Filmografia de Jennifer Lawrence
## ANTES DE USAR
# Para criar data/movies.csv
import_data("jennifer-lawrence") # ou com o ator/atriz que você escolher## Loading required package: rvest
## Loading required package: xml2
##
## Attaching package: 'rvest'
## The following object is masked from 'package:purrr':
##
## pluck
## The following object is masked from 'package:readr':
##
## guess_encoding
filmes = read_imported_data()Jennifer Lawrence e seus filmes
Jennifer Lawrence é uma atriz norte-americana muito famosa em Hollywood. Ela ficou conhecida pelas suas atuações como Mística em X-Men e Katniss Everdeen em The Hunger Games. A atriz é conhecida como uma das melhores atrizes da sua geração, tendo ganhado o Oscar de Melhor Atriz, entre diversas outras premiações.
Antes de começar nossa análise mais a fundo, vamos analisar aspectos básicos que serão importantes para entendermos os dados mais à frente.
filmes %>%
ggplot(aes(x = avaliacao)) +
geom_histogram(binwidth = 10, boundary = 0, fill = paleta[5], color = "black") +
geom_rug(size = .5) Aqui vemos que a avaliação dos filmes da atriz é, em sua maioria, acima de de 50. Queremos entender se existe alguma relação entre a avaliação do filme e sua bilheteria. Para isto, vamos fazer nossa próxima análise:
filmes %>%
ggplot(aes(x = avaliacao, y = bilheteria, label = filme)) +
geom_point(size = 3, color = paleta[2]) +
geom_rug()Como podemos ver nesta visualização, existe uma relação positiva entre a bilheteria e a avaliação: Os filmes com maior bilheteria têm avaliação alta enquanto os filmes mal avaliados estão entre aqueles com bilheteria menor.
filmes %>%
summarise(correlação = cor(bilheteria, avaliacao, method = "pearson"))## # A tibble: 1 x 1
## correlação
## <dbl>
## 1 0.256
Como os filmes da atriz podem ser classificados em grupos?
Vamos primeiramente tentar encontrar um padrão entre os filmes pela bilheteria de cada um.
p = filmes %>%
ggplot(aes(x = "", y = bilheteria, label = filme, color = paleta[4])) +
geom_jitter(width = .05, alpha = .3, size = 3) +
labs(x = "") +
theme(legend.position = "none")
ggplotly(p)Como vemos na visualização acima, os filmes com maior bilheteria da atriz são todos da sequência de The Hunger Games. Logo abaixo vêm os filmes do X-Men. Por fim temos filmes com menor bilheteria, sendo sua maioria filmes de drama.
filmes_transformados = filmes %>%
mutate(bilheteria_scaled = as.vector(scale(log10(bilheteria))),
avaliacao_scaled = as.vector(scale(avaliacao)))n_clusters = 4
km = filmes_transformados %>%
select(bilheteria_scaled, avaliacao_scaled) %>%
kmeans(centers = n_clusters, nstart = 20)
agrupado = km %>%
augment(filmes_transformados)
p = agrupado %>%
ggplot(aes(x = avaliacao, y = bilheteria, color = .cluster, label = filme)) +
geom_point(size = 2) +
scale_x_log10()
ggscatter(agrupado, x = "avaliacao", y = "bilheteria", color = ".cluster") +
stat_chull(aes(fill = .cluster), alpha = 0.2, geom = "polygon") +
xlab("Avaliação") +
ylab("Bilheteria")ggplotly(p)No primeiro grupo, temos filmes que tiveram uma boa avaliação porém uma baixa bilheteria. Ou seja, filmes que não são famosos mas que quem assistiu gostou. Nesta categoria temos: The Beaver, Like Crazy, Winter’s Bone e A Beautiful Planet, sendo o último o filme com maior avaliação da atriz, classificado com a nota máxima possível no Rotten Tomatoes. Com o Winter’s Bone, Jennifer foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar em 2011, tendo perdido o prêmio para a atriz Natalie Portman pelo seu papel em Black Swan (vamos concordar que assim ficou difícil pra Jennifer). A Beautiful Planet, no entanto, é um filme documentário, diferente dos outros filmes da atriz, e tem poucas avaliações no Rotten Tomatoes. Talvez isso facilite a obtenção da avaliação máxima no filme, mas não tira o crédito de que o filme foi de fato muito bem aceito pela crítica.
Em seguida, temos o grupo com os filmes de menor avaliação da atriz: Passengers e House at the End of the Street (este, além de ter uma péssima avaliação está também entre os que possuem menor bilheteria). Vale ressaltar que mesmo House at the End of the Street sendo recebido negativamente pela crítica, houve um destaque positivo para o desempenho de Jennifer neste filme. Já sobre Passengers, a atriz já declarou ter vergonha do filme, e que ficou decepcionada por não ter percebido antes os problemas morais da história.
O terceiro grupo possui os filmes “medianos” da atriz, com avaliações entre 46 e 69 e uma bilheteria razoável. Este grupo inclui os filmes X-Men Apocalypse, Joy, Red Sparrow e Mother!. Com exceção de X-Men, são filmes com um orçamento mais baixo, quando comparados aos demais filmes da atriz, talvez isso justifique a bilheteria também mais baixa.
Finalmente, no nosso último grupo, temos filmes que obtiveram grande bilheteria e também uma avaliação positiva. Neste grupo encontram-se os filmes mais conhecidos da atriz: todos da série The Hunger Games, quase todos do X-Men (com exceção de X-Men Apocalypse) e os filmes Silver Linings Playbook e American Hustle, estes últimos tendo obtido várias indicações em grandes premiações como o Oscar e Golden Globe Awards. Por American Hustle, além de ter sido indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante no Oscar, Jennifer venceu o mesmo prêmio no Golden Globe Awards e pela British Academy of Film and Television Arts. Já com Silver linings playbook ela venceu o Oscar de melhor atriz, o prêmio de melhor atriz de filme estrangeiro pela Australian Academy of Cinema and Television Arts, o prêmio de melhor atriz em comédia no Globo de Ouro e ganhou ainda diversos outros prêmios pela sua atuação.