veste Prada” (2006). Sua performance atraiu elogios dos críticos e ganhou muitas indicações a prêmios, incluindo a sua 14ª indicação ao Oscar, e outra vitória nos Globos de Ouro.

Em um de seus grandes sucessos, o musical “Mamma Mia!”, de 2008, Meryl Streep mostrou toda sua versatilidade cantando e dançando canções do grupo Abba.

Mas com a grandeza vem a controvérsia: Meryl Streep é superestimada? A resposta é bem óbvia: “No geral, não, mas você pode argumentar que muitas de suas performances são”.

Desempenho

Vejamos, então, um gráfico em que relacionamos o desempenho de bilheteria dos seus filmes ajustado à inflação (de acordo com Box Office Mojo) e sua respectiva pontuação no Rotten Tomatoes.

Embora estejam bem distribuídos, parece haver uma maior concentração no intervalo de 80 a 100. Temos, então, “Kramer vs. Kramer”(1979) com alta avaliação e bilheteria de sucesso. Mas, ainda assim, existem filmes com avaliações baixíssimas, como “Evening”(2007), onde seu desempenho de bilheteria também foi bem baixo.

Tipos de filmes

Quais os tipos de filmes de Meryl Streep?

Podemos connhecer os “tipos” de filmes de Meryl plotando novamente todos os seus filmes relacionando seu desempenho de bilheteria e sua pontuação no Rotten. Em seguida, dividindo-os em 7 categorias:

Aceppted: Filmes com boa bilheteria e com avaliação boa.

Ex: “The Devil Wears Prada” (2006)

“Oh, don’t be ridiculous, Andrea. Everybody wants this. Everybody wants to be us.”

— Miranda Priestly, “The Devil Wears Prada”

It’s Ok: Filmes com desempenho e avaliação medianos.

Ex: “The Iron Lady” (2012)

Masterpiece: Ótima bilheteria e avaliação.

Ex: “Kramer vs. Kramer” (1979)

“That’s right, I don’t want life to imitate art, I want life to be art.”

— Suzanne Vale, “Postcards From the Edge”

Not accepted: Embora avaliação razoável, tiveram baixíssima bilheteria.

Ex: “Suffragette” (2015)

Overrated: Tiveram um ótimo desempenho, mas com baixa avaliação.

Ex: “Mamma Mia” (2008)

Rejected: Bilheteria mediana, mas com baixíssima avaliação.

Ex: “Evening” (2007)

Underrated: Desempenho baixo levando em conta sua avaliação.

Ex: “Doubt” (2008)

Ao contrário do que se pensa, em sua carreira, Meryl teve altos e baixos quando consideramos a avaliação e bilheteria de seus filmes. Uma coisa que não podemos desconsiderar é que as avaliações dos filmes não são exclusivamente responsabilidade dela, embora seu nome tenha bastante peso.

Meryl Streep aos 40 anos

Meryl Streep aos 40 anos

Mais informações: https://www.rottentomatoes.com/ e https://www.boxofficemojo.com/

Matheus Leal

2019-05-14